Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Reação contra fake news

O TRE do Maranhão, diante de conteúdo que circula em aplicativo de mensagens instantâneas noticiando que houve anulação das eleições em alguns municípios do estado, o que inclusive vem ocorrendo também em outros estados da federação, distribuiu nota ontem para esclarecer que se trata de notícias falsas, sem qualquer fundamento e que não condizem com a realidade, oriundas de iniciativas irresponsáveis e de pessoas sem qualquer compromisso com o respeito à nossa ordem democrática e aos princípios de cidadania.

O PRESIDENTE da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, cumpriu ontem extensa agenda na região Tocantina ao lado do presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez das Neves
O PRESIDENTE da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, cumpriu ontem extensa agenda na região Tocantina ao lado do presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez das Neves


Sarau literário
Depois de uma longa espera, está chegando hoje a São Luís toda a tiragem da primeira edição do livro biográfico, “PH – Ícone e Grife da Sociedade”, do jornalista Thiago Bastos, que será lançado segunda-feira, dia 23, das 17h às 22h, no belo Casarão dos Sarney, no Calhau, juntamente com “Em busca de vultos perdidos”, que reúne crônicas deste Repórter PH.
Aliás, o meu livro já começou a repercutir. Ontem foi motivo de uma belíssima crítica literária do escritor e magistrado Lourival Serejo, membro da Academia Maranhense de Letras e presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
Neste fim de semana, ganhará destaque nas páginas do PH Revista.

Sarau literário 2
Para acesso ao Sarau, as pessoas precisam ter seus nomes na lista de convidados confirmados. Algumas delas que adquiriram os livros e não poderão comparecer estão sendo substituídas por representantes que, devidamente identificados, receberão seus exemplares autografados.
O evento terá a duração exata de cinco horas, com serviço de coquetel assinado pela Chef Soraia Fialho, música erudita e popular, transmissões especiais em telão da Equipar e serviço de buffet a cargo de Emmanuel Márcio Barbosa, da Class Eventos. O cerimonial é da Oficina de Eventos. Tudo sob a coordenação de Teresa Martins.
Em tempo: a entrada dos convidados, por ser uma área plana que atende a idosos e cadeirantes, será feita pelo portão que fica de frente para a enorme praça de árvores nativas, paralela à Avenida Litorânea.

Sarau literário 3
O belo casarão da família Sarney, que durante muitos anos foi a residência oficial do ex-Presidente José Sarney e Dona Marly, está recebendo um tratamento especial da designer Cintia Klamt Motta, que propõe uma leitura ambiental que lembrará os grandes eventos culturais em templos famosos como o Petit Palais e o Grand Palais, em Paris, ou o Metropolitan e o Moma, em Nova York.
Para compor o ambiente, teremos um imenso telão de led, um grupo de violinos mágicos e muitas surpres as programadas para essa noitada de poesia e encantamento.

Sarau literário 4
Vale registrar que “Em busca de vultos perdidos” é prefaciado pelo escritor Joaquim Itapary, com referências críticas sobre a obra do autor, assinadas pelo Prêmio Nobel José Saramago, o ex-presidente José Sarney, os escritores Jorge Amado, Zélia Gattai, Josué Montello, José Américo de Almeida, Lago Burnett, Bandeira Tribuzi, Erasmo Dias, Bernardo Almeida, entre muitos outros.
A produção gráfica é de Nazareno Almeida, discípulo de Edgar Rocha, que também orientou na diagramação, e a impressão é da Gráfica Halley.
Os livros que serão lançados inauguram o mais novo selo editorial maranhense – a Editora Lua Azul – Livros e Leituras, criada especialmente para esse acontecimento cultural.

Decoração
O São Luís Shopping completa nesta sexta-feira 21 anos de operações como marco no comércio varejista da cidade e melhor shopping desta Capital. E no sábado, a partir do meio-dia, entrega a sua decoração natalina que tem como tema “ Conto infantil Quebra-Nozes”, criação da Cipolatti.

O empresário Benedito Ubaldo Silva, com a esposa Isabella, não conquistou uma cadeira na Câmara dos Vereadores, mas está feliz pela experiência que lhe rendeu muitos votos. Já está pensando em ser candidato a deputado estadual em 2022
O empresário Benedito Ubaldo Silva, com a esposa Isabella, não conquistou uma cadeira na Câmara dos Vereadores, mas está feliz pela experiência que lhe rendeu muitos votos. Já está pensando em ser candidato a deputado estadual em 2022

TRIVIAL VARIADO

Como esta coluna previu, o ministro do STF, Reynaldo Soares da Fonseca foi eleito ontem, com 31 votos, o mais novo membro da Academia Maranhense de Letras. “Somente a tercitura vaporosa da alma humana é capaz de compreender a alegria deste momento” - disse.

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) celebra nesta sexta-feira os 95 anos da instituição com uma programação que contempla o lançamento de um selo personalizado dos Correios especialmente alusivo à marca histórica.

No assunto: o evento será realizado às 10h no Memorial do Ministério Público do Maranhão, na Rua Oswaldo Cruz, Centro de São Luís.

Tem mais: o selo dos 95 anos do IHGM que será posto em circulação pelos Correios tem arte assinada por Deocleciano Menezes Coêlho. O artista se inspirou nas “folhas de coroa”, um ornamento que simboliza uma vitória, uma conquista, ou oferece uma imitação da coroa usada pelos reis. Na antiguidade era um ornamento usado até mesmo como joia real. As cores utilizadas foram verde oliva e verde caqui.

Ainda: o evento também contará com a palestra “Políticas Públicas para os Institutos Históricos e Geográficos do Brasil”, com o professor doutor Ronaldo Rabello de Britto Paletti, presidente do IHG-DF e o professor Bruno da Silva Antunes de Cerqueira, historiador e advogado.

Em tempo: o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão foi fundado em 20 de novembro de 1925, nesta Capital, em comemoração ao centenário de D. Pedro II. No ano seguinte, o IHGM foi o responsável pela instalação do primeiro museu do Estado do Maranhão. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Escola Superior do MPMA no YouTube.

Como esta época do ano é a favorita pelas pessoas para renovar o lar para as festas de fim de ano, o Grupo Potiguar está promovendo o Festival de Tintas, campanha que acontece em todas as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz até o próximo dia 25. São inúmeras marcas, tipos de tintas e preços especiais para dar aquela renovada nos ambientes.

No capítulo: toda a equipe do setor de tintas das lojas Potiguar pode orientar os clientes e explicar questões técnicas como a diferença entre tinta acrílica ou tinta esmalte; e quais as tintas mais indicadas para áreas externas ou internas.

DE RELANCE

Ação da CNI em Imperatriz
Pela primeira vez em Imperatriz, onde faz a entrega da reforma da escola do SESI Imperatriz e do prédio novo que abrigará a Casa da Indústria, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, cumpriu ontem extensa agenda na região Tocantina. Já nas primeiras horas na cidade maranhense, conheceu de perto as ações do Sistema Fiema dentro do Plano de Retomada das Atividades Econômicas - Avança Maranhão, iniciativa inédita das entidades empresariais maranhenses, destaque em todo o Brasil, que tem beneficiado e dado suporte às empresas afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Ação da CNI em Imperatriz 2
Acompanhado do diretor geral do SENAI, diretor superintendente do SESI e diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Adriano Ribeiro, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, do 1º vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar, o superintendente regional o SESI, Diogo Lima, e de uma comitiva de empresários, diretores da entidade e gestores do SESI, SENAI e IEL, o líder do Sistema Indústria nacional visitou a fábrica de colchões Plumatex, atendida pelo programa. Há 30 anos no mercado, a indústria colchoeira tem 150 colaboradores na fábrica de Imperatriz e sentiu o impacto da pandemia no retorno às atividades.

Ação da CNI em Imperatriz 3
O presidente da CNI acompanhou toda a ação na indústria, que incluiu aplicação de teste de covid-19, vacinação contra o vírus da gripe H1N1 e distribuição de kits de higiene (álcool em gel, sabão líquido e sabão em barra), orientação nutricional com distribuição de kits nutritivos, além de ginástica laboral, entrega de máscaras, doação de cestas básicas, orientações para a saúde e segurança do trabalhador, e oferta de serviços odontológicos (avaliação e profilaxia) para os trabalhadores da indústria. Dois termômetros digitais e um totem de álcool em gel também foram doados à empresa na ação.

Ação da CNI em Imperatriz 4
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, reforçou a importância do Avança Maranhão para o setor produtivo do estado. “Nós estamos aqui hoje para trazer esse suporte às indústrias, que têm enfrentado um momento difícil com a pandemia, levando ações de saúde, qualidade de vida aos trabalhadores. A exemplo dessa ação, já percorremos inúmeras empresas levando esse apoio necessário para a retomada da economia”. “Para nós é uma grande satisfação contar com a presença do presidente da CNI, Robson Braga, que, de perto, constatou a eficiência desse programa, que reúne a iniciativa de instituições empresariais, a fim de alavancar nossa economia diante da crise ocasionada pela pandemia”.

Ação da CNI em Imperatriz 5
Antes da visita à fábrica, Robson Andrade e Rafael Lucchesi, também realizaram um tour pela unidade do SENAI do município. Conheceram as instalações, laboratórios e os equipamentos de ponta utilizados na qualificação da mão de obra local, acompanhados do presidente Edilson Baldez e do gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches.

Ação da CNI em Imperatriz 6
No centro de educação, a comitiva passou pelo laboratório de marcenaria, onde alunos e competidores do SENAI Maranhão estão em treinamento para participarem das seletivas nacionais da Olimpíada do Conhecimento, visando a classificação para a WorldSkills, prevista para acontecer em 2022, na China. Em seguida, percorreu os laboratórios de vestuário, mecânica, usinagem e panificação, encerrando a visita com a fala do presidente Edilson Baldez, que destacou a importância de receber a comitiva nacional nas instalações do SENAI e reforçou o compromisso com a qualificação profissional em todo estado.

Logística em pauta
Uma comitiva de diretores da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), liderada pelo presidente Edilson Baldez das Neves, realizou, também na manhã de ontem, uma visita às instalações do complexo de oficinas de locomotivas e vagões da VLI, em Imperatriz. Recepcionados pelo supervisor de Planejamento da empresa, Tiago Saltarelli, a comitiva conheceu de perto as instalações e operações da VLI na região Tocantina. Em sua fala, Baldez destacou a parceria com o Sistema Fiema e a relevância do trabalho da VLI no Maranhão.

Para escrever na pedra:
“Em todos os momentos de minha vida há uma mulher que me leva pela mão nas trevas de uma realidade que as mulheres conhecem melhor que os homens e nas quais se orientam melhor com menos luzes”. De Gabriel García Márquez

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.