COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
GLÍCIA GENTIL inaugurou a semana transpirando felicidade ao ver o filho Filipi segurando nos braços sua primeira filha (e de Amanda Raisa) que, por extensão, é a primeira neta da empresária (leia-se O Boticário). Filipa é, também, a primeira bisneta de Marluce e Antonio Gentil. A festa na família é grande
GLÍCIA GENTIL inaugurou a semana transpirando felicidade ao ver o filho Filipi segurando nos braços sua primeira filha (e de Amanda Raisa) que, por extensão, é a primeira neta da empresária (leia-se O Boticário). Filipa é, também, a primeira bisneta de Marluce e Antonio Gentil. A festa na família é grande

Ao vencedor
Um dos principais vitoriosos nas eleições municipais deste ano no Maranhão foi, sem dúvida, o jovem deputado estadual Duarte Júnior.

Mesmo que até aqui tenha cumprido apenas uma etapa da disputa, Duarte conseguiu chegar ao segundo turno impondo uma fragorosa derrota aos senadores
Wewerton Rocha, Eliziane Gama e Roberto Rocha.

Duarte venceu a temida militância do PDT – até então considerada imbatível em São Luís – e derrotou pelo menos duas dezenas de deputados da Assembleia Legislativa, que apoiavam a candidatura de Neto Evangelista.

Reação das urnas
Wewerton Rocha usou todo o seu arsenal na campanha eleitoral de Neto Evangelista.

Foi para as ruas, participou de caminhadas, arregimentou lideranças políticas e comunitárias, montou uma superestrutura de comunicação...Em vão.

O eleitor não assimilou a estratégia e decidiu, no último domingo, romper um ciclo de décadas de domínio do PDT na capital maranhense.

Primeiro round
A ida de Duarte Júnior para o segundo turno na eleição de São Luís é também uma vitória particular de Carlos Brandão.

O vice-governador do Maranhão apostou todas as fichas na campanha de Duarte, de olho nos desdobramentos desta eleição na disputa majoritária de 2022.

Brandão e Wewerton Rocha travam uma guerra já não mais silenciosa visando a sucessão do governador Flávio Dino. Por enquanto, vai dando Brandão.

Pelas beiradas
Carlos Brandão pavimenta com cautela os caminhos que podem levá-lo de vez ao Palácio dos Leões.

Ao contrário de Wewerton Rocha, Brandão prefere adotar estratégias mais sutis para alcançar o seu objetivo.

Sabe ele que, uma vez sentado na cadeira de governador a partir de abril de 2022, terá meios para montar uma grande composição partidária e atrair aliados de peso para a sua campanha.

Outra eleição
Sobre a disputa em segundo turno em São Luís, o candidato Eduardo Braide abre os primeiros dias de campanha mantendo o seu favoritismo.

Já Duarte Júnior espera ampliar a sua votação com manifestações de apoio do governador Flávio Dino (que já se pronunciou ontem) e do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (que deve declarar voto no candidato republicano ainda esta semana).

Duarte espera contar ainda com manifestações de apoio de Neto Evangelista, Rubens Júnior, Jeisael Marx e Yglésio Moisés.

Perfis opostos
Sobre os dois candidatos que disputam o segundo turno na capital maranhense, há diferenças bem claras entre eles.

Eduardo Braide, de 44 anos, tem perfil mais comedido e moderado, como quem mede palavras, e flerta principalmente com eleitores de classe média.

Duarte Júnior, de 33 anos, tem perfil mais despojado e irrequieto, sem papas na língua, e com atuação permanente nas mídias digitais.

Para ou continua?
Com o resultado parcial das eleições de São Luís, surgem indagações naturais sobre o modelo administrativo a ser adotado na prefeitura a partir de janeiro
do próximo ano.

Haverá, como de costume, uma gestão de coalizão, capaz de abrigar correligionários de várias colorações partidárias?

Qual o destino das inúmeras sinecuras que ao longo de quase três décadas vêm ocupadas pelo PDT?

Dino na AML
Como esta Coluna já havia previsto, o governador Flávio Dino deu ontem o primeiro passo rumo à Academia Maranhense de Letras.

Ele aproveitou o último dia previsto no edital da AML para se inscrever à vaga deixada pelo saudoso Sálvio Dino, seu pai.

Flávio cedeu, finalmente, a manifestações de incentivo que há dois meses recebia de vários membros da Casa de Antônio Lobo.

Método que está na moda
Mais na moda do que nunca, o método conhecido como criolipólise tem chamado cada vez mais a atenção de homens e mulheres, principalmente por ser um
tratamento eficaz de perder gordura localizada indesejada sem a necessidade de cirurgia. No Maranhão, quem se sobressai nessa área é a fisioterapeuta
dermatofuncional Danielle Carvalho, especialista nesse tipo de procedimento. A maranhense, que já atendeu mais de mil clientes, é uma das mais procuradas do Península Mall e Offices, na Ponta d’Areia.

TRIVIAL VARIADO
O Palazzo Eventos, no Araçagi, foi o local escolhido para o show de Taty Girl em São Luís. A artista, uma das mais conhecidas cantoras de forró do Brasil, vai comandar o Boteco da Taty Girl, no próximo sábado.

A propósito: Taty, que é natural do Ceará, fez uma live na capital maranhense no recente mês de setembro. A cantora, antes da carreira solo, passou por várias
bandas famosas, sempre fazendo sucesso.

Estudiosos da cromoterapia – a ciência das cores – alertam para a importância que as cores exercem nas emoções humanas. Para aumentar a produtividade e elevar o astral nas empresas, por exemplo, um único detalhe de uma parede pintada com uma cor quente como laranja por exemplo, pode fazer toda a diferença.

Tem mais: para ambientes de estudo ou repouso como quartos, cores frias como tons de azul ou violeta são os mais indicados para proporcionar profundo relaxamento. Portanto, nada melhor que a informação para saber tirar o melhor proveito do uso das cores certas para cada ambiente, seja residencial ou empresarial e comercial.

Como esta é uma época propicia para preparar a casa para as festas de fim de ano, as lojas do Grupo Potiguar estão promovendo até o próximo dia 25, o seu Festival de Tintas Potiguar, em todas as lojas de São Luís e Imperatriz. São inúmeras marcas, tipos de tintas e preços especiais para dar aquela renovada
nos ambientes.

E por falar em Black Friday, durante todo o mês de novembro, a TVN está com a Campanha Black Friday de Reconexão e Upgrade. Quem já foi cliente e quiser reativar algum serviço poderá fazer isso comos seguintes benefícios: sem cobrança de taxa e mais facilidades na negociação.

Saiba mais: quem já tem internet da TVN mas precisa aumentar o seu pacote de dados, a empresa oferece a possibilidade do upgrade a qualquer momento; tudo para você ajustar o seu tipo de plano sem burocracia ou complicações.

Tem mais: se as suas necessidades mudaram e você precisa de um pacote maior por exemplo, saiba que pode solicitar essa ampliação, ou a devida redução
também, se depois achar necessário. Tudo fácil e rápido.

DE RELANCE
Continuidade do pleito

Eleitores de 18 capitais brasileiras vão definir prefeitos e vice-prefeitos apenas no segundo turno das Eleições Municipais de 2020, que ocorrerá no dia 29 de novembro. Além dessas capitais, outras 39 cidades levaram a disputa da Prefeitura para o segundo turno, totalizando 57. A região Nordeste é a que tem a maior quantidade decapitais (7) que ainda não definiram o chefe do Executivo: Maceió, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Recife, Teresina e
Aracaju. Na sequência, vem a Região Norte, com cinco capitais no segundo turno: Rio Branco, Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista.

Continuidade do pleito 2
Os eleitores de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) também terão de comparecer às urnas no próximo dia 29. Cuiabá (MT) e Goiânia (GO) são as duas únicas capitaisno Centro-Oeste brasileiro a disputar o segundo turno das eleições. No Sul, apenas Porto Alegre (RS) terá disputa no último domingo do mês.

Segundo turno na Capital
Encerrado o primeiro turno das eleições municipais, é hora de recarregar as energias para iniciar uma nova e difícil batalha. Refiro-me aos candidatos Duarte Júnior (Podemos)e Eduardo Braide (Republicanos), que disputarão a sucessão de Edivaldo Holanda Júnior no segundo turno, ou seja, no dia 29 deste mês. Os analistas políticos costumamdizer que o segundo turno representa uma nova eleição. É como se zerasse o placar para começar uma nova partida. Isto quer dizer que ainda não dá para saber quem tem mais vantagens sobre o outro.

Segundo turno… 2
Eduardo entrou na disputa como favorito, sempre liderando nas pesquisas. Já Duarte Júnior foi crescendo aos poucos e, como se destacou, passou a ser alvo dos demais candidatos,já que se revelou o favorito para o segundo turno. É claro que eles precisarão usar de estratégias para não deixar a peteca
cair. É hora de fazer alianças, de buscar apoio aqui e acolá, para se fortificar e atrair as atenções do eleitorado.

Beach Soccer
O Sampaio Corrêa, equipe dona de uma das camisas mais tradicionais e vitoriosas do beach soccer brasileiro, prepara-se para a disputa da etapa final do CampeonatoBrasileiro de Beach Soccer. O torneio nacional começa amanhã, no Rio de Janeiro, e contará com a participação de oito times. Além da equipe maranhense, América (RN), Anchieta (ES), Confiança (SE), Flamengo (RJ), Luziânia (DF), Murici (AL) e Vasco da Gama (RJ) estarão na disputa.
Para fazer bonito na competição, o time tricolor vem fazendo uma intensa preparação na cidade de Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses.

Maria da Penha
O governador Flávio Dino assinou decreto que regulamenta e abre as primeiras vagas para o programa “Aluguel Maria da Penha”, de proteção a mulheres vítimas de violênciaimpedidas de retornar aos seus lares. O programa beneficiará até 400 mulheres por mês, de acordo com os limites da Lei
Orçamentária Anual e a Lei Complementar 101, de 4 de maiode 2000. O programa é destinado a custear financeiramente a moradia de mulheres vítimas de violência doméstica que estejam impedidas de retornar para seus lares em virtude do risco de sofrimento de qualquer ação ou omissão baseada no
gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico e dano moral ou patrimonial.

Blue Friday
A tradição americana da Black Friday, que proporciona grandes descontos em segmentos de comércio e serviços na última semana de novembro também chegou ao BlueTree São Luís, mas com uma nova cor. A “Blue Friday” já está disponível e será realizada até o dia 30 deste mês. No
capítulo: durante o período, hóspedes que reservaremduas diárias terão direito a três e espaços para realização de eventos sociais e corporativos terão 50% de desconto.Mas é preciso ficar atento: além de ser válida por tempo determinado, a Blue Friday estará disponível para compras feitas diretamente no hotel.

Para escrever na pedra:
“Às vezes, atribuímos certas coisas que não entendemos ao demônio, não pensando que podem ser coisas de Deus que não entendemos”. De Gabriel García Márquez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.