Eleições 2020

Candidato tenta reverter derrota em todas as zonas eleitorais de São Luís

Duarte Júnior, apoiado pelo governador Flávio Dino, está impossibilitado de fazer a campanha de rua após ter sido diagnosticado com Covid-19; Braide tem apoio de deputados do PDT e PCdoB

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Duarte Júnior terá que reverter derrotas em todas as zonas eleitorais
Duarte Júnior terá que reverter derrotas em todas as zonas eleitorais (Duarte Júnior )

O candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos, Duarte Júnior, trabalha agora para tentar reverter resultado negativo em todas as seis zonas eleitorais de São Luís, onde perdeu para o adversário Eduardo Braide (Podemos) no último domingo, 15, quando foi realizado o primeiro turno da eleição municipal.
Já amparado pelo governador Flávio Dino, o candidato está impossibilitado de fazer a campanha de rua, uma vez que foi diagnosticado com Covid-19, o novo coronavírus, e precisa cumprir um período de isolamento domiciliar de pelo menos 14 dias.
Braide, por outro lado, avançou na articulação de uma bancada de vereadores eleitos no último domingo e com o apoio já declarado por deputados do PDT e PCdoB [ambos da bancada do governador Flávio Dino na Assembleia Legislativa, além de um parlamentar do PV.

Zonas
Na 1ª Zona Eleitoral, onde estão situados bairros como Alto Esperanca, Anjo da Guarda, Bacanga, Centro, Madre Deus, Sá Viana, Vila Embratel, Vila Mauro Fecury I e Vila Nova, Eduardo Braide venceu Duarte Júnior por 36,82% dos votos válidos, contra 21,84%.
Já na 2ª Zona, onde aparecem bairros como Alemanha, Bairro de Fátima, Bom Jesus, Camboa e Caratatiua, além de Coroadinho, Coroado, Filipinho, João Paulo, Liberdade, Monte Castelo e Vila Palmeira, a vitória de Braide foi de 35,8% contra 24,06% dos votos válidos.
Na 3ª Zona, delimitada por pelas comunidades: Angelim Velho, Angelim, Bequimão, Calhau, Cohafuma, Filipinho, Ipase, Jaracati, Outeiro da Cruz, Radional, Renascença I e Renascença II, além de Santa Cruz, Santo Antônio, São Francisco e Vinhais, Braide derrotou Duarte com 38,65% dos votos válidos, contra apenas 18,24%.
Já nas 10ª, 76ª e 89ª Zonas Eleitorais, onde estão os bairros do Anil, Aurora, Cohab Anil III, Coqueiro, Cruzeiro do Anil, Estiva, Forquilha, além de Cohab Anil I, Cohab Anil IV, Cohab Turu, Cohajap, Cohama, Cohaserma, Cohatrac II, Cohatrac III, Cohatrac, Divineia, Habitacional Turu e Cidade Olímpica, Cidade Operária, Ipem São Cristóvão, Jardim América e Santa Barbara, Braide venceu por 38,88% contra 23,47%; 37,90% contra 21,23% e 38,89% contra 23,83%, respectivamente.
Para se tornar prefeito e vencer o segundo turno, portanto, Duarte terá de reverter derrotas acumuladas em todos as zonas da capital. Braide, por outro lado, trabalha para manter o resultado conquistado no primeiro turno e ampliar vantagem sobre o adversário.

Deputados do PDT e do PCdoB
Dois membros da base de apoio ao governador Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa, decidiram não seguir o líder no apoio a Duarte Júnior (Republicanos) no 2º turno da eleição em São Luís.
Na manhã de ontem, declararam apoio a Eduardo Braide (Podemos) os deputados estaduais Glalbert Cutrim, do PDT, e Carlinhos Florêncio, do PCdoB, mesmo partido do chefe do Executivo.
César Pires, do PV, também participou do ato e declarou apoio à eleição de Braide.
“Agradeço o apoio dos deputados César Pires, Glalbert Cutrim e Carlinhos Florêncio. Estamos juntos e vamos à vitória!”, destacou o candidato do Podemos, em seu perfil em rede social.
Glalbert é vice-presidente da Assembleia Legislativa, e autor do pedido de informações ao Lacen que culminou com uma nota oficial confirmando o tal primeiro exame de Covid-19 de Duarte Júnior. O parlamentar assegurou que levará o colega parlamentar ao Conselho de Ética da Casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.