COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
NOS ÚLTIMOS meses a ex-governadora Roseana Sarney passou a utilizar as redes sociais para contribuir com o seu pensamento para um melhor futuro social e político para o Maranhão. Ela também tem revelado o seu lado pessoal e humano, como mãe de família e dona de casa. Uma das postagens mais recentes é esta imagem com sua neta-caçula no colo
NOS ÚLTIMOS meses a ex-governadora Roseana Sarney passou a utilizar as redes sociais para contribuir com o seu pensamento para um melhor futuro social e político para o Maranhão. Ela também tem revelado o seu lado pessoal e humano, como mãe de família e dona de casa. Uma das postagens mais recentes é esta imagem com sua neta-caçula no colo

Corpo a corpo
Momentos decisivos para os candidatos a prefeito de São Luís. Nos últimos dias, eles intensificaram suas agendas de campanha e o que se viu, em vários bairros, foram as carreatas e caminhadas, quando veículos e pessoas desfilam aglomeradas para chamar a atenção dos eleitores.
Nessas manifestações pelas ruas, os candidatos apostam no corpo a corpo. Caminham rodeados de assessores, porta-bandeiras e simpatizantes, parando aqui e acolá para cumprimentar os moradores que acompanham a movimentação de suas portas.
Apesar da pandemia e dos avisos para evitar as aglomerações, ninguém respeita os protocolos sanitários. Pelo menos no que diz respeito ao distanciamento social, já que as máscaras foram adotadas.

Afogamento
A TV Mirante está produzindo uma reportagem alusiva ao Mês Nacional da Segurança Aquática, novembro, tratando, especificamente, dos riscos de afogamento.
A matéria destacará, entre outras coisas, o trabalho realizado pela especialista em natação para bebês Denise Araújo, proprietária da Academia Viva Água.
No Brasil, o afogamento é a maior causa de morte acidental entre crianças na faixa de um a quatro anos, sendo a piscina o local onde a maioria dos incidentes
ocorre.
Aprender a nadar é o primeiro passo para evitar tragédias, como tem acontecido com frequência no Maranhão, principalmente nas
praias e rios.

Livros
Mais de 719 mil livros foram solicitados pela Universidade Federal do Maranhão este ano e serão distribuídos para as 16 bibliotecas dos nove campi da
Universidade.
Os exemplares serão integrados às 269.196 obras que já compõem o acervo da instituição, entre e-books e impressos, registrados pela Diretoria Integrada de Bibliotecas. Os novos livros foram adquiridos por meio de um recurso de, aproximadamente, 2 milhões de reais, originados de uma emenda
parlamentar concedida pelo senador Roberto Rocha à UFMA.

Viagem para votar
O Maranhão se prepara para as eleições em 217 municípios. Como de costume, muita gente que mora longe de sua zona eleitoral viajará para votar.
Com isso, a estimativa é de que 38 mil pessoas passem pelos transportes de ferry-boat nos próximos dias, conforme os dados das últimas eleições, para a
Presidência, em 2018.
As passagens do ferry-boat para veículos já se esgotaram até a próxima segunda-feira (16), devido a chegada das eleições 2020, no próximo domingo.
As passagens do Terminal Cujupe em Alcântara para o Terminal da Ponta da Espera em São Luís estão esgotadas desde
terça-feira até o dia 17.

Conto de Lenita E. de Sá
A escritora Lenita Estrela de Sá está com tudo e não está prosa. É que o conto de sua autoria, “Brasas ardentes na ponta dos dedos”, uma
fantasia sobre um dia na vida da primeira romancista negra do Brasil, Maria Firmina dos Reis, será apresentado dia 17 de novembro no Seminário de Especialização em Leitura e Produção de Textos da Universidade Federal Fluminense (UFF), em atividade pedagógica coordenada pela Profª. Dra. Ceila Maria Ferreira.

TRIVIAL VARIADO
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que o Brasil apoia os princípios de um plano dos Estados Unidos que busca restringir o acesso de empresas chinesas ao mercado mundial da internet móvel de quinta geração (5G).

No assunto: a iniciativa é chamada de “Clean Network” e, segundo o governo brasileiro, conta com a adesão de países da Europa e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, principal aliança militar dos EUA.

Tem mais: no Brasil, os leilões das frequências para a implementação do 5G só devem acontecer em 2021. O apoio foi expresso pelo secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Itamaraty, embaixador Pedro Costa e Silva.

Como a indústria pode impulsionar o crescimento do Brasil é o tema do 12º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Sebrae, nos dias 17 e 18 de novembro.

A novidade desta edição é que os debates ocorrerão totalmente online, por meio da plataforma InEvent. A expectativa é que 5 mil pessoas participem do ENAI. A inscrição segue aberta e é gratuita.

A propósito: construída em parceria com associações e executivos da indústria, a programação discutirá temas caros para o desenvolvimento do setor e, consequentemente, da economia nacional.

Tome nota: entre os temas, serão discutidos a urgência da reforma tributária, a importância da inserção internacional e de uma nova estratégia de política industrial.

Em tempo: o evento também vai explorar as oportunidades da economia circular, a busca da eficiência do Estado e a trilha rumo à indústria 4.0. A palestra de abertura é do escritor e CEO da Futures Agency, Gerd Leonhard.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou, ontem, em Brasília, da reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores- Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

Na pauta do encontro, foi discutida a indicação de membro do Ministério Público Estadual para compor o Conselho Nacional de Justiça. Também foi debatida a indicação de membros do Ministério Público para compor o grupo de trabalho que visa estabelecer o fluxo para encaminhamento de notícias de
violações de direitos humanos.

Os alunos que chegarem em janeiro para estudar na escola do SESI em Imperatriz serão recebidos em um espaço totalmente novo. A instituição de ensino ligada ao Sistema Fiema, que oferece do Ensino Infantil ao Ensino Médio, está com nova estrutura a ser inaugurada ainda este mês.

Ou seja: a partir de 2021, a escola terá novas salas de aula, nova fachada, biblioteca/midiateca, cantina, quadra poliesportiva e novos banheiros. Entre
os principais diferenciais da instituição estão os espaços que usam metodologias que preparam os alunos para o mundo do trabalho.

O hotel Blue Tree São Luís preparou pacotes especiais para as celebrações que marcam o encerramento do ano, com opções de buffet que variam conforme o
tamanho dos grupos.

DE RELANCE

Investimentos
A Secretaria de Estado da Saúde continua investindo em assistência e ampliação da rede estadual de saúde tanto para casos da Covid-19 quanto para as
demais patologias. Atualmente, há obras de ampliação sendo executadas no Hospital Aquiles Lisboa, na capital, Hospital Macrorregional de Coroatá, Hospital Regional de Barreirinhas, Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon, e no Hospital Macrorregional de Imperatriz.

Novembro azul
A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão deu inicio às ações alusivas à campanha “Novembro Azul”, que chama a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O tema da mobilização deste ano é “Se toque, se perceba, se ame. Previna!”. Na abertura, servidores realizaram consultas, exames e toda a parte clínica. Além disso, receberam orientações sobre prevenção. Após os resultados, caso haja necessidade de encaminhamento, os pacientes serão direcionados às próximas etapas.

Inquérito Sorológico
O Governo do Estado divulgou, ontem, os resultados da segunda fase do Inquérito Sorológico no Maranhão. Nesta segunda fase, a pesquisa abrangeu 66 municípios do estado. O estudo contou com a parceria da Universidade Federal do Maranhão e serve para estimar as prevalências de anticorpos
contra o vírus SARS-CoV-2 no Maranhão. As amostras coletadas foram analisadas pelo Laboratório Central do Maranhão. E o resultado do estudo ajudará a definir as próximas medidas a serem adotadas pela gestão estadual.

Imóveis no Maranhão
Parceria entre Corregedoria Geral da Justiça e Instituto Nacional de Reforma Agrária no Maranhão disponibilizou uma ferramenta que permite a visualização dos imóveis cadastrados em todo o Maranhão. Disponível via internet, o serviço possibilita baixar diversos bancos de dados que interagem com a Plataforma Google Earth, deixando visíveis as áreas públicas e privadas já demarcadas em todo o Estado.

Imóveis no Maranhão 2
Para garantir o pleno acesso, foi disponibilizado um vídeo tutorial que vai orientar o registrador na instalação e uso da ferramenta. O material foi elaborado pelo Incra e, de forma didática, apresenta o passo a passo sobre como acessar a base de dados do portal de acervo fundiário do Instituto. Em seu computador, o usuário deve instalar o Google Earth Pro e, posteriormente, acessar uma página do Incra, onde estão disponíveis todas as bases de dados necessárias.

Ausência nas eleições
Uma nova versão do aplicativo e-Título permite aos usuários justificar de forma on-line a ausência nas Eleições Municipais de 2020, por meio de smartphones e tablets. As inovações auxiliam os eleitores que, já tendo baixado e habilitado o aplicativo em seus dispositivos móveis, estiverem fora de seu domicílio eleitoral ou impedidos de votar nos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno do pleito, respectivamente.

Ausência nas eleições 2
No capítulo: por enquanto, o aplicativo somente aceitará as justificativas depois da votação, como já é feito no Portal do TSE na internet. Mas a Justiça Eleitoral já prepara o lançamento da versão 2.2 do e-Título, que permitirá a justificativa nos dias de eleição. Essa nova funcionalidade, que ainda não tem data para ser lançada, funcionará apenas nos dias e horários de votação.

Evento online
Definida a data da Semana de Gestão e Negócios da Faene: dias 9 e 10 de dezembro, abordando, entre outras coisas, os grandes desafios do “novo normal”. Será a décima edição do evento. Desta vez, de forma online. Além dos palestrantes, haverá exposição dos alunos formandos da graduação, que apresentarão artigos científicos. Em destaque, a primeira turma de formandos do curso de Administração e a segunda de Logística.

Para escrever na pedra:
“Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, no final de toda reflexão”. De Max Planck.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.