Conhecimento

Juíza do Idoso reúne-se com representantes das instituições da rede de apoio

Unidade judiciária foi instalada em julho deste ano e a magistrada solicitou a reunião para conhecer e estreitar as relações com órgãos e entidades que atuam no atendimento ao idoso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Reunião aconteceu em auditório localizado no Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís.
Reunião aconteceu em auditório localizado no Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís. (reunião)

São Luís - A juíza Lorena de Sales Rodrigues Brandão, titular da Vara Especial do Idoso e de Registros Públicos da Comarca da Ilha de São Luís, reuniu-se com representantes das instituições que integram a Rede Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa no Estado do Maranhão (Renadi-MA). A unidade judiciária foi instalada em julho deste ano e a magistrada solicitou a reunião para conhecer e estreitar as relações com órgãos e entidades que atuam no atendimento ao idoso.

A magistrada explicou, durante o encontro, que fará sistematicamente visitas às entidades, como atividade extraprocessual. "Quero conhecer a realidade de vocês; e que tenhamos contato próximo, mantendo diálogo permanente. Coloco-me à disposição para auxiliar e encontrarmos soluções de forma conjunta”, acrescentou. Lorena Brandão disse que o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, sensível às questões relacionadas aos idosos, instalou a primeira unidade judiciária especializada nessa área.

O titular da Promotoria de Justiça do Idoso, José Augusto Cutrim, disse que a reunião foi um ato inédito, possibilitado com a criação da vara especial. "É um desafio gigantesco e isoladamente não chegaremos a lugar nenhum", afirmou o representante do Ministério Público, ao se referir às demandas relativas aos idosos. O defensor Cosmo Sobral, do Núcleo da Pessoa Idosa da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e membro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, também destacou a importância da instalação da unidade judiciária e da atuação conjunta de todas as instituições que integram a rede.

Durante a reunião, realizada na última sexta-feira (13), no auditório do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a delegada de Proteção ao Idoso, Igliana Azulay, falou sobre as dificuldades da única delegacia especial de atendimento ao idoso no Maranhão, principalmente sobre questões de estrutura e carência de pessoal.

Socorro Serra, do Asilo de Mendicidade, ressaltou a importância da unidade judiciária especializada integrando a rede de apoio. Ela falou sobre o funcionamento do Asilo, entidade filantrópica, onde vivem hoje 27 idosos, sendo 14 mulheres e 13 homens.

O secretário adjunto de Proteção Social da Secretaria da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Alfredo Lima, disse que o órgão conta com uma estrutura formada por 20 unidades de CRAS e cinco CREAS; há 35 grupos de idosos acompanhados pela secretaria; uma instituição de longa permanência com capacidade para 30 idosos, inaugurada recentemente; uma para idosos com deficiência; além de uma casa de acolhida temporária. "Queremos que a política para o idoso não tenha descontinuidade e a rede tem um papel importante nessa garantia", afirmou.

A presidente da comissão estadual da Pessoa Idosa na OAB-MA, Deborah Cartágenes, parabenizou a juíza Lorena Brandão pela iniciativa de se reunir com todas as instituições da rede de apoio.

Presentes da reunião também os representantes dos conselhos Estadual e Municipal do Idoso, secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular e de Desenvolvimento Social, Comitê de Valorização da Pessoa Idosa (CVPI), Associação Brasileira de Alzheimer no Maranhão (ABRAZ-MA), Centro Integrado de Atendimento à Saúde do Idoso (CAISI), além de instituições públicas e privadas de longa permanência de idosos como Solar do Outono, Asilo de Mendicidade e Casa Happy.

A Vara Especial do Idoso e de Registros Públicos já recebeu 403 processos referentes a idoso, a maioria redistribuído da 8ª Vara Criminal de São Luís que era a unidade competente para julgar essas demandas. A Vara Especial tem competência para processar e julgar as medidas de proteção judicial dos interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis ou homogêneos do idoso, previstas na Lei nº 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso). É competente também para o processamento e julgamento dos crimes previstos na mesma Lei e registros públicos.

A unidade judiciária funciona no 4º andar do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). Além do e-mail secidoso@tjma.jus.br a vara também atende pelos telefones (98) 3194-5601/5599.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.