Equilíbrio financeiro

Especialista dá dicas sobre planejar finanças pessoais para realizar sonhos

Saber cuidar das finanças - ciência que trata do manejo do dinheiro - exige muito mais que entender de matemática

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Educadora financeira, Núbia Sousa, realizará, dia 21, o curso Finanças Pessoais - Método Plus
Educadora financeira, Núbia Sousa, realizará, dia 21, o curso Finanças Pessoais - Método Plus (finanças)

São Luís - Saber cuidar das finanças - ciência que trata do manejo do dinheiro - exige muito mais que entender de matemática. Tem a ver também com prioridades e metas, segundo a educadora financeira, contadora, palestrante, empresária e mentora, Núbia Sousa. "Muitos alegam que finanças é um tema enfadonho. Porém, para construir um vida financeira de tranquilidade, é essencial que você entenda sobre dinheiro", aconselha.

Para Renata Costa, buscar informações sobre finanças foi fundamental para aprender a planejar melhor os seus gastos. "Fiz uma capacitação de finanças pessoais, nos meses de agosto e setembro deste ano, e comecei a planejar e analisar melhor os meus gastos, o que de fato tem prioridade para investir, e verificar aqueles que parecem insignificantes, mas ao quando somamos no final do mês e ano, eles passam a ser relevantes", concluiu.

Renata acrescenta ainda que passou a fazer sua planilha de orçamento, com critério e análise de todos os itens, anotando os pagamentos diários, permitindo que ela mensure melhor o que deve permanecer e o que é supérfluo. Já a assistente de RH, Ananda Mesquita, realizou mentoria financeira e teve grande êxito em equilibrar suas contas e começar seu planejamento financeiro.

A educadora financeira, Núbia Sousa - que realizará, no dia 21 de novembro, o curso Finanças Pessoais- Método Plus, no Hotel Calhau - explica que quem quer fugir do endividamento precisa mudar de atitude financeira e buscar constantemente conhecimento na área. "Assim, o indivíduo ficará cada vez mais apto a fazer um planejamento adequado, com uso de ferramentas, sendo capaz de mudar de vida financeira, organizar suas finanças e realizar seus sonhos", frisou.

Mesmo neste contexto adverso devido às consequências causadas pela Covid-19 e com pouca renda, é possível a pessoa poupar e investir, de acordo com a mentora, Núbia Sousa. "Desde que se tenha organização e um histórico de reservas de emergência, pois com a pandemia muitos números saíram da programação financeira", frisou a especialista.

Dicas da especialista Núbia Sousa para obter equilíbrio financeiro:

Compre apenas o necessário;

Poupe parte da renda;

Controle as despesas e ponha os gastos no papel;

Veja o que pode diminuir de gastos;

Não contraia dívidas;

Obtenha renda extra e guarde parte dela;

Poupe e invista seu 13º

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.