Cidades | Oportunidade

Ministério Público lança edital para seletivo de estágio

As vagas estão disponíveis para estudantes de administração, jornalismo, direito, informática e tecnólogo em segurança do trabalho; prazo para inscrições encerra nesta quinta-feira (19)
Com informações da Assessoria16/11/2020 às 09h25
Ministério Público lança edital para seletivo de estágioDivulgação

São Luís — O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) lançou, na última sexta-feira (13), edital para seletivo de estágio nas áreas de Administração, Direito, Informática, Jornalismo e Segurança do Trabalho (tecnólogo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.prt16.mpt.mp.br até a próxima quinta-feira (19).

O seletivo é para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reservas para a sede do MPT-MA, em São Luís (todas as áreas), e para as Procuradorias do Trabalho de Caxias e Imperatriz (somente Direito). Vale lembrar que o estágio da PTM de Caxias será cumprido em Teresina, devido à redistribuição temporária do órgão para PRT 22.

Ao preencher o formulário de inscrição, o interessado deve anexar arquivo eletrônico contendo declaração de matrícula ou histórico escolar emitidos pela instituição de ensino, que comprove a matrícula no período certo. Estudantes de Administração, Jornalismo, Direito e Informática precisam estar matriculados no quarto período ou posterior. Já estudantes de Tecnólogo em Segurança do Trabalho precisam estar no terceiro semestre ou posterior.

Somente serão admitidos no estágio os estudantes que comprovem ter concluído, na data da contratação, o mínimo de 40% da carga horária ou dos créditos exigidos pelo respectivo curso superior, independente do semestre em que estejam formalmente matriculados

Do total de vagas, 10% serão reservadas para pessoas com deficiência e 10% para cotas de minorias étnico-raciais. A comprovação da deficiência será feita mediante laudo médico. No caso do sistema de cotas, haverá entrevista e análise da renda familiar. 30% das vagas serão reservadas para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.

Instituições que podem participar

Poderão participar do seletivo os alunos das seguintes instituições de ensino conveniadas com o MPT-MA: CEST, ESTÁCIO DE SÃO LUÍS; FACAM; FESCEMP; IFMA; IFES; IMEC;UEMA; UNDB; UFMA; UNICEUMA; PITÁGORAS; AESPI – TERESINA; UNIFSA - TERESINA; FUESPI -TERESINA; ICEV – TERESINA; UNINOVAFAPI – TERESINA; UFPI – TERESINA; UNISULMA – IMPERATRIZ, FEST – IMPERATRIZ.

Aplicação das provas

Por conta da situação de pandemia ao qual o mundo inteiro enfrenta e com o objetivo de resguardar a segurança e saúde dos candidatos, a prova deste ano será aplicada em ambiente virtual, de forma integralmente remota.

A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 26 de novembro às 14h30 (data provável), em plataforma virtual. A plataforma cuja a prova será realizada vai ser divulgada através de edital publicado no endereço eletrônico da Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região, com antecedência mínima de três dias, ficando os candidatos obrigados a consultá-lo periodicamente.

Duração das provas

As provas de direito, tanto a objetiva quanto a discursiva, serão aplicadas conjuntamente e terão a duração total de 4 (quatro) horas. Já as provas objetiva e discursiva para as áreas de comunicação social (jornalismo), informática, administração e segurança do trabalho serão aplicadas conjuntamente e terão a duração total de 3 (três) horas.

Conexão de internet

No edital, de convocação para a aplicação das provas indicará, ainda, os endereços eletrônicos e os procedimentos necessários para o acesso à plataforma virtual a ser utilizada na realização das provas, assim como os requisitos básicos para conexão.

A Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região não se responsabilizará por falhas de ordem técnica dos computadores e dispositivos móveis utilizados pelos candidatos, bem como por falhas de comunicação, de conexão ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados durante a aplicação das provas.

Valor da bolsa

A jornada de estágio será de 20 horas semanais. Além da bolsa mensal de R$ 850,00, o estagiário receberá auxílio-transporte de R$ 7,00 por dia efetivamente estagiado. O MPT-MA também assegura recesso remunerado de 30 dias aos estagiários que recebem bolsa.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte