Eleições 2020

LACEN confirma que Duarte Jr realizou exame para Covid-19

Deputado Glaubert Cutrim apresentou certidão do laboratório; Duarte nega e diz que certidão é "mais uma mentira"

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

SÃO LUÍS - O deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT) divulgou certidão do Laboratório Central (LACEN) que confirma realização de exame pelo deputado estadual Duarte Jr (Republicanos) para detecção da Covid-19. Candidato à Prefeitura de São Luís, Duarte teve um suposto exame vazado nesta semana e foi acusado de ocultar a doença desde o dia 5 de novembro. Em sua defesa, ele negou que tenha feito o exame no LACEN.

“Eu não fiz exame no LACEN e não recolhi material genético no LACEN. Essa é mais uma mentira”, disse Duarte em vídeo divulgado em suas redes sociais.

A certidão apresentada por Cutrim não faz menção ao dia de realização do exame. No entanto, o documento assegura que consta no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) registro do paciente Hidelis Silva Duarte Junior. O documento é assinado por Luiz Fernando Ramos Ferreira, identificado diretor geral do LACEN.

Certidão foi apresentada nas redes sociais do deputado estadual Glaubert Cutrim
Certidão foi apresentada nas redes sociais do deputado estadual Glaubert Cutrim

Glalbert acusa Duarte Jr de “mentir ao negar a veracidade do documento, atitude incompatível com a ética de um homem público e indecorosa para um deputado estadual”.

O deputado promete ainda representar o colega junto ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa por quebra de decoro parlamentar.

OUTRO LADO

Em seu perfil no instagram, o candidato Duarte Júnior voltou a negar ter se submetido a exames no LACEN.

Ele lembrou que Glalbert Cutrim pertence aos quadros do PDT - que integra a coligação do adversário Neto Evangelista (DEM), e disse tratar-se de uma armação contra a sua candidatura.

"Mentiram sobre mim, passaram a campanha toda fazendo isso. Eles não vão parar até as últimas horas. Faltam poucas horas para a eleição, e eles continuam mentido sobre mim", disse.

"Vejam que esse exame que eles apresentaram tem várias inconformidades. Não tem protocolo de entrada e de saída. Não tem qualquer assinatura minha, solicitando ou recebendo esse suposto esse exame. Não tem requisição médica. Não tem assinatura de nenhuma autoridade de saúde, nenhum técnico que realizou esse exame", completou.

Duarte repudiou a publicação da certidão apresentada por Glalbert e publicou também uma nota de esclarecimento.

Abaixo, a nota na íntegra de Duarte Júnior

Não acreditem nas mentiras do PDT. O deputado Glalbert Cutrim é aliado do candidato do VLT e se presta a esse papel.

Eles sustentam uma farsa para tentar me tirar do segundo turno, mas não vão conseguir.

O exame falso que divulgaram tem diversas contradições, como:

- Não estive no Lacen.
- Não tem meu material genético.
- Não tem protocolo de entrada nem de saída.
- Não apresentou nenhuma assinatura.
- Não tem requisição médica.
- Não consta o nome do técnico que fez a coleta.
- Instituto Oswaldo Cruz não coleta PCR.

Ressalto que eu jamais colocaria pessoas que amo em risco, como o meu pai e a minha mãe - que estiveram comigo e estão saudáveis.
Chega de tanta mentira. Isso demonstra que estão desesperados e querem a todo custo manter o poder para se servir e não servir as pessoas.
Comigo será diferente e faremos de São Luís um lugar melhor para todos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.