Estado Maior

Projeto de poder

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

A eleição para a Prefeitura de São Luís neste domingo é encarada como um fator decisivo nas pretensões políticas do governador Flávio Dino. A “vitória” no pleito com qualquer de seus candidatos é encarada como um projeto de poder indispensável e que mira 2022.

No quesito “vitória” leia-se, pelo menos neste primeiro momento, apenas a consolidação de espaços para a disputa de um eventual segundo turno - seja com Neto Evangelista, Duarte Júnior ou Rubens Júnior -, já que o líder em todas as pesquisas de intenções de votos é o seu adversário, Eduardo Braide.

Então, pergunta o leitor mais “desavisado”, qual seria de fato o interesse de Flávio Dino na eleição para a Prefeitura de São Luís? Ora, Dino pretende chegar
em 2022 como pré-candidato consolidado à Presidência da República.


E para chegar bem num cenário de disputa presidencial, é óbvio que ele precisa - além de numerosos fatores, a exemplo de uma conjuntura de articulação e
apoios nacionais -, de um forte aliado na capital do estado que governa, independentemente de parcerias institucionais que podem ou não ser estabelecidas.

O fator político, neste caso, tem um peso inquestionável. Mas, não se trata só disso. Dino pretende consolidar um grupo político no Maranhão por pelo menos 20 anos.

Por isso, para Flávio Dino, um passo de cada vez é a meta. E o passo do momento é vencer as eleições no maior número de cidades possível. São Luís, nesse contexto, é indispensável. Daí o empenho e um esforço descomunal para instituir um consórcio de candidatos na capital maranhense.

Efeito
E esse esforço parece ter surtido efeito. A última pesquisa Ibope/TV Mirante mostra que a disputa em São Luís caminhará para o segundo turno.

Eduardo Braide, com um percentual melhor que a pesquisa anterior, se distanciou do que tinha antes de começar a campanha que chegava acima dos 50%.

Na última pesquisa Ibope/TV Mirante, Braide aparece com 37%. Há uma semana, ele tinha 36%. Nada demais. Uma oscilação dentro da margem de erro.

Segundo colocado
Os ataques da última semana que sofreu o candidato do Republicanos, Duarte Júnior, parecem ter surtido efeito. Segundo o Ibope, Ele perdeu cinco pontos, um pouco além da margem de erro.

Quem cresceu foi Neto Evangelista (DEM), cuja coligação tentou sufocar de todas as formas a campanha de Duarte.

Mas pelo ataque soviético promovido pelo grupo de Evangelista, pedetistas, democratas e outros esperavam ele já mais distante de Duarte Júnior. Ficou no empate.

Risco
Isolado dentro do grupo governista, o deputado federal e candidato Bira do Pindaré corre o risco de sair menor do que entrou nesta eleição.

Na pesquisa Ibope/TV Mirante, o candidato aparece em quinto lugar, com 6%. Esse percentual é o que ele recebeu de votação para deputado federal em São Luís.

Bira foi um dos pilares da oposição na Assembleia Legislativa na ocasião em que Dino buscava se eleger governador, em 2014. Hoje, amarga duro e implacável afastamento.

Menor
Quem deve sair menor da campanha também é o candidato Rubens Júnior (PCdoB).

Mesmo sendo o candidato do governador Flávio Dino, a pesquisa Ibope/TV Mirante mostra que o comunista não chegou a 2 dígitos.

Mesmo usando o nome de Dino e do ex-presidente Lula, Rubens Júnior - que historicamente sempre teve voto no interior do estado - parece não ter conseguido convencer o eleitor de São Luís.

Tudo certo
O candidato a prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PP), está com o pedido de registro deferido pela Justiça Eleitoral. Ou seja, está apto
a concorrer ao pleito neste domingo.

O candidato pediu à Justiça Eleitoral uma certidão sobre sua condição na disputa para barrar a fake news que circula na internet de que ele não poderá concorrer.

A certidão, emitida pelo juíz da 47ª Zona Eleitoral do Maranhão, mostra que Dr. Julinho vai concorrer à eleição pela Prefeitura de São José de Ribamar.

DE OLHO

R$ 7,5 milhões FOI O VALOR do Tesouro Estadual na obra em parceria com o Iphan de revitalização do prédio da antiga RFFSA entregue na sexta-feira.

Polêmica em curso
A polêmica sobre o suposto exame de Covid-19 de Duarte Júnior ganhou novo capítulo. Desta vez, o vice-presidente da Assembleia, o pedetista Glaubert Cutrim, publicizou informação do diretor do Lacen confirmando que Duarte fez exame no local.

Duarte Júnior reagiu imediatamente voltando a negar que tenha feito exame e atribuiu a questão a armações que teriam sido feitas pelo PDT.

E diante de toda a polêmica, a Secretaria de Saúde, por meio de Carlos Lula, seria a única que poderia terminar com a novela dizendo se o exame é verdadeiro ou falso.

E MAIS

• Se consolidado um cenário de segundo turno em São Luís após o pleito deste domingo, O Estado vai sabatinar os dois candidatos que estarão na
disputa pelo Executivo.

• O Portal Imirante, em parceria com O Estado, também realizará um debate entre os dois candidatos a prefeito. O primeiro debate foi um sucesso
em visualizações e repercussão.

• A TV Mirante também deve realizar debate com os candidatos a prefeito de São Luís, em caso de segundo turno; não houve debate no 1º turno
por decisão da Rede Globo, em todas as capitais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.