Eleições 2020

Candidatos finalizam amanhã campanha de ruas pela eleição em SL

No domingo, os 10 candidatos a prefeito serão avaliados nas urnas pelo eleitor ludovicense; até o momento, as pesquisas de intenção de votos apontam para o segundo turno na capital

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
SL: Mais de 600 mil eleitores estão aptos a eleger seus representantes
SL: Mais de 600 mil eleitores estão aptos a eleger seus representantes (Votação)

Acaba amanhã o prazo para que candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador realizem campanha nas ruas de São Luís. Até a data, são permitidas carreatas, passeatas e entrega de santinhos, dentro das normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

O pleito acontece neste domingo - data em que não é mais permitida qualquer manifestação com caráter de campanha eleitoral -, das 7h até às 17h. No período que compreende das 7h às 10h, há preferência para os idosos nas zonas eleitorais, em decorrência da Pandemia da Covid-19.

Na capital, 10 candidatos a prefeito disputam o eleitorado ludovicense. Tratam-se de Eduardo Braide (Podemos); Duarte Júnior (Republicanos); Neto Evangelista (DEM); Rubens Júnior (PCdoB); Bira do Pindaré (PSB); Jeisael Marx (Rede); Yglésio Moyses (PROS); Franklin Douglas (PSOL); Hertz Dias (PSTU) e o Silvio Antonio (PRTB).

Calendário

Havendo a consolidação de um cenário de segundo turno - como mostraram as últimas pesquisas Escutec/O Estado e Ibope/TV Mirante, um calendário com novos prazos passa a ser imposto aos candidatos.

O dia 16 de novembro, por exemplo [segunda-feira], é a data a partir da qual nenhum candidato que participará do segundo turno de votação poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito.

No dia 20 de novembro inicia-se o segundo período de propaganda eleitoral no rádio e na TV. Os programas eleitorais serão veiculados até o dia 27 deste mês.

Já no dia 24 novembro, conta-se o período em que nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

O eventual segundo turno será realizado no dia 29 deste mês.

Cenário

Até o momento, o candidato Eduardo Braide é o primeiro colocado em todas as pesquisas de intenções de votos.

Num segundo pelotão, disputam espaços no segundo turno, os candidatos Neto Evangelista, Duarte Júnior e Rubens Júnior.

Os demais candidatos: Bira do Pindaré, Jeisael Marx, Franklin Douglas, Yglésio Moyses, Hertz Dias e Silvio Antonio, podem surgir como surpresa. Isso, porque os institutos os colocam num terceiro pelotão de candidatos, segundo as intenções de votos já declaradas pelo eleitorado da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.