Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Testes no Parque Rangedor

Encerrado recentemente, o drive-thru de teste para Covid-19 disponibilizado no Parque do Rangedor, testou mais de 5 mil pessoas. O atendimento foi iniciado no dia 26 de outubro e era voltado para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. A proposta é, por meio de serviços como o drive-thru, seguir ampliando a testagem no estado. Foram colocadas à disposição da população três tendas e, no total, foram testadas 5.373 pessoas, das quais 4.437 tiveram resultado negativo para a doença.

QUEM desembarcou no Maranhão na semana passada foi o fenômeno Tierry, um dos artistas mais ouvidos pela turma jovem na atualidade e cujas músicas estão estouradas nas paradas de sucesso, com milhões de visualizações no YouTube. A voz de “Rita”, que começou a carreira compondo, é o hitmaker preferido de Gusttavo Lima e de outros famosos. Na foto, o baiano com o cantor sertanejo maranhense Michael Wesley, de quem já era amigo antes da fama
QUEM desembarcou no Maranhão na semana passada foi o fenômeno Tierry, um dos artistas mais ouvidos pela turma jovem na atualidade e cujas músicas estão estouradas nas paradas de sucesso, com milhões de visualizações no YouTube. A voz de “Rita”, que começou a carreira compondo, é o hitmaker preferido de Gusttavo Lima e de outros famosos. Na foto, o baiano com o cantor sertanejo maranhense Michael Wesley, de quem já era amigo antes da fama

Mourão não veio
Terminou não acontecendo, a anunciada visita a São Luís e Alcântara que seria realizada hoje pelo Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão.
Ele teve um problema de saúde em Brasília e cancelou seu compromisso com a Associação Comercial do Maranhão, onde faria uma palestra na manhã de hoje, a convite do presidente da entidade, Cristiano Barroso Fernandes.
Mourão sentiu fortes dores no peito e sua equipe médica recomendou-lhe repouso absoluto.
Mas ele espera estar em condições físicas para participar do encontro agendado para esta quinta-feira com o Presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada.

Canta São Luís
O I Festival Ludovicense de Intérpretes da Música começa hoje, na Praça Maria Aragão, para a primeira eliminatória, que prossegue até sexta-feira.
As apresentações seguirão todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.
O evento, que terá mais duas etapas e acontece até o dia 4 de dezembro, é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, para incentivar a cultura local e revelar novos talentos.
Os concorrentes se apresentarão em show solo, acompanhados por banda básica, sob direção de três maestros convidados pela comissão organizadora.
Com esse festival a Prefeitura de São Luís vai movimentar toda a cadeia cultural e garante uma ótima oportunidade para quem quer mostrar seu talento para a cidade.
Os cinco grandes finalistas receberão prêmio em dinheiro.

Prêmio de Qualidade
O cartório de uma cidade do interior do Maranhão está concorrendo ao Prêmio de Qualidade Total Digital (PQTA 2020) com a ação “Atendimento Drive Thru”, que oferece serviços como autenticações, reconhecimento de firma, escrituração, procurações, registro de títulos e documentos e segunda via de certidões de registro civil, durante a pandemia.
Trata-se do Cartório do 2º Ofício de Balsas, que tem competência para tabelionato de notas, registro de pessoas naturais, registro de pessoa jurídica e título e documentos.
O cartório adaptou suas instalações, em maio deste ano, uma das janelas do prédio voltada para o estacionamento, para oferecer esses serviços durante a pandemia. E são realizados cerca de 40 atendimentos diários no cartório, pelo sistema de drive-thru.

Prêmio de Qualidade 2
O Prêmio PQTA 2020 é oferecido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) em reconhecimento às boas práticas de “Continuidade do Negócio”, baseada na Norma ISO 22301:2012, que consiste em estratégias e planos de ação que garantam a continuidade dos serviços após a ocorrência de episódios que impactaram o negócio, como a pandemia da Covid-19.
Esses requisitos foram identificados nessa edição, devido à pandemia da Covid-19, responsável por alterar globalmente o ambiente de negócios, trazendo impacto para toda sociedade e serviços, inclusive os cartórios.

TRIVIAL VARIADO

Doze deputados federais estão na disputa de prefeituras em 11 municípios do Brasil, dos quais, cinco são capitais. Isso no segundo turno das eleições municipais, que vai ser realizado no próximo dia 29. Esses municípios somam juntos, cerca de 11 milhões de habitantes.

Concorrem ao cargo de vice-prefeito dois deputados: Deuzinho Filho (Republicanos), em Caucaia, no Ceará, e Luiza Erundina (PSOL), na capital paulista.

No primeiro turno das eleições, 66 deputados disputaram cargos de prefeito ou vice-prefeito em 43 cidades, sendo que 40 desses disputavam vagas em capitais. O número é menor que o da eleição de 2016, quando 80 deputados se colocaram candidatos em 57 municípios.

O número de vitórias de deputados no primeiro turno foi menor em comparação ao da eleição de 2016, quando nove se elegeram prefeitos e dois vice-prefeitos. Outros 16 seguiram para o segundo turno. Do Maranhão ainda tem um, Eduardo Braide, lutando para se eleger Prefeito de São Luís.

Dois deputados conseguiram o cargo de vice-prefeito: Paulo Marinho Jr (PL), em Caxias, no Maranhão, e Juninho do Pneu (DEM), em Nova Iguaçu, município do Rio de Janeiro.

Enquanto Paulo Marinho Jr se elegeu com uma votação esmagadora na chapa liderada pelo prefeito reeleito Fábio Gentil, seu pai, o ex-deputado federal Paulo Marinho, teve uma votação irrisória para vereador e não se elegeu.

A TV Aparecida abriu inscrições para um reality show musical. Com estreia prevista para abril de 2021, “Revelações Brasil” pretende apresentar cantores de vários estilos musicais, nacionais e internacionais, e não somente sertanejo.

No assunto: a apresentadora Amanda Françozo comandará a atração. Nas duas primeiras edições, o reality se chamava “Revelações Sertanejo”, voltado para um estilo musical específico.

Em tempo: “Revelações Brasil”, que terá a direção de Felipe Pontes, segue a cronologia das edições anteriores, com seis fases e a final, que vai eleger o grande vencedor.

Estourou como uma bomba de muitos megatons no meio intelectual maranhense a inscrição do governador Flávio Dino para concorrer à cadeira vaga com a morte do seu pai, Sálvio Dino, na Academia Maranhense de Letras.

É bom lembrar que esta coluna saiu na frente ao lançar a candidatura de Flávio Dino, o que agora se concretizou. Resultado: a movimentação dos acadêmicos, durante o dia de ontem, foi grande. A maioria, claro, aplaudindo a possibilidade de tê-lo entre os seus confrades.

Nesta semana estamos na reta final para a realização do maior sarau literário dos últimos tempos no Maranhão: o lançamento, com noite de autógrafos, do meu livro “Em Busca de Vultos Perdidos” e do livro de Thiago Bastos, “PH – Ícone e Grife da Sociedade”, na próxima segunda-feira, das 17 às 22h, no Casarão dos Sarney, no Calhau.

DE RELANCE

Single de Erasmo Dibel
O novo single de Erasmo Dibell chega às plataformas de música dia 20 deste mês e fará parte do álbum “Sarará”, que ele lança pela Saravá Discos. Erasmo Dibell divide os vocais de “Beijo na Boca” com Rita Benneditto, cantora que deu voz a um de seus maiores sucessos, o reggae “Filhos da Precisão”, em seu início de carreira, no álbum “Pérolas Aos Povos” (1999). Canções do álbum “Sarará” estão sendo apresentadas ao público desde abril, quando Erasmo Dibell lançou “Intriga”, dueto com a cantora moçambicana Lenna Bahule produzido por Zeca Baleiro.

Prêmio A3P
A Defensoria Pública do Estado está em clima de expectativa para o anúncio do grande vencedor da oitava edição do Prêmio A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, em reconhecimento às entidades e órgãos que se destacaram pelo desenvolvimento de práticas de sustentabilidade na administração pública. A instituição maranhense é uma das finalistas e concorre com o Projeto dos Econúcleos, solução de menor custo e impacto ambiental que tem alavancado o processo de crescimento da Defensoria no interior do estado.

Mandato coletivo
São Luís terá uma renovação de 46% na Câmara de Vereadores de São Luís, mas a novidade para a próxima legislatura é um mandato coletivo: o primeiro eleito no Maranhão. O coletivo “Nós” é formado por militantes do PT e conta com seis membros que moram em bairros da zona rural e periferia de São Luís. Nas eleições municipais deste ano, houve três candidaturas coletivas em São Luís, a maioria formada por jovens. O coletivo foi eleito com 2.110 votos.

Segurança aquática
Novembro é considerado pelo Instituto de Natação Infantil (Inati) o mês da segurança aquática, ou seja, uma oportunidade para se chamar a atenção da população sobre as causas de afogamento infantil, que pode ser evitado com prevenção. Foi exatamente esse o assunto abordado, na manhã de ontem, durante palestra proferida pela professora Denise Araújo, na Academia Viva Água, no Renascença II, um dos mais renomados complexos esportivos do Maranhão.

Segurança aquática 2
Diretora geral da Viva Água, Denise Araújo falou sobre segurança aquática e primeiros-socorros. A palestra foi uma das ações do projeto “Sopro de Vida”, de iniciativa da academia. Utilizando um boneco da Cruz Vermelha, a professora explicou os procedimentos corretos a serem usados pelos pais em incidentes dessa natureza. Pais e alunos acompanharam as explicações com atenção.

Freshen Spa em São Luís
A empresária Raquel Mathias está trazendo para São Luís uma novidade, que promete revolucionar o serviço de depilação a laser. Trata-se do Freshen Spa, da Rede One Spa, uma plataforma inovadora de eliminação de pelos, feita no conforto da casa dos clientes, de forma rápida, segura e prática.

Nova loja Novo Mundo em SL
A Novo Mundo, varejistas com grande atuação no Centro-Norte do país, inaugura, nesta sexta-feira, mais uma loja com o conceito Multicanal em São Luís. O layout clean e moderno da nova filial terá a tecnologia como base, proporcionando aos clientes diversas vantagens como: mesmo preço praticado no e-commerce em todos os produtos; opção de adquirir os itens por meio de totens de autoatendimento, além de proporcionar mais praticidade ao cliente que também pode realizar a compra pelo site e retirar o produto na loja.

Vendas por WhatsApp
A Novo Mundo também tem apostado nas plataformas online para que seus vendedores possam trabalhar de casa, oferecendo o melhor atendimento aos clientes, de forma comissionada. Por meio de um whatsapp corporativo, a rede tem canalizado as demandas em um único canal, com toda tecnologia necessária para trazer segurança ao cliente no processo de compra, que é rastreado pela empresa.

Para escrever na pedra:
“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”. Do filósofo Platão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.