eleições 2020

Ibope aponta segundo turno e adversário de Eduardo Braide ainda indefinido em SL

Cenário estimulado da pesquisa contratada pela TV Mirante mostra empate técnico entre Neto Evangelista e Duarte Júnior para o 2º turno

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Gráfico Ibope/TV Mirante)

SÃO LUÍS - A pesquisa de intenção de votos Ibope/TV Mirante veiculada no JMTV 2ª edição da última sexta-feira, aponta para o segundo turno na eleição de São Luís, com o adversário do candidato Eduardo Braide (Podemos) indefinido.

Isso porque estão criteriosamente empatados os candidatos Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM).

No cenário estimulado – quando é apresentado ao eleitor os nomes dos candidatos que disputam o pleito, portanto, o mais importante -, Eduardo Braide lidera a corrida pela Prefeitura de São Luís com 37% das intenções de votos.

Na segunda colocação, empatados tecnicamente, estão Duarte Júnior e Neto Evangelista, com 17% da preferência do eleitorado, cada. Um deles dois vai ao segundo turno com Braide, segundo a previsão do instituto.

Logo em seguida, num segundo bloco, aparece o candidato do PCdoB Rubens Júnior, com apenas 8% das intenções de votos. Atrás de Rubens está o candidato do PSB, Bira do Pindaré, com 6% das intenções de votos pelo eleitorado ludovicense.

Em seguida aparecem Jeisael Marx (Rede), com 2%; Silvio Antonio (PRTB), com 1%; Yglésoio Moyses (PROS), com 1% e Professor Franklin (PSOL), com 1%. Hertz Dias (PSTU) não pontuou, e aparece com 0%.

Branco e Nulo aparece com 5% e não souberam ou não quiseram responder, 5%.

Variação

O instituto Ibope apresentou a variação em relação ao último levantamento, de 6 de novembro, dos três primeiros colocados na pesquisa.

Braide subiu 1 ponto, passou de 36% para 37%, ou seja, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Neto Evangelista também subiu, mas dentro da margem de erro, foi de 16% para 17%.

Já Duarte Júnior apresentou uma queda acentuada, de 5 pontos. Caiu de 22%, no último levantamento, para 17%.

Levantamento

A pesquisa Ibope/TV Mirante foi realizada entre os dias 11 e 13 de novembro e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-08294/2020.

O instituto ouviu 805 eleitores e possui uma margem de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Saiba Mais

Votos válidos

No quesito ‘votos válidos’, quando se exclui votos brancos e nulos, o candidato Eduardo Braide aparece com 41% das intenções de votos. Ele é seguido por Duarte Júnior, com 19%; Neto Evangelista, com 19%; Rubens Júnior, com 9%; Bira do Pindaré, com 6%; Jeisael, com 2%; Silvio Antonio, com 2%; Yglésio, com 1% e Franklin, com 1%. Hertz Dias não pontuou.

Ibope apresenta cenário de 2º turno entre candidatos

O instituto Ibope também simulou cenários de eventual 2º turno entre os candidatos a prefeito de São Luís. Em todos os cenários, a pesquisa coloca o candidato Eduardo Braide, que lidera o levantamento.

Na primeira simulação, o instituto apresentou ao eleitorado, um eventual segundo turno entre Eduardo Braide e o adversário Duarte Júnior. Braide, segundo o Ibope, venceria a disputa com 51% dos votos, contra 32% de Duarte.

Do total, 12% optaram pelo voto branco ou pela opção nulo, e outros 4% não souberam ou não responderam.

No segundo cenário o instituto apresentou ao eleitor Braide x Neto Evangelista. O candidato do Podemos venceria a eleição com 50% dos votos, contra 34% de Neto Evangelista. Outros 12% optaram pelo branco ou nulo e outros 4% não souberam ou não responderam ao levantamento.

Já no terceiro cenário simulado, Braide é colocado no pleito decisivo contra Rubens Júnior. Neste cenário, Eduardo Braide venceria a eleição com 57% dos votos, contra apenas 26% do comunista.

Outros 13% optaram pelo branco ou nulo e 4% não souberam ou não responderam ao questionário.

Maior parte do eleitorado acredita em vitória de Eduardo Braide

De acordo com o instituto, 54% dos eleitores acreditam que, independentemente de seu voto, o candidato do Podemos será eleito prefeito; outros 15% acreditam que o eleito será Neto Evangelista

O instituto Ibope/TV Mirante também ouviu o eleitorado ludovicense em relação à sua perspectiva quanto ao resultado final da eleição, independentemente do voto individual de cada um.

Neste quesito, que tem como tópico “independentemente da sua intenção de voto, na sua opinião, quem será o novo prefeito”, 54% dos eleitores entrevistados apontaram o candidato do Podemos, Eduardo Braide, como o novo gestor da capital.

Outros 15% disseram acreditar que o novo prefeito de São Luís será o candidato Neto Evangelista (DEM) e 14% apontaram para o candidato Duarte Júnior, do Podemos.

Apenas 5% dos eleitores afirmaram acreditar numa eventual vitória do candidato do PCdoB, Rubens Júnior e outros 1% admitiram crer na vitória nas urnas do candidato Bira do Pindaré (PSB).

Não sabe/ não respondeu, foi o equivalente a 10% do total. Os demais candidatos não pontuaram no tópico.

Rejeição

Na pergunta “dentre estes candidatos a Prefeito de São Luís, em qual o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?”, o candidato Bira do Pindaré é quem aparece com a maior rejeição.

Neste quesito, 26% dos eleitores disseram não votar em Bira, de jeito nenhum.

Aparecem em seguida, os candidatos Eduardo Braide e Rubens Júnior, com 22% de rejeição, cada. Neto Evangelista tem 20% de rejeição.

Seguem na lista, os candidatos Silvio Antonio, com 19%; Franklin Douglas, com 19%; Yglésio Moyses, com 18%; Jeisael, com 16%; Duarte Júnior, com 15% e Hertz Dias, com 14%.

Outros 3% afirmaram: “poderia votar em todos” e 8% estão classificados como não sabe/não respondeu.

SAIBA MAIS

O instituto também avaliou a gestão do atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que encerra o seu mandato em dezembro deste ano. Na pergunta “O(A) sr(a) aprova ou desaprova a forma como o Prefeito Edivaldo Holanda Júnior vem administrando a cidade de São Luís?”, 49% dos entrevistados afirmaram que aprovam a gestão pedetista. Outros 46% desaprovam a gestão de Edivaldo. Neste tópico, 5% dos entrevistados não responderam ao levantamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.