Votação

Mais de 10 mil policiais trabalharão no dia das eleições municipais

Maior parte dos policiais será encaminhada ao interior do estado, principalmente nas cidades com histórico de ocorrências ou grande número de eleitores

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Como nos pleitos anteriores, policiais militares garantirão tranquilidade nas seções eleitorais do estado
Como nos pleitos anteriores, policiais militares garantirão tranquilidade nas seções eleitorais do estado (eleições 2010)

São Luís - Um total de 10.626 policiais militares e civis atuarão em todo o Maranhão durante o primeiro turno das Eleições 2020, que será realizado neste domingo, 15, com o objetivo de garantir a segurança do processo eleitoral e das pessoas que votarão. Somente policiais civis serão empregados 626, dos quais 570 irão atuar no interior. O segundo turno, caso haja, vai ocorrer apenas na capital, por ser a única cidade maranhense com mais de 200 mil eleitores.

O delegado-geral da Polícia Civil, Armando Pacheco, informou ontem, em entrevista à imprensa, que a maior parte dos policiais vai atuar no interior do estado, principalmente nas cidades que apresentam maiores ocorrências, como Bom Lugar, Serrano do Maranhão, São Domingos do Azeitão, Apicum-Açu, Centro Novo, Caxias, Dom Pedro, Cururupu e outros. “Os policiais se deslocaram para o interior do estado nesta sexta-feira, 13, e ficarão até segunda-feira, 16. Inclusive, o comando da Polícia Civil já enviou reforço policial para alguns municípios que apresentaram ocorrências relacionadas a campanha eleitoral”, frisou Armando Pacheco.

Ele ressaltou que no pleito eleitoral deste ano foram disponibilizados 16 policiais civis, entre dois delegados, dois escrivães e 12 investigadores, para concederem apoio aos policiais federais, em caso de necessidade, e ficarão de prontidão na sede da Superintendência de Investigações Criminais (Seic). “A investigação de crime eleitoral é de competência da Polícia Federal, mas, no dia das eleições, a Polícia Civil vai conceder o apoio aos policiais federais, principalmente, no interior do estado”, afirmou o delegado.

Pacheco ainda contou que foram destinados 40 policiais para trabalharem nos cinco Plantões da Polícia Civil da Grande Ilha. Entre eles, cinco delegados, cinco escrivães e 30 investigadores. E o plantão da sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) funcionará normalmente para apurar os crimes de latrocínio e assassinato.

Polícia Militar
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informou que mais de 10 mil policiais militares foram destacados para atuar nas eleições do dia 15. O plano será dividido em três fases, entre elas, o envio de reforço ao interior, segurança no dia da eleição e totalização dos votos.

A distribuição prioriza cidades com histórico de ocorrências ou grande número de eleitores como Imperatriz, Bom Lugar, Lago da Pedra, Tuntum, Santo Amaro, São José de Ribamar, Caxias, Dom Pedro, Timon, Magalhães de Almeida, região de Cururupu a Apicum Açú e toda a extensão da BR-316 (Santa Inês a Gurupi) estão entre as localidades que já receberam apoio e os policiais já estão atuando.

Mais de sete mil militares já se deslocaram na quinta-feira, 12, aos municípios do interior para atuarem em apoio ao efetivo local e antecipadamente ao dia da eleição. A polícia informou que essa é a primeira fase do plano de ação da Segurança Pública.

Na segunda etapa, que vai ocorrer no dia da votação, as viaturas serão posicionadas nas proximidades dos postos de votação. Outra equipe militar vai atuar a pé, em motocicletas e a cavalo, no monitoramento dos locais e entorno, para garantir a segurança e tranquilidade ao longo do dia.

No momento da totalização dos votos, segue a terceira etapa do plano de ação, com a manutenção de militares nas zonas eleitorais, acompanhando a apuração até seu encerramento. A operação tem foco no combate a situações de crime eleitoral, na realização de abordagens em busca de drogas e armas e na garantia da tranquilidade do cidadão durante o voto.

O trabalho é desenvolvido seguindo diretrizes da Justiça Federal e obedecendo normas de combate ao novo coronavírus. Integram a operação grupamentos da Polícia Militar – Centro Tático Aéreo (CTA), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (BOPE); efetivo da Polícia Civil, coordenando investigações; e o Corpo de Bombeiros no atendimento a ocorrências.

SAIBA MAIS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificará o policiamento nas estradas federais que cortam o Maranhão por ocasião das eleições 2020. O reforço deve iniciar na sexta-feira, 13, para garantir a segurança de quem trafega nas rodovias e além de outras atribuições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.