Hoje é dia de...

Dia Mundial da Gentileza

Especialista explica os benefícios que essas pequenas atitudes fazem para o corpo e mente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

"Posso ir ao supermercado para você?”. Foi esse o bilhete que a gerente de empresas, Fernanda Cunha, colocou no mural informativo do condomínio onde mora, durante o lockdown em São Luís. “A ideia veio de um tio de uma amiga minha lá de Belo Horizonte (MG), que fez a mesma ação. Quando tomei conhecimento do que ele havia feito, fiquei refletindo sobre o que e como eu também poderia fazer para ajudar o próximo diante dessa situação”, esclareceu.

A atitude da gerente e seus amigos, lembrada nesta sexta-feira (13), Dia Mundial da Gentileza, nos faz acreditar em uma sociedade mais preocupada com o próximo.

Para a psicóloga Celiane Chagas, do Hapvida Saúde, a gentileza é a base para qualquer relacionamento social. “Ser gentil e se colocar no lugar do outro, ser sensível a dor e estender a mão para ajudar. A doença trouxe uma sensação de fragilidade, vulnerabilidade e impotência nas pessoas, por ser uma condição que pode afetar a todos e afetar de forma fatal aqueles que estão no grupo de risco. Por isso, muitas pessoas passaram a colocar em prática a empatia e a gentileza, justamente por entender que a união nesse momento pode ser uma das principais estratégias para minimizar os impactos do vírus”, frisou a especialista.

Bilhete deixado no condomínio
Bilhete deixado no condomínio

Praticar atos gentis no dia a dia é bom não só para quem recebe, mas para quem faz. Foi o que mostrou um estudo divulgado por psicólogos da Universidade de Sussex, no Reino Unido. Ao analisarem imagens do cérebro de mais de mil pessoas durante a tomada de decisões gentis, os pesquisadores perceberam que a generosidade ativa de forma surpreendente a área responsável pela sensação de recompensa.

“Numa experiência prazerosa, o cérebro produz um neurotransmissor chamado dopamina, que ativa o sistema de recompensa, localizado na área onde temos muita força de sobrevivência, que nos leva à ação. Gerando o sentimento de satisfação aos ser gentil”, explicou a psicóloga.

Ser gentil ajuda ainda a estabelecer laços, pois cria uma ordem mais afetiva com os outros. "Uma sequência de reações amistosas gera um ambiente acolhedor provocando uma sensação de bem-estar. Por isso, a gentileza tende a deixar as pessoas mais felizes”, contou Celiane Chagas.

Psicóloga Celiane Chagas, do Hapvida Saúde
Psicóloga Celiane Chagas, do Hapvida Saúde

SAIBA MAIS

Agora que você já conhece os benefícios se ser gentil, que tal fazer uma lista de gentilezas e colocar em prática? A sua atitude não vai mudar só o seu dia, como também o de todos que o rodeiam. Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos 10 ações simples para celebrar o Dia Mundial da Gentileza. Veja:

  • Ceda seu lugar no ônibus para quem está em pé ao seu lado.
  • Ofereça ajuda para alguém mais velho
  • Abra a porta para alguém entrar primeiro
  • Peça desculpas
  • Elogie o trabalho de alguém
  • Compartilhe seu guarda-chuva com um estranho
  • Seja o ouvido amigo para alguém que tenha um problema
  • Doe coisas que não servem mais para quem mais precisa
  • Cumprimente as pessoas com sorriso: bom dia, boa tarde, ou boa noite
  • Envie uma mensagem positiva para quem você admira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.