eleições 2020

Quase 700 mil eleitores vão às urnas para eleger novo prefeito de São Luís

Eleitores vão às urnas para decidir quem comandará os rumos da capital do estado entre os anos de 2021 e 2024; Edivaldo Holanda Júnior encerra segundo mandato em dezembro

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Urnas)

SÃO LUÍS - Seiscentos e noventa e nove mil, novecentos e cinquenta e quatro eleitores aptos ao voto na capital, vão às urnas neste domingo para escolher o novo prefeito de São Luís. O pleito será iniciado oficialmente às 7h [com horário preferencial para idosos até as 10h] e se estenderá até às 17h.

Na disputa, 10 candidatos a prefeito disputam o eleitorado ludovicense. Tratam-se de Eduardo Braide (Podemos); Duarte Júnior (Republicanos); Neto Evangelista (DEM); Rubens Júnior (PCdoB); Bira do Pindaré (PSB); Jeisael Marx (Rede); Yglésio Moyses (PROS); Franklin Douglas (PSOL); Hertz Dias (PSTU) e o Silvio Antonio (PRTB).

Primeiro colocado em todas as pesquisas de intenções de votos, Eduardo Braide defende uma candidatura contra um grupo político que atua há pelo menos duas décadas em São Luís e se coloca como adversário do governador Flávio Dino (PCdoB).

Em 2016 Eduardo Braide disputou pela primeira vez a Prefeitura de São Luís e conseguiu levar o pleito para o segundo turno contra o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que em dezembro conclui o seu segundo mandato.

Num segundo pelotão, na briga por espaços num eventual segundo turno [como também mostram as pesquisas], aparecem Duarte Júnior, Neto Evangelista e Rubens Júnior. Destes, apenas Evangelista já disputou uma eleição majoritária. Em 2012 ele foi candidato a vice-prefeito na chapa de João Castelo.

Todos eles integram uma espécie de consórcio do Palácio dos Leões e acirraram o debate nas últimas semanas, com trocas de graves acusações, provocações e até bate-boca em debates e em seus perfis, em rede social.

Também integra o bloco de candidatos diretamente ligados a Flávio Dino, Bira do Pindaré, Jeisael Marx e Yglésio Moyses. Esse último, contudo, desagradou o Palácio dos Leões ao rechaçar abertamente atuar sob a tutela do comunista na sua campanha eleitoral.

Silvio Antonio defende uma candidatura mais ligada ao campo do conservadorismo e atrela o seu nome a o do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Franklin Douglas defende em seu discurso a quebra de um ciclo político tradicional na capital, e Hertz Dias aponta para uma administração sustentada no princípio de revolução socialista.

Número dos candidatos
Saiba que número cada candidato utilizará nas urnas


Eduardo Braide 19
Duarte Júnior 10
Neto Evangelista 25
Rubens Júnior 65
Bira do Pindaré 40
Yglésio Moyses 90
Jeisael Marx 18
Franklin Douglas 50
Hertz Dias 16
Silvio Antonio 28

Eleitores de Paço, Ribamar e Raposa também escolhem prefeito

Nos outros três municípios que integram a Ilha de São Luís: Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, os eleitores também vão às urnas para escolher o gestor que comandará cada município, a partir de janeiro de 2021.

Em Paço, disputam a eleição os candidatos: Paula (PCdoB); Karla Maria (PSC); Fred Campos (PL); Francisco Neto (PSL); Ednaldo Moura (DC) e Bamal do Iguaíba (PV).

Paula disputa a reeleição. Ela foi eleita vice-prefeita do município em 2016, e assumiu o comando da máquina em 2019 após o então prefeito, Domingos Dutra, ter sido acometido por um AVC.

Em São José de Ribamar a eleição conta com seis candidatos: Dr. Julinho (PL); Eudes Sampaio (PTB) - que disputa a reeleição para o cargo -; Beto das Vilas (Republicanos); Edson Júnior (MDB); Jota Pinto (PDT) e Magão (PSOL), que até o fechamento desta edição aguardava o julgamento de um recurso, na Justiça Eleitoral, pelo indeferimento do seu registro de candidatura.

Já em Raposa quatro candidatos disputam o comando da máquina para a gestão 2021-2024: Andréa da Colônia (PSD); Eudes Barros (PL); Ocileia Fernandes (PSDB) e Padre Antonio Abençoado (Solidariedade). Todos têm registro deferido pela Justiça Eleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.