Trânsito

Período chuvoso traz o perigo da aquaplanagem e da baixa visibilidade

Para não se ter problemas nas estradas no decorrer do período chuvoso, condutores devem tomar cuidados, como reduzir a velocidade e acender faróis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Com a chegada do período chuvoso o perigo de aquaplanagem é comum nas principais avenidas da cidade
Com a chegada do período chuvoso o perigo de aquaplanagem é comum nas principais avenidas da cidade (aquaplanagem)

São Luís - As primeiras chuvas já começaram a atingir na Grande Ilha e devem ficar com mais frequência nos próximos meses. No decorrer do período chuvoso é registrado vários problemas na cidade, inclusive, no trânsito. Entre os embaraços para as pessoas que dirigem durante as chuvas estão a baixa visibilidade e a instabilidade do veículo, causada principalmente pela aquaplanagem e a presença de óleo na via.

A diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Larissa Abdalla, informou que para evitar acidentes por causa da baixa visibilidade durante o período chuvoso, a medida mais segura é estacionar o veículo em local seguro e sinalizado e aguarda a chuva passar ou amenizar.

Ela ainda frisou que durante a condução é importante que o motorista reduza a velocidade e acender os faróis baixos para facilitar a visibilidade dos outros veículos e como prevenção é necessário chegar regularmente o bom funcionamento dos freios, faróis, lanternas traseiras, setas, desembaçador e limpadores de para-brisa.

Aquaplanagem
A aquaplanagem que é o fenômeno que ocorre em veículos quando ao passar sobre uma fina camada de água ou lama os pneus perdem o contato com o asfalto. Larissa Aballa disse que para evitar esse tipo de ocorrência é ideal que o condutor verifique a calibragem dos pneus mensalmente. “A calibragem dos pneus abaixo de 30% do recomendado aumenta muito o risco de aquaplanagem”, frisou a diretora do Detran-MA.

Larissa Abdalla alertou que o condutor deve verificar os pneus e a profundidade da banda de rodagem mensalmente e reduzir a velocidade ao se aproximar de grandes poças ou de água parada. “Dirigir com uma velocidade acimada permitida na via, principalmente, durante ocorrência de chuva é um perigo”, afirmou.

Cuidado redobrado
A diretora do Detran-MA informou que os motociclistas devem ter cuidado redobrado ao dirigir na chuva e a primeira orientação é esperar a chuva passar antes de começar a dirigir. Também é recomendado reduzir a velocidade e rodar com os faróis acessos, na luz baixa, mesmo durante o dia.

O motociclista deve evitar passar por cima de poças, pois não dá para saber se há alguma depressão na pista e qual a sua profundidade. Como ainda eles devem manter a distância segura de veículos grandes cujos os condutores possuem menor visibilidade como caminhões, ônibus, carretas e vans.

Ela ainda afirmou que os condutores devem ter cuidados ao transitar por pistas escorregadias. “As primeiras chuvas se misturam com o óleo seco acumulado no asfalto e deixam a via mais escorregadia. Então, o ideal é reduzir a velocidade e tenha atenção redobrada nas curvas”, alerta Larissa Abdalla.

Pedestre
A diretora do Detran ressaltou que é comum os pedestres correrem na chuva no momento de atravessar a via sem os devidos cuidados. Para evitar acidentes, o condutor deve dirigir com extrema atenção e a velocidade deve ser moderada, sobretudo, em locais nos quais há sinais da possibilidade de travessia de pedestres, especialmente, em cruzamentos onde não existe semáforo.

Ela ainda orientou que é de suma importância que o motorista observe as condições do veículo. Uma delas é a revisão dos pneus, freios, limpadores de para-brisa e faróis. Como ainda toda a parte elétrica deve ser constantemente verificada, pois, os fusíveis e lâmpadas queimam com facilidade quando têm contatos com água.

SAIBA MAIS

Cuidados para evitar aquaplanagem

  • Verificar a calibragem dos pneus mensalmente
  • Verificar o desgaste dos pneus
  • Verificar a profundidade da banda de rodagem mensalmente
  • Reduzir a velocidade
  • Evitar transitar em poças de água ou lama

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.