Política | Eleições 2020

Cinco partidos governarão mais da metade das prefeituras do MA

PDT, PL, Republicanos, PCdoB e Progressistas consolidam força política no estado e vencem em 67% das cidades nas eleições municipais de 2020
José Linhares Jr/Do Imirante18/11/2020

Finalizadas as eleições de 2020, o quadro partidário no estado mostra PDT, PL, Republicanos, PCdoB e PP como os maiores partidos do estado. Juntas as cinco legendas irão governar 146, das 217, cidades do Maranhão.
O número equivale a 67% de todas as prefeituras do estado. Ao todo 20 partidos conseguiram eleger, pelo menos, um prefeito nas eleições muncipais maranhenses deste ano.
As demais cidades serão governadas por PTB (14), Democratas (11), PSC (7), MDB (7), PSD (5), PSB (5), Patriotas (4), Solidariedade (4), PSDB (4), PSL (2), PMN (2) e Avante, PROS e Cidadania com apenas 1 prefeito cada.
A grande decepção nas eleições ficou por conta do PT. O partido, apontado como uma força política no Nordeste, conseguiu eleger apenas um prefeito no estado.
Os partidos dos senadores Roberto Rocha (PSDB) e Eliziane Gama (Cidadania) elegeram apenas cinco prefeitos em todo o estado. O resultado pode ser considerado uma derrota de ambos nas eleições deste ano. Por outro lado, a ascensão do Progressistas e do PTB consolidam os jovens deputados federais André Fufuca (PP) e Pedro Lucas Fernandes (PTB) como forças da política no estado.
Teoricamente partidos de oposição ao governo Flávio Dino (PCdoB), PSC, MDB, PSD, PSL e PSDB elegeram 25 prefeitos no estado. Com destaque para a reeleição de Lahesio Bonfim, eleito com mais de 90% em São Pedro dos Crentes e para a tucana Maura Jorge, que resistiu ao bombardeio governista e conseguiu ser eleita em Lago da Pedra.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

Assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte