Beleza

7 erros para você não cometer antes de fazer Harmonização Facial

Tratamento é a promessa de um rosto mais rejuvenescido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(harmonização facial)

Rio - A Harmonização Facial está em alta. Esse é um procedimento estético que busca ressaltar a beleza das pessoas, trazendo um aspecto de rejuvenescimento e embelezamento, ou pelo menos é esse o objetivo. Nos últimos tempos, foram vários os relatos de pessoas que ficaram insatisfeitas após fazer o procedimento de Harmonização, que consiste em aplicações de produtos injetáveis com diferentes técnicas. Muitas dessas pessoas são famosas e, por isso, o procedimento foi ganhando ainda mais atenção.

Muitos dos casos de arrependimento e tentativas de reversão do procedimento são relacionadas à perda de identidade do paciente, que acaba por não se reconhecer mais no espelho. "Isso acontece quando o profissional não segue o formato e as características naturais da pessoa e acaba por padronizar o procedimento. Além disso, às vezes, o profissional também exagera na quantidade de produto, podendo causar o efeito conhecido como "pillow face", que é o aspecto de inchaço da face", conta a dermatologista, Simone Stringhini, com 30 anos de experiência.

Pensando nisso e para ajudar as pessoas a não se arrependerem do procedimento, Simone Stringhini listou 7 erros sobre o procedimento de Harmonização Facial que podem trazer insatisfação.

1- Decidir fazer o procedimento porque é moda, sem pensar bem antes

Fazer qualquer procedimento porque está na moda e não por algo específico que incomode é um grande problema. A moda é cíclica e, no caso da Harmonização Facial, pode demorar para desfazer o tratamento caso haja arrependimento. Além do custo elevado e alguns riscos, como todo procedimento.

Por isso, é importante pensar bem antes de fazer o procedimento e essa vontade deve ser motivada por algum incomodo que já existia na pessoa, pois, nesse caso, mesmo que a moda mude, o paciente estará satisfeito por ter corrigido algo que ele não gostava.

2- Tentar se encaixar num padrão de beleza e não respeitar as características naturais do rosto

O padrão de beleza atual se baseia em traços mais marcados no rosto, como a mandíbula, por exemplo, e os lábios mais volumosos. Com isso, muitas pessoas acabam fazendo a Harmonização Facial para tentar se encaixar nesse padrão, sem saber se as características naturais dela combinam com esses traços. Nesses casos, o resultado pode acabar frustrando as expectativas e ela pode até mesmo acabar perdendo suas características naturais e não se reconhecer.

É importante frisar que a Harmonização Facial não é como uma receita de bolo, que serve para todo mundo da mesma forma. Cada rosto tem seu formato e, por isso, o procedimento deve, não só levar isso em consideração, mas como base. Por isso é importante fazer a Harmonização Facial com um bom profissional, pois ele conseguirá identificar as características do paciente e, depois de entender suas queixas, ele poderá destacar o que a pessoa tem de melhor e corrigir o que a incomoda, mantendo a identidade dela.

3- Fazer harmonização e não cuidar da pele depois, achando que o procedimento irá resolver todos os problemas da pele

Agora está super em alta a prática do skincare, mas os dermatologistas já recomendam esses cuidados diários com a pele há muitos anos.

É importante entender que não adianta tentar rejuvenescer a pele com procedimentos estéticos pontuais e não continuar cuidando. O procedimento é muito importante, mas ele deve ser mantido por meio desses cuidados diários e de outros tratamento, que vão ajudar na saúde da pele e, consequentemente, na prevenção do envelhecimento.

A harmonização facial não trata manchas, não estimula colágeno, não melhora qualidade e textura da pele e não tem efeito lifting. Portanto, é preciso continuar cuidando da pele e associar outros tratamentos para cuidar desses aspectos da saúde.

4- Fazer o procedimento com profissionais não médicos e não pesquisar sobre o profissional antes de fazer

Há riscos em fazer a Harmonização Facial com profissionais não médicos.

Os médicos são treinados para saber proceder em caso de alguma intercorrência e tem o conhecimento técnico e científico para interceder e reverter qualquer intercorrência. Todo procedimento, mesmo que minimamente invasivo, apresenta riscos e por isso é importante realizá-lo com um médico, que é capaz de identificar, fazer o diagnóstico e resolver qualquer problema em decorrência do procedimento, que possa vir a acontecer.

Muitas vezes, quando há alguma complicação, as pessoas demoram para procurar o profissional médico para intervir e isso pode deixar sequelas. Por isso, pesquise bem o profissional antes de decidir realizar o procedimento.

5- Fazer o procedimento com profissionais com pouca experiência

O problema de fazer com profissionais pouco experientes é que a falta de prática pode fazer com que o resultado não seja o esperado, pois a prática leva ao aprimoramento. Então, quanto maior a experiência, provavelmente, melhores serão os resultados.

6- Não utilizar produtos temporários, como o ácido hialurônico. Utilizar produtos definitivos como o PMMA

Existem alguns produtos que podem ser utilizados para preenchimentos no tratamento da Harmonização Facial. O mais seguro e recomendado é que se utilize o Ácido Hialurônico, pois essa é uma substância temporária, ou seja, aos poucos ela é reabsorvida pelo organismo e, por isso, é mais segura, ao contrário do PMMA, que também pode ser utilizado mas não é absorvido e, portanto, o procedimento não pode ser revertido.

Além disso, o Ácido Hialurônico é uma substância presente no nosso organismo, sendo biocompatível e, por isso, apresenta menos risco.

O PMMA era muito usado há alguns anos atrás mas, hoje em dia, poucos profissionais ainda utilizam por conta dos riscos. Também percebeu-se que, a longo prazo, essa substância pode formar granulomas no rosto, que parecem nódulos e são difíceis de serem removidos, pelo fato do material ser permanente.

Com o Ácido Hialurônico é possível retirar o produto logo que aplicado, através de uma enzima chamada hialuronidase, que irá dissolver o ácido hialurônico. Outra opção é esperar que a substância seja totalmente absorvida, o que leva mais ou menos um ano.

7- Usar muito produto ou volumizar demais

A Harmonização Facial e o Botox se popularizaram muito nos últimos tempos e com isso muitos profissionais de outras áreas começaram a realizar os procedimentos.

Alguns desses profissionais acreditam que os procedimentos se baseiam apenas em preencher os sulcos do rosto, mas os estudos dermatológicos mais recentes mostram que não é necessário volumizar tanto para ter um bom resultado, pelo contrário. Quando há muita flacidez, o melhor tratamento é associação, ou seja, um uso combinado de procedimentos, como: Lasers, Bioestimuladores de Colágeno e Preenchimento em alguns pontos específicos. Então, para se obter melhores resultados, o mais recomendado é fazer uma associação de tratamentos que vão cuidar da saúde da pele como um todo, além de trazer o embelezamento.

Esse exagero na quantidade de produtos traz como efeito o chamado "Pillow Face", que é o rosto inchado e o aspecto artificial. Além disso, a grande quantidade de produto injetado aumenta os riscos de infecção e outras complicações. O ideal é que o profissional utilize no máximo 4 ou 5 seringas por sessão e que o tratamento total utilize, no máximo, 16 seringas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.