Caxias

Avanços marcantes na Saúde e na luta contra a pandemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Na saúde, a gestão municipal contratou médicos, acabou com as filas nas Unidades Básicas de Saúde e Atenção Especializada. Prestou cuidado às gestantes, implantou a Planificação (mudança em processos de trabalho), e hoje, Caxias é modelo para o Maranhão e para o Nordeste. O município recebeu prêmio nacional pela redução da mortalidade, e foi visitado por representantes de 18 estados brasileiros, para conhecerem a Planificação.

Todas as 37 Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e equipadas. A 'maternidade da morte', foi transformada em ‘maternidade da vida’, local onde mais de 4 mil crianças nascem em média por ano, atendendo mulheres maranhenses de mais de 50 municípios, que são recebidas para terem seus bebês. Caxias tem hoje um dos menores índices de mortalidade infantil, abaixo de duas casas decimais, abaixo da média nacional. Em 2018, não foi registrada nenhuma morte materna desde 2016, e esta marca tem se estendido. Há mais de 2 anos não se tem registro de morte materna na Maternidade Carmosina Coutinho.
A gestão municipal reabriu o conhecido Hospital Geral e o transformou em Complexo Municipal de Saúde, atendendo quase 60 municípios maranhenses. Foram adquiridas novas ambulâncias e os profissionais foram qualificados.

Contra a Covid-19
Caxias é uma das cidades do Maranhão que mais bem enfrenta a pandemia da Covid-19. Foram instaladas cabines de desinfecção; montadas barreiras sanitárias; confecção de máscaras para a distribuição gratuita numa parceria entre Secretaria de Assistência Social e Saúde. Além disso, a Prefeitura alugou um hospital de Campanha e abriu 20 leitos de UTI, sendo 10 no hospital de Campanha e 10 leitos no Complexo Municipal de Saúde.

Outras ações, foram: desinfecção de agências bancárias, colocação de tendas em frente às agências bancárias, colocação de lavatórios portáteis, totens com álcool em gel, além da testagem em massa da população. Dos pouco mais de 5.295 casos confirmados, 4.707 foram recuperados.

Um total de 26.226 pessoas foram testadas. Houve 118 óbitos por Covid-19 e 52 encontram-se em internação hospitalar, com dados de 16 de novembro de 2020.

Caxias conta hoje com mais de 70 leitos disponíveis para assistir aos caxienses, o que demonstra, que mesmo com a notícia de uma segunda onda, a situação está controlada no município, no que se refere à ocupação de leitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.