Eleições 2020

Com Flávio Dino como articulador, Duarte Jr. tem apoio de membros da base governista

Governador reuniu secretários e também presidentes estaduais de partidos de sua base de apoio para fechar acordo em prol do nome de Duarte Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Dino assumiu o papel de articulador de Duarte Júnior neste 2º turno
Dino assumiu o papel de articulador de Duarte Júnior neste 2º turno (flávio dino)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), decidiu entrar de vez na campanha de Duarte Júnior (Republicanos) a prefeito de São Luís, no 2º turno. Desde a apuração dos votos do 1º turno, no domingo, 15, o comunista tem atuado para levar seu grupo a aderir maciçamente à campanha republicana.
Logo após a confirmação de que Duarte Jr. seria o adversário de Eduardo Braide (Podemos) no dia 29 de novembro, o chefe do Executivo estadual foi às redes sociais declarar seu apoio ao ex-colega de partido e ex-auxiliar governamental.
Na sequência, já na segunda-feira, 16, começou a realizar uma série de encontros em separado com secretários de Estado para pressioná-los a também declarar apoio ao seu mais novo candidato. “Missão dada é missão cumprida”, afirmou em rede social o secretário de Turismo, Catulé Júnior, marcando Dino na publicação.
Um segundo movimento, com viés partidário, também foi iniciado na mesma data, mas ainda não está concluído. No Palácio dos Leões, Flávio Dino recebeu primeiros líderes de partidos que já haviam estado com o seu partido no 1º turno, além do Republicanos, partido de Duarte.
Reuniram-se com o governador os presidentes do PCdoB, Márcio Jerry; do Republicanos, Cléber Verde; do Progressistas, André Fufuca; do Pros, Gastão Vieira; do Cidadania, Eliziane Gama; e do Patriota, Marreca Filho. Representante do PT também participou da reunião.
Até o fechamento desta edição, Pros e Cidadania já haviam emitido notas de apoio ao Republicanos. Ainda na noite de segunda, o PCdoB emitiu nota a respeito do apoio da legenda ao candidato Duarte Júnior.
Um segundo encontro com os presidentes do DEM, Juscelino Filho, e do PDT, Weverton Rocha, ambos partidos que deram sustentação a Neto Evangelista no 1º turno, aconteceu numa segunda rodada de conversas com o governador Flávio Dino.

Desculpas
Na tarde de ontem, o deputado Rubens Júnior, que foi o candidato do PCdoB a prefeito da capital no 1º turno, também aderiu à campanha de Duarte Júnior.
Segundo o comunista, o republicano “pediu desculpas publicamente pelo episódio acontecido entre a gente na campanha”. “Bola pra frente”, escreveu Rubens.
O “episódio” citado pelo comunista ocorreu praticamente duas semanas antes da eleição. Na ocasião, Duarte referiu-se ao candidato do PCdoB, numa transmissão ao vivo pelo Instagram, como "bandido" e atacou o pai dele, Rubens Pereira, chamando-o de “ficha suja”.
“Disse e reitero: na política eu tenho lado, o lado do povo, o lado de Flávio Dino. Por isso, sigo orientação do governador”, completou Rubens Jr. O pedido de desculpas de Duarte veio também numa live na mesma rede social.

Dino cria
“confessionário" para cobrar
apoio de aliados

O governador Flávio Dino (PCdoB) montou uma espécie de “confessionário” no Palácio dos Leões nesta semana para começar a campanha a favor de Duarte Júnior (Republicanos) no 2º turno das eleições em São Luís.
O que seria uma reunião na segunda-feira, 16, transformou-se numa série de conversas reservadas entre o comunista e seus auxiliares. Cada um deles foi chamado separadamente pelo chefe do Executivo.
Nas conversas, cobrou que todos entrem da cabeça na campanha do republicano, não apenas com declarações formais de apoio.
Nas redes sociais, o secretário de Turismo, Catulé Júnior, confirmou o tom do comando de Dino. “Flávio Dino missão dada é missão cumprida (sic)”, escreveu ele no Twitter, gerando reações as mais diversas dos seguidores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.