Descaso

Esgotos e buracos prejudicam tráfego na área do Vinhais

Moradores alegam que o problema começou após a implantação da Unidade de Tratamento de Esgoto e já realizaram reparos, mas sem sucesso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

[e-s001]São Luís - Um buraco enorme e água de esgoto, na Rua Netuno, no Recanto dos Vinhais, estão ocasionando uma série de transtornos para moradores e condutores de veículos na localidade. Os moradores estão alegando que o problema começou depois da implantação da Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais (ETE). A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) já fez reparos no local, mas sem sucesso.

Os denunciantes disseram que quando foi implantada a unidade de esgoto, foram trocadas as tubulações da rede de esgoto do bairro e, logo após, começaram a acontecer ocorrências de estouro de esgoto e a água podre começou a escorrer pelas ruas do bairro, principalmente na Rua Netuno.

Além de terem de suportar o mau cheiro, os moradores estão à mercê de contrair doenças, principalmente, crianças e idosos. É possível observar um buraco enorme no meio da Rua Netuno e o motorista para transitar precisa ter muito cuidado para não danificar o seu veículo. Na semana passada, caiu um carro no buraco e para ser retirado foi necessário um rebocador.

Recentemente a Caema esteve no local e fez reparos na rede de esgoto. Durante a obra, foi instalada uma conexão com tampa, mas, em poucos dias, os esgotos voltaram a estourar e água podre continua escorrendo pela via. No local não existe nenhuma placa para informar sobre o problema.

Muitos moradores já até mesmo deixaram de transitar pela Rua Netuno, com receio de terem o veículo danificado, principalmente durante o período da noite ou madrugada, ou até mesmo de adquirir uma doença, inclusive, de pele ou respiratória.

[e-s001]Outra situação
Também é possível encontrar vários buracos na Avenida Joaquim Mochel, na área do Cohatrac. Moradores reclamaram que, recentemente, apenas uma parte da via foi recuperada e a situação tende a piorar com a chegada do período chuvoso.

Eles disseram que a chuva vai esconder os buracos e muitos veículos podem cair nos declives. Durante o período chuvoso do ano passado, vários acidentes ocorreram nessa localidade devido os buracos na via.

ETE
A Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais (ETE) foi inaugurada em agosto de 2016 e faz parte dos investimentos de R$ 320 milhões feitos pelo Governo do Maranhão no Programa “Mais Saneamento”, executado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

A estação ocupa uma área de 3,1 hectares e, no momento, responde por 50% de todo o esgoto tratado de São Luís. Entre os bairros atendidos, estão a Cohab, Aurora, Cohatrac (I, II, III, IV, V), Anil, Angelim, Bequimão, Ipase, Cohajap, Vinhais, Cohafuma, Turu, Olho d’Água, Planalto Vinhais, entre outros.

Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que não consta em seu sistema nenhum chamado para a Rua Netuno, no bairro Recanto dos Vinhais. Entretanto, a Companhia enviará uma equipe até o endereço mencionado para diagnóstico e resolução do problema.

A Caema reforçou que, para maior rapidez no atendimento, as ocorrências de falta ou desperdício de água e extravasamentos na rede de esgoto devem ser registradas pelo Call Center: (0800 7010 195), WhatsApp: (98) 99113 0195, aplicativo "CAEMA Mobile", ou pelo site: www.caema.ma.gov.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.