Treinamento

Foguete teve sequência de lançamento interrompida no CLA

O lançamento do (FTI) faz parte da Operação Águia; pequeno incêndio causado pela interrupção foi rapidamente controlado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(foguete FTI)

SÃO LUÍS – Um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) teve sua sequência de lançamento interrompida, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), nesta quinta-feira, 12. A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação do CLA

De acordo com o CLA, todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos. É importante ressaltar, que o CLA faz diversos lançamentos de testes, e o que houve com lançamento interrompido é perfeitamente normal.

“Após a interrupção do lançamento, houve um pequeno incêndio, que foi prontamente controlado pelo pelotão contra incêndio. Uma comissão será designada para apurar as causas da ocorrência”, afirmou o Centro, em nota.

O lançamento do (FTI) faz parte da Operação Águia, que ocorre desde o dia 09 de novembro, e tem como objetivo o adestramento das equipagens operacionais do CLA, bem como o teste de equipamentos em solos associados às operações de lançamento em Alcântara.

Outros lançamentos

O último lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) ocorreu em junho deste ano, com o veículo atingindo uma altitude máxima (apogeu) superior de 30 quilômetros em 1min15seg. Em um total aproximado de 2min44seg de tempo em voo até o término do rastreio sobre a costa alcantarense.

O FTB utiliza combustível sólido e é estabilizado por quatro hastes aerodinâmicas. O sistema de lançamento emprega um casulo reutilizável que pode ser novamente empregado em outras operações para integração do veículo junto à plataforma de lançamento.

A Operação Falcão, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), é a primeira a ser realizada no CLA no ano de 2020 e, neste lançamento, não havia carga útil cientifica

“Destaca-se na Operação Falcão a operacionalidade do Centro, treinamento de equipes e meios, sendo essa operação voltada principalmente para a preparação para atividades de grande porte”, afirma o diretor do CLA, coronel aviador Marcello Correa de Souza.

A operação iniciou no dia 22 de junho deste ano, seguindo com os procedimentos de segurança de interdição e esclarecimento de área marítima, patrulhamento terrestre e aviso aos navegantes para a comunidade pesqueira local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.