eleições 2020

PT encaminha apoio a Duarte Júnior no segundo turno

Com isso, o candidato amplia ainda mais a sua base de apoio para o pleito, que já conta de forma complementar com Cidadania, PCdoB e outras siglas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Honorato Fernandes)

SÃO LUÍS - A direção do PT municipal deliberou apoio ao candidato Duarte Júnior (Republicanos) neste segundo turno. Com isso, o candidato amplia ainda mais a sua base para o pleito, que já conta de forma complementar com Cidadania, PCdoB e outras siglas. Além da legenda, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em vídeo postado nas redes sociais, reforçou apoio ao candidato.

O suporte petista à sigla era visto como natural já que, antes mesmo da formalização do segundo turno, nomes como o deputado federal Zé Carlos (PT) já transitavam pela base de apoio do candidato do Republicanos. Segundo o presidente local do PT, Honorato Fernandes - que foi vice na chapa da Rubens Júnior (PCdoB) no primeiro turno, este é o caminho do partido. “Por uma questão de postura, vamos com Duarte neste segundo turno”, afirmou.

De acordo com o dirigente, a definição de apoio a Duarte ocorreu em comum acordo com a militância. A candidata a vereadora e que chegou a ser cogitada como vice na chapa de Rubens Júnior (PCdoB), Cricielle Muniz, disse que a escolha fora pautada devido à postura contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). “Não podemos ficar omissos diante de uma decisão sobre os destinos da nossa cidade e da sua população”, afirmou em sua conta no Twitter.

Um dos principais apoiadores do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) na Câmara, Ivaldo Rodrigues (PDT) também, em nota, destacou o apoio a Duarte Júnior. “Tomo esta decisão de forma consciente de que Duarte reúne hoje as melhores condições para fazer um grande governo em São Luís, dando sequência ao trabalho do prefeito Edivaldo e em sintonia com o governador Flávio Dino nas parcerias tão importantes para nossa capital”, disse o parlamentar.

Após os apoios, Duarte Júnior disse que a articulação de vários partidos em prol de seu projeto faz parte de uma luta contra grupos (sem mencionar quais) que estariam em busca de manutenção de privilégios. “Estamos lutando contra vários grupos que se uniram porque querem retrocessos para manter seus privilégios. Com a força do povo, vamos fazer uma São Luís melhor para todos”, afirmou.

Duarte Júnior, após orientação expressa do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ganhou apoios do primeiro escalão do governo e de partidos que compõem a atual base de apoio. Para ratificar posição, o chefe do Executivo gravou um vídeo publicado nas redes sociais em que detalhou as razões para o apoio ao candidato. “Meu apoio firme e decidido vai para Duarte Júnior. Ele tem experiência, já integrou os quadros de meu partido. Sempre se mostrou corajoso, eficiente e incansável e sobretudo sabe resolver problemas. Todos se lembram como eram e como ficaram os Vivas do Procon após a gestão de Duarte”, publicou o governador.

Parlamentares também, nas últimas horas, se alinharam com a campanha de Duarte. “Nesse segundo turno, tenho lado, o lado do povo e o lado de Flávio Dino. Seguindo as orientações do nosso governador, apoio Duarte Júnior para prefeito de São Luís”, disse a deputada Ana do Gás (PCdoB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.