Eleições 2020

Maranhão está pronto para as eleições neste domingo

Para isso, a Justiça Eleitoral priorizou o planejamento prévio e, com a confirmação da data pela Corte máxima em julho deste ano, colocou em prática a preparação

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

[e-s001]São Luís - Neste domingo (15) – feriado de proclamação da República – o país escreverá mais uma página de sua história. Será a hora de organizar e aplicar na prática um complexo processo eleitoral com todos os cuidados normalmente necessários para a logística (transporte de urnas, verificação da situação eleitoral dos cidadãos, dentre outros) e ainda com a aplicação de medidas para a segurança dos eleitores contra o coronavírus.

Por isso, a Justiça Eleitoral priorizou o planejamento prévio e, com a confirmação da data pela Corte máxima do país em julho deste ano, colocou em execução a preparação. A capacitação dos técnicos do serviço, a mobilização para a aquisição de materiais e a reuniões com os responsáveis pelas campanhas e partidos políticos nortearam o trabalho, em especial, no Maranhão.

No estado, de acordo com a direção da Corte, tudo está pronto para a promoção do pleito. Neste sábado, as seções recebem os últimos detalhes e a partir das 7h deste domingo (15), os eleitores poderão escolher os seus futuros representantes municipais.

O Estado acompanhou nas últimas horas o trabalho da Justiça Eleitoral. São servidores e colaboradores em geral unidos em prol da garantia constitucional do voto. No Fórum da capital, o ritmo era intenso na semana final de trabalhos. “Nossos funcionários estão dia e noite empenhados para garantir o cumprimento de todas as questões voltadas para a organização das eleições. Incluindo o transporte de materiais para as seções”, garantiu o diretor do Fórum Eleitoral de São Luís, José Nilo Ribeiro Filho.

Para manter os profissionais ativos e motivados, o TRE busca a capacitação. No Fórum, situado na Cohama, a servidora Karine Vasconcelos orienta os administradores do prédio que receberão seções. Em outro departamento no mesmo local, a servidora Nayara Santos, do TRE, orienta Gilma Silva, que será pela primeira vez presidente de Mesa em eleição.

Neste último trabalho, o TRE orienta sobre o momento de inclusão dos dados do eleitor na urna (via número do título) e condução deste na parte interna da seção. “O grande desafio será manter contato com o eleitor sem necessariamente estar próximo a ele”, disse Gilma Silva.

A Justiça Eleitoral, por sua vez, cita que apesar dos ajustes necessários em virtude do coronavírus, a maior parte das regras será a mesma. “Quanto aos acessórios de prevenção ao vírus, são fundamentais. Porém, a assinatura do livro de votação e liberação da urna serão procedimentos que seguirão ao mesmo ritmo de outros pleitos”, disse Nayara Santos.

Circulação de informações

Outra atividade a qual O Estado acompanhou às vésperas do pleito foi quanto ao uso das mídias de resultado, dispositivos incluídos nas urnas eletrônicas que armazenam os dados dos aparelhos. O servidor e chefe do Cartório da 2ª Zona Eleitoral, Juliano Cassas, mostrou como se dá o processo. Após a retirada da mídia da urna, este dispositivo é levado via transporte para o Fórum, na Cohama, ou para a sede do TRE, situada na Areinha.

Em seguida, é colocado no servidor único destes locais para a catalogação dos dados. “É um processo rápido, a mídia lembra o formato de um pendrive. Portanto, este procedimento dá celeridade à apuração. Mas é preciso testar mídias e servidores com antecedência”, afirmou.

[e-s001]Abrindo o jogo - Tayrone Silva -presidente do TRE

“Fazer cumprir com as regras de segurança sanitária é o maior desafio da Justiça”

Em entrevista exclusiva à O Estado, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), Tyrone Silva, disse que o pleito deste domingo (15) será um “sucesso”. Para ele, a Corte se preparou com antecedência para o cumprimento das regras sanitárias. De acordo com o desembargador, o eleitor pode votar de forma tranquila que o zelo contra o coronavírus será pleno. Ele pediu ainda a colaboração dos eleitores para que compreendam o trabalho dos servidores do órgão nas seções.

Qual o maior desafio para a Justiça Eleitoral na organização de um pleito em meio à pandemia?

O maior desafio [da Justiça Eleitoral] está relacionado às questões da pandemia, no estabelecimento das medidas de segurança, de cuidado com o eleitor e com nossos colaboradores. É preciso convencer os mesários por exemplo de que se trata de uma eleição diferente, com cuidados específicos. É importante frisar ainda que a Justiça Eleitoral priorizou a preparação maciça dos colaboradores para que os mesmos afastem quaisquer riscos aos eleitores.

Recentemente, a Justiça realizou uma eleição simulada na cidade de Lima Campos, como forma de tomar ciência acerca do cumprimento, na prática, das regras sanitárias. Como o senhor avaliou este trabalho?

Avalio de forma positiva porque tivemos no referido município uma experiência boa, de maneira real de como se devem realizar as eleições em nosso estado. Verificamos também a dinâmica do trabalho dos mesários, do acesso dos eleitores, da votação, da assinatura do caderno de votação, da leitura dos documentos, enfim, foi uma experiência extraordinária que vai ajudar demais o nosso trabalho nas eleições.

Quanto ao processo de campanha, como a Justiça Eleitoral avalia? Os candidatos seguiram às orientações técnico-sanitárias?

A impressão que estou tendo é que sim. Tivemos algumas questões no início da campanha com excessos, mas em geral eu tenho acompanhado um certo comportamento regrado dentro daquilo que foi orientado. Eu não vi qualquer exagero, acho que os eleitores e candidatos estão tendo o cuidado de forma razoável.

Qual a expectativa do Tribunal quanto ao pleito deste domingo?

Sem dúvida, a melhor possível. A Justiça está com tudo preparado, desde o trabalho para disponibilização dos espaços de votação à capacitação dos nossos técnicos e contato com instituições parceiras que prestam serviços importantes para garantir uma votação segura. Estamos terminando apenas o trabalho de preparação das urnas nas seções, recentemente os dispositivos foram lacrados em audiência, o que garante a lisura e seriedade do pleito. Até o momento, deu tudo certo e assim será neste domingo.

Há alguma estimativa da Corte quanto ao término do processo de apuração?

Com base na nossa equipe técnica e, principalmente, considerando que a eleição não deverá ter quaisquer problemas logísticos nas seções, creio que a partir das 8 horas da noite deste domingo, se não estiver totalmente concluída, estará bem encaminhada na maior parte das cidades maranhenses.

SAIBA MAIS

Dicas ao eleitor e a voluntários

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TRE), com base nos protocolos sanitários elaborados pela Corte a partir do respaldo técnico dos órgãos voltados à saúde pública nacional, os mesários receberão álcool em gel de uso individual e viseiras plásticas. Em seguida, a orientação é para o descarte dos produtos usados na lixeira. Seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), a máscara deve ser trocada a cada quatro horas.

Cada local de votação tem as suas peculiaridades, dependendo dos espaços físicos e outros aspectos. Em regra, o (a) eleitor (a) será orientado (a) a não jogar fora a sua máscara na seção.

Caso alguém insista, receberá a instrução para higienizar as mãos e descartar o produto na lixeira do banheiro, dentro de alguma proteção, com um saco plástico ou enrolado em papel toalha. Em seguida, ele (ela) deverá desinfetar as mãos com álcool 70% ou com água e sabão.

Justificativa

Ainda segundo o TRE, caso haja necessidade de justificativa, o eleitor também poderá fazê-lo pelo aplicativo e-título no dia da votação, entre 7h às 17h, desde que ele (ela) esteja fora de seu domicilio eleitoral. Outra opção é até 60 dias após a eleição pelo sistema Justifica do TSE (justifica.tse.jus.br) ou no cartório eleitoral.

Garantia de fornecimento de energia

Para que faltas de energia sejam evitadas nos locais estratégicos, o TRE no estado disponibilizou 31 Juntas Especiais e 109 Juntas em Cartórios, com seus respectivos endereços e contas contrato, mapeados e inspecionados pela Equatorial Maranhão. Foram realizadas também manutenção nos circuitos dessas juntas e nos cartórios.

A Equatorial Maranhão estará acompanhando e monitorando na parte interna do TRE, em tempo real, todas as ocorrências do sistema elétrico até o final da apuração dos votos no Estado, no dia 15 deste mês (primeiro turno) e, caso necessário, no dia 29 deste mês (segundo turno).

Além disso, a Central de Atendimento 116 também estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso. Mais de mil profissionais da Equatorial Maranhão estarão mobilizados neste domingo (15).

Segurança nas eleições

Segundo o TRE, com base em reunião realizada entre as forças de segurança pública e a Justiça Eleitoral no fim do mês passado, o comando da Polícia Militar do Maranhão (PM) informou que serão gastos quase R$ 2,5 milhões com diárias e transporte, entre outras despesas. No total, cerca de 6,8 mil policiais atuarão no pleito no Estado.

Eleição simulada

No dia 16 deste mês, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou na cidade de Lima Campos (distante cerca de 260 quilômetros da capital, São Luís), uma eleição simulada.

Na ocasião, foram convidados 2.903 eleitores para testarem o funcionamento do Plano de Segurança Sanitária no processo de votação. Foi avaliada ainda a atuação de eleitores e mesários.

Lima Campos registra 10.569 eleitores aptos a votar em 2020, distribuídos em 33 seções eleitorais. Para a simulada, foi escolhido um único local de votação, onde 28 mesários foram treinados e trabalharam em 9 seções eleitorais que funcionaram das 7h às 12h.

Durante toda manhã, foi possível avaliar mesários e eleitores com relação aos procedimentos exigidos e adotados pelo Tribunal Superior Eleitoral para o pleito deste ano. Além das ações que envolvem a votação, mesários foram capacitados.

Fala-povo

Você está informado sobre as regras que devem ser seguidas pelo (a) eleitor (a) nas seções este ano em uma eleição com pandemia?

“Com certeza, sei que é para ir de máscara, levar minha caneta, manter distância dos mesários e ainda tentar votar no horário prioritário para minha idade”

Irenice Verde, aposentada, 63 anos

“Ainda estou um pouco perdida, vou me informar somente na véspera ou com amigos que puderem me dar estas informações”

Amanda Caldas, auxiliar administrativa, 24 anos

“Sei sim, as regras são aquelas que eu pelo menos já sigo no meu dia-a-dia, principalmente quanto ao uso de máscaras”,

Rafael Rocha, 27 anos, Auxiliar de Serviços Gerais

Dicas ao eleitor

  • Uso de máscara é obrigatório
  • Manter a distância mínima de um metro entre uma e outra pessoa
  • Evitar levar as mãos ao rosto
  • Evitar contato com outras pessoas (apertos de mão e abraços devem ser evitados)
  • Usar álcool gel antes de votar
  • Levar a própria caneta
  • No caso dos idosos, atentar-se para o horário prioritário

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.