Pandemia

Salas de cinemas reabrem no Maranhão nesta quinta-feira (12)

Empresas devem cumprir protocolos sanitários de combate à Covid-19; programações trazem estreias aguardadas pelos amantes das telonas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Cena de "Tenet", uma das estreias da semana
Cena de "Tenet", uma das estreias da semana (Tenet)

São Luís - Após quase oito meses de portas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus, salas de cinemas de São Luís reabrirão hoje e, para isto, devem cumprir todos os protocolos sanitários exigidos pela portaria editada pelo Governo do Estado no mês passado. Cinemas como Cine Lume (Renascença), Cinesystem nas filiais de São Luís (Rio Anil Shopping) e de Imperatriz, Cinépolis e UCI Kinoplex (Shopping da Ilha) são alguns dos que reabrem para o público trazendo programações que contemplam filme de arte e produções aguardadas pelos amantes das telonas.

O Cine Lume, cuja característica principal é exibir filmes de arte, reabre como uma sessão, às 19h, “Apocalipse Now Final Cut”. A exibição segue até a próxima quarta-feira (18), quando o cinema mudará a programação.

Segundo o cineasta Frederico Machado, proprietário da sala de exibição, o estabelecimento adotará todas as medidas de segurança, a exemplo do uso obrigatório de máscaras, oferta de álcool em gel em vários locais no cinema, espaçamento entre clientes deixando poltronas vagas entre pessoas, entre outras ações. “Com isso, haverá redução da capacidade da sala para apenas 26 pessoas. Esta semana, exibiremos apenas um filme em sessão únicas e a partir da semana que vem, sediaremos o Festival Varilux de Cinema com três sessões diárias e intervalo de 30 minutos entre as sessões para limpeza total do cinema com álcool em gel em todas as poltronas”, adianta o cineasta.

Ele ressalta que ainda como medida de segurança sanitária, solicitará ao público que não entre com bebida e comida na sala. “Também não vamos vender refrigerante nem pipoca nesse período, ainda. Tudo em prol do cuidado e da segurança”, ressalta o empresário.

Já as grandes redes de cinema, a exemplo da Cinesystem, prepararam uma programação com blocbusters aguardados pelos amantes de cinema a exemplo de “Tenet”, “Os novos mutantes”, “Scooby – o filme”, “Jovens Buxas”, entre outros. Outro que reabrirá amanhã será o Cinépolis. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o cinema funcionará com metade das salas abertas e estas, com metade da capacidade de público.

O UCI Kinoplex também se readequou ao novo momento e funcionará com lotação reduzida, marcação adesiva no piso para garantir o distanciamento social, disponibilização de álcool em gel em várias partes do cinema. Segundo a assessoria de imprensa do cinema, para oferecer proteção reforçada aos clientes e colaboradores, a rede implementou um sistema exclusivo de purificação do ar-condicionado. Também lançou um vídeo explicativo que mostra as mudanças de segurança e higiene adotadas em todos os ambientes do cinema, bem como aumentou o intervalo entre todas as sessões, para que a limpeza possa ser feita. As programações com horários das sessões e filmes podem ser acessados nos sites dos cinemas.

Protocolos

No Maranhão, a autorização para que cinemas pudessem voltar a funcionar foi divulgada por meio de uma portaria do Governo do Estado e publicada no Diário Oficial no mês de outubro. De acordo com o documento, os estabelecimentos estão limitados em 50% da capacidade de lotação.

A Portaria 77 determina que os espaços devem limitar, em até 150 pessoas por sessão, a lotação do público e a venda de ingressos deve ser limitada em até 50% da capacidade. O uso de máscara passa a ser obrigatório para todos os clientes e funcionários.

Para ter acesso aos locais, os clientes deverão passar por uma triagem prévia, onde deverão responder perguntas sobre a presença de sintomas de infecção respiratória ou se tiveram contato com pacientes que testaram positivo para a Covid-19. Pessoas do grupo de risco ou que apresentarem sintomas gripais não deverão frequentar esses espaços..l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.