COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
ANA LÚCIA e Amaro Santana Leite com Thatiana e César Bandeira. Eles dividiam mesa no concorrido almoço de domingo do Quintalão. Ana e Amaro votaram mais cedo; Thatiana e Bandeira só após o almoço. Em comum o fato de nenhum do dois casais ter enfrentado fila na hora da votação. Movimento tranquilo e rápido
ANA LÚCIA e Amaro Santana Leite com Thatiana e César Bandeira. Eles dividiam mesa no concorrido almoço de domingo do Quintalão. Ana e Amaro votaram mais cedo; Thatiana e Bandeira só após o almoço. Em comum o fato de nenhum do dois casais ter enfrentado fila na hora da votação. Movimento tranquilo e rápido

Dionisio Neto e novos filmes
Longe do cinema desde sua participação especial em “Meu amigo hindu”, último longa de Hector Babenco em que contracenou com o ator hollywoodiano Willem Dafoe, e Mundo Cão, de Marcos Jorge, o ator maranhense Dionisio Neto (filho do meu saudoso amigo e ex-vereador Raimundo Assub) voltará ao cinema como protagonista em dois novos papéis de diretores estreantes.

O primeiro é como o trágico Renê do curta DNA, de Sarah Martins, onde contracena com André Ramiro (Tropa de Elite).

O outro ele encarna o empresário “shark” Luís no longa Morte, vida e sorte, de Alexandre Alencar. DNA, título dado pelo ator, é um drama em que seu personagem se vê em um beco sem saída envolvido com um agiota que o ameaça de morte se não pagar a dívida. Foi
filmado em Embú-Guaçu.

Dionisio Neto... 2
Morte, vida e sorte será filmado agora em dezembro na cidade de São Paulo e nele, Dionisio vive um empresário rico, ex-sugar daddy de uma atriz que integra um bando de três meninas que resolvem assaltá-lo para montar uma peça de teatro.

“São dois personagens completamente diferentes. Um é super pobre e o outro é super rico. Os dois são trágicos. O Renê de DNA eu bebi em Édipo para compor os movimentos retraídos, a insegurança e o desespero. O Luís de Vida, Amor e Sorte é um macho alfa, mulherengo, poderoso. Eu bebi nos empresários que conheço e que são verdadeiros predadores, e devoram tudo o que veem pela frente.”, diz o ator.

Dionisio Neto... 3
Os dois filmes serão lançados em 2021 em festivais nacionais e internacionais.

“Eu fiz filmes bem comerciais como Carandiru e Contra Todos (produzido por Fernando Meirelles), que participaram de importantes festivais internacionais como Cannes e Berlim. Estes dois atuais são independentes. Eu adoro filmes independentes. São os melhores. Os poucos recursos que as produções têm aguçam a imaginação da equipe, o que resulta em inesperadas cenas.

Mas seja comercial ou independente eu atuo com o mesmo prazer e me entrego de corpo e alma na construção das personagens.” – pontua o ator.

Dionisio Neto... 4
O ator maranhense também pode ser visto nas plataformas Netflix na premiada série francesa Crime Time: hora de perigo, de Julien Trusselier (indicada ao Emmy Internacional de melhor série, no papel de um jornalista corrupto e na novela A Favorita, de João Emanuel Carneiro, dirigida por Ricardo Waddington, no papel do guerrilheiro Tito, na Globoplay.

Sua mais recente aparição na TV aberta foi no primeiro capítulo de A dona do pedaço, de Walcyr Carrasco, dirigida por Amora Mautner, na pele do justiceiro Hélcio Ramires, onde contracenou com Fernanda Montenegro, Marcos Palmeira e Juliana Paes.

Um baiano sempre muito atual’
Aldy Mello de Araújo e João Batista Ericeira discorreram com brilhantismo sobre os múltiplos aspectos da trajetória de vida de Rui Barbosa, por ocasião dos 171 anos de nascimento do baiano excelso. O evento ocorreu na sede da SVT Faculdade simultaneamente com a Academia Maranhense de Cultura Jurídica e foi transmitido pela plataforma Zoom para os alunos do programa interinstitucional de mestrado, professores e cultores do Direito, além de membros da própria Academia.

TRIVIAL VARIADO
Para a palestra do Vice-Presidente Hamilton Mourão, na Associação Comercial do Maranhão, quarta-feira próxima, o presidente da entidade, Cristiano Barroso
Fernandes está contando com o apoio logístico de Ana Karin Andrade.

A ex-prefeita da cidade paulista de Cruzeiro já está em São Luís para recepcionar a comitiva do Vice- Presidente, que após a palestra, participará de almoço com um grupo de empresários no Restaurante do Senac e, logo após, vai visitar a Base Espacial de Alcântara.

O general Hamilton Mourão desembarcará em São Luís no começo da noite de terça-feira e deverá participar de um jantar informal, com toda a sua comitiva,
organizado por Ana Karin, que é amiga de alguns dos seus principais assessores.

Quem está mudando de idade nesta segunda-feira é o jovem empresário Emmanuel Márcio Barbosa, dono da casa de eventos Class. A comemoração vai ficar
restrita à sua família e a alguns pouquíssimos amigos.

Sem festa, José Carlos Salgueiro recebeu muitos cumprimentos no último sábado, por motivo do transcurso de sua nova idade. O mesmo aconteceu com Fernando Albuquerque que também mudou de idade nessa data.

Os brasileiros – e os maranhenses em especial – chegaram ao final da primeira etapa da corrida eleitoral que, marcada pela pandemia, não teve a alegria
das atividades de rua. Especialistas, porém, ressaltam que a sobriedade provocou no cidadão maior preocupação com o destino de sua escolha.

Contrassenso: o título de eleitor serve para várias coisas no Brasil. Menos para votar. Precisa levar junto um documento com foto.

Onze dias depois, ainda não há resultado oficial da eleição para presidente dos Estados Unidos, o que abre margem para intrigas e riscos institucionais. E tem gente que ainda critica a nossa urna eletrônica.

O exemplo vem dos pampas: um dos maiores escritórios de advocacia do Rio Grande do Sul contratou 10 profissionais negros e negras do mercado jurídico, que estavam com dificuldades de encontrar oportunidades em razão da pandemia. A ação faz parte de programa interno de inclusão e se insere no mês da consciência negra.

Presença bonita e charmosa no concorrido almoço de domingo do Quintalão: Rosely Medeiros Garcia, acompanhada do marido Ademir Ortega Garcia.

Na manhã de ontem o candidato Rubem Júnior foi visto nas imediações da UniCeuma posando para fotos com um grupo de simpatizantes de sua candidatura a
Prefeito de São Luís. Tudo levava a crer que ele não passaria no teste das urnas.

Mesmo beneficiado pela idade, não resisti e fui exercer o meu direito de cidadão. Votei no Renascença. Este ano, ao contrário dos anteriores, não encontrei
nenhum conhecido para cumprimentar. E também não fui reconhecido por ninguém.

De camisa vermelha, para manter a tradição, o governador Flávio Dino causou um certo alvoroço quando foi votar numa seção eleitoral do bairro do Olho d´Água. Foi assediado pelos jornalistas que queriam entrevistá-lo.

Grande dama de nossa sociedade, Marilena Rosa Belo mudou de idade na sexta-feira e foi muito festejada pelos amigos no fim de semana. Ao seu lado, Zeca Belo, bem mais esbelto, depois de se ver livre de 20 quilos, que perdeu durante a pandemia.

DE RELANCE

Concurso de promessas
Com exceção de São Luís onde estava previsto segundo turno até o fechamento desta coluna, a campanha chegou ao final e, mesmo assim, alguns candidatos não se deram conta de que a eleição era para prefeito e não um campeonato ideológico nem uma competição para escolher quem odeia com maior intensidade
ou tem mais competência para destruir os adversários.

Concurso de promessas 2
Nos últimos dias, eleitores de São Luís e da maioria dos municípios do Estado foram apresentados a cidades que poderiam ser chamadas de réplicas do paraíso. Nessas cidades da propaganda, que se materializariam a partir de 2021, as restrições orçamentárias não existem, os serviços funcionam como na Dinamarca, a educação tem nível de Finlândia, o transporte coletivo é de padrão londrino, as filas nos postos de saúde desaparecem num passe de mágica, o
empreendedorismo floresce e, mesmo que venha uma segunda onda de covid-19, nada precisará ser fechado.

Concurso de promessas 3
Nesse mundo perfeito, alguns candidatos à prefeitura de São Luís acenavam com a suspensão do aumento do IPTU, como se a administração municipal estivesse em condições de abrir mão de receita. Não é diferente nas principais cidades do Interior. Alguma dúvida de que, chegando ao poder, o vencedor dirá que a situação das contas era pior do que imaginava? Ao longo da campanha, a palavra que mais se ouviu foi diálogo. Não que não seja importante. É um dos pilares da democracia, mas não pode ser tratado como panaceia.

Concurso de promessas 4
Quem tiver sido eleito ontem nas cidades maranhenses ou se eleger no fim deste mês em São Luís, terá de tomar decisões e, por mais que se dialogue, alguém vai sair descontente. Tome-se o caso do enfrentamento à covid-19. Praticamente todos os concorrentes criticam as medidas adotadas, mas só dizem que não vão fechar a cidade. Se vier a vacina, não precisarão mesmo, mas se houver uma segunda onda – ou se esta primeira recrudescer –, o que farão? Isso não ficou claro na propaganda, até porque não convém.

Concurso de promessas 5
Outro caso de problema respondido com evasivas é o do sistema de transporte coletivo, que está à beira do colapso. Quando se questiona sobre a origem do dinheiro, a resposta é simplista: corte de cargos em comissão ou redução dos gastos com propaganda (ambas têm peso mínimo no orçamento) ou aumento da arrecadação, como se o crescimento da economia dependesse apenas da vontade.

Filmes natalinos
A temporada de filmes natalinos está apenas começando, mas já tem um candidato para entrar na lista dos mais populares neste fim de ano. “Uma Invenção de Natal”, que estreou no fim de semana na Netflix, deve empolgar o público ao promover um musical dentro da festividade. E tem Forest Whitaker, vencedor do Oscar por O Último Rei da Escócia, no papel principal. O ator norte-americano vive Jeronicus Jangle, fabricante de brinquedos famoso por suas invenções
fantásticas, que decide abandonar o ofício após a morte da esposa e o furto do livro com as anotações de suas criações.

Filmes natalinos 2
O cenário de incerteza aumenta com a ameaça de Jangle ser despejado de sua loja. Mas a chegada da neta Journey (Madalen Mills) acaba trazendo magia e alegria para a vida dele. Juntos, eles farão uma viagem pela vida de Jangle, explorando sua imaginação para criar os brinquedos. A jornada da dupla é permeada também pela procura do boneco Don Juan Diego (Ricky Martin), que desapareceu junto com o livro. Mais do que uma aventura natalina, o filme dirigido por David E. Talbert (de Natal Quase Perfeito) explora números musicais coreografados.

Filmes natalinos 3
Além de muita dança, Uma Invenção de Natal traz mensagens positivas, como a importância da família e a chance de recomeçar a vida. A representatividade também é um destaque no filme: a maior parte do elenco é formada por atores negros.

Novidade para os alérgicos
A boa nova vem do Rio Grande do Sul. Uma das mais tradicionais indústrias moveleiras do Brasil, sediada naquele estado, está lançando um produto que promete atacar alguns dos gatilhos da rinite, asma e outras reações alérgicas. O segredo é uma das matérias-primas usadas: o polyvinyl, uma espécie de PVC, que tem composição à base de cloro-soda. Essa substância é usada, por exemplo, na água sanitária e, graças ao seu poder desinfetante, evita proliferação de bactérias e de fungos. O móvel Noca, abreviação de Nova Casa, foi desenvolvido pelo Grupo Sierra Móveis, cuja franquia de São Luís tem à frente Simone e Paulo André Santiago.

Para escrever na pedra:
“A angústia é a soma de nossas esperanças malcuidadas”. De Fabrício Carpinejar, poeta gaúcho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.