Eleições 2020

20 mil candidatos disputam o voto dos maranhenses neste domingo

Números do TSE mostram que eleições no estado devem ser acirradas

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Comparecimento do eleitor ainda é incerto devido a pandemia de Covid-19
Comparecimento do eleitor ainda é incerto devido a pandemia de Covid-19 (Urna eletrônica)

MARANHÃO - Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 20.005 estão aptos a serem votados neste domingo pelo eleitorado maranhense. Em disputa 217 vagas de prefeito e vice e 2.427 vagas nas câmaras municipais do estado. Poderão ir às urnas 4.758.629 maranhenses. Contudo, alguns analistas preveem um alta índice de abstenção por conta da pandemia de Covid-19.

Se fosse um concurso público em que os candidatos são escolhidos por mérito pessoal, a eleição de vereador no Maranhão teria uma concorrência de 7,91/candidato por vaga. Bem menor, a disputa nas prefeituras tem uma concorrência de 3,64/candidato para cada cargo.

Os maiores partidos do Maranhão em número de candidatos são PDT e PL. Ambos comandados pelo senador Weverton Rocha (PDT) e deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) no estado. Os partidos possuem cerca de 1800 postulantes a algum tipo de cargo nas eleições deste ano. Sozinhas, as duas legendas respondem por mais de 15% de todas as candidaturas no estado.

SÃO LUÍS

Na capital maranhense disputam o cargo mais alta da administração municipal os candidatos Eduardo Braide (Podemos), Neto Evangelista (Democratas), Duarte Jr (Republicanos), Bira do Pindaré (PSB), Rubens Jr (PCdoB), Yglesio Moyses (PROS), Jeisael Marx (REDE), Sílvio Antônio (PRTB), Franklin Douglas (PSOL) e Hertz Dias (PSTU).

Na capital maranhense serão 31 vagas de vereador em disputa para, segundo dados do TSE, em disputa por 943 candidatos. O número de candidatos por vaga, em comparação à média no resto do estado, sobe para mais de 500% em São Luís e chega a 30,42/candidato por vaga.

Com os fins das coligações nas eleições de vereador, os partidos agora são obrigados a disputar sozinhos a eleição proporcional. A lei eleitoral permite um total de 150% do total do número de vagas. Neste caso, arredondando-se para cima como exige a legislação, cada partido poderia lançar 47 candidatos.

Entre as legendas que mais lançaram candidatos na capital maranhense estão respectivamente o PSL, PRTB, PSL, Patriota, PL e Avante. O partido com o menor número de candidatos foi o PROS, com apenas 6 candidaturas. Ele foi seguido por PSTU (8), NOVO (9), PSOL (16) e o tradicional MDB (18).

Até que as urnas sejam fechadas é impossível saber qual será o coeficiente eleitoral a ser alcançado por cada legenda para eleger seus vereadores. O coeficiente consiste no número de votos válidos dividido pelo total de vagas na Câmara de São Luís. Ainda por conta da abstenção, é esperado que este número fique entorno de 15 mil votos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.