Cidades | Explosão

Foguete explode no Centro de Lançamento de Alcântara

O acidente aconteceu na manhã de ontem, 12, com um foguete de treinamento; até o momento não se sabe se há feridos e causa está sendo investigada
12/11/2020 às 13h42
Foguete explode no Centro de Lançamento de AlcântaraO acidente aconteceu em um foguete de treinamento na Base de Alcântara (Divulgação)

SÃO LUÍS - Um foguete de treinamento explodiu na manhã de ontem no Centro de Lançamento de Alcântara (MA). A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação do CLA, sem fornecer maiores detalhes sobre o acidente até o fechamento desta edição. A causa está sendo investigada.

O CLA vem realizando com frequência lançamento de Foguete de Treinamento Básico (FTB) na Operação Falcão I/ 2020. A operação integra o cronograma de atividades de lançamento do CLA do ano de 2020. Além do treinamento operacional das equipes envolvidas, a operação exercita as principais funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

O último lançamento ocorreu em junho deste ano, com o veículo atingindo uma altitude máxima (apogeu) superior de 30 quilômetros em 1min15seg. Em um total aproximado de 2min44seg de tempo em voo até o término do rastreio sobre a costa alcantarense.

O FTB utiliza combustível sólido e é estabilizado por quatro hastes aerodinâmicas. O sistema de lançamento emprega um casulo reutilizável que pode ser novamente empregado em outras operações para integração do veículo junto à plataforma de lançamento.

A Operação Falcão, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), é a primeira a ser realizada no CLA no ano de 2020 e, neste lançamento, não havia carga útil cientifica

“Destaca-se na Operação Falcão a operacionalidade do Centro, treinamento de equipes e meios, sendo essa operação voltada principalmente para a preparação para atividades de grande porte”, afirma o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza.

A Operação iniciou no dia 22 de junho deste ano, seguindo com os procedimentos de segurança de interdição e esclarecimento de área marítima, patrulhamento terrestre e aviso aos navegantes para a comunidade pesqueira local.

.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte