Inscrições abertas

São Luís recebe neste fim de semana a Copa São Marcos de Bodyboard

Evento, dividido em duas categorias, premiará os três melhores colocados de cada disputa e tem como objetivo desenvolver ainda mais o esporte na capital

Eduardo Lindoso/ Editor de Esportes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Atleta Rodrigo Falcão em atividade no bodyboard
Atleta Rodrigo Falcão em atividade no bodyboard

SÃO LUÍS – Acontece neste fim de semana (21 e 22), em São Luís, na Praia de São Marcos, a Copa São Marcos de Bodyboard. Realizada pela Bodybord Maranhão, a competição começa a partir das 9h, no Quiosque do Loro Guaraná. As inscrições para as categorias Amador Open e Master (Coroas storm) ainda podem ser feitas na loja Over All, no Rio Anil Shopping. A organização premiará os três primeiros colocados de cada categoria.

Bastante praticada no muito todo, a modalidade de bodybord perdeu alguns adeptos em São Luís nos últimos anos, e o intuito de realizar a Copa São Marcos de Bodyboard é justamente manter os praticantes da atividade em alto nível e promover o surgimento de novos talentos no esporte. Um dos organizadores da competição, Eduardo França, falou sobre a iniciativa.

“ Essa categoria Coroa storm, é especial, acima de 40 anos, devido, principalmente, a maioria dos nossos atletas, hoje em dia, ter essa idade. A maioria dos nossos atletas são ‘das antigas’. Não têm tantos praticantes de bodybord aqui, e a gente acredita que isso é devido à falta de competições. E a gente resolveu assumir isso agora. Então, essa categoria [Coroa storm], é uma homenagem a essa galera que leva o esporte adiante”, comentou.

Atletas 'das antigas' da categoria Coroas storm são destaques da competição
Atletas 'das antigas' da categoria Coroas storm são destaques da competição

Premiações e sorteio das baterias

Os organizadores da Copa São Marcos de Bodyboard vão premiar os três primeiros colocados de cada categoria com troféu e kits de produtos relacionados a surf. O sorteio das baterias acontecerá nesta sexata-feira, 20, a parti das 19h30, na Ilê Conveniência, que fica na rua Boa Esperança, no bairro do Turu.

Por causa da pandemia, os organizadores Copa São Marcos de Bodyboard vão desenvolver todo um protocolo de segurança sanitária, com distanciamento dos atletas e de todas pessoas envolvidas no evento, assim também como o uso de máscaras e distribuição álcool em gel.

Saiba mais sobre o Bodyboard

Bodyboard é um esporte praticado na superfície das ondas do mar em que o surfista usa sua prancha bodyboard para deslizar pela crista, face ou curva de uma onda em direção à areia. A atividade também foi durante muito tempo conhecida como "morey boogie", referência ao inventor da prancha, o norte-americano Tom Morey. Uma prancha padrão de bodyboard consiste numa peça curta e retangular de material sintético hidrodinâmico, por vezes contendo uma tira ligada ao centro da prancha chamada leash ou stringer. Os praticantes do bodyboarding (bodyboarders) geralmente usam pés de pato para proporcionar uma propulsão adicional e controle da prancha.

Como o bodyboard é um desporto praticado no mar é comum o uso de trajes de neoprene com uma espessura suficientemente grossa, para o praticante não sentir frio.

Praticantes mais experientes passam na prancha, antes de cada utilização, um tipo de cera (em inglês wax), semelhante à plasticina quando está seca. Isto serve para criar atrito entre a prancha e o traje, de modo em que não escorregue do corpo do bodyboarder.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.