Eleições 2020

Escutec mostra liderança de Jonas Magno em Rosário

Candidato aparece com 54% das intenções de votos e chega a 59% considerando somente os votos válidos; foram ouvidos 800 eleitores e levantamento, realizado nos dias 3 a 5 deste mês, tem registro com o número MA 02193/2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Jonas Magno é quem lidera a corrida eleitoral em Rosário de acordo com a pesquisa Escutec
Jonas Magno é quem lidera a corrida eleitoral em Rosário de acordo com a pesquisa Escutec (Rosário)

Na reta final da campanha eleitoral, pesquisa do Instituto Escutec traz novo cenário da disputa pela Prefeitura de Rosário. No levantamento, o candidato Jonas Magno tem 54% das intenções de votos. Com este percentual, se as eleições fossem hoje, ele seria o novo prefeito do município.

Nos dias 3 a 5 deste mês, a pesquisa Escutec ouviu 800 eleitores de Rosário. O registro do levantamento na Justiça Eleitoral tem o número MA 02193/2020. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 90%.

Considerando o cenário espontâneo, Jonas Magno foi citado por 52% dos eleitores. Em seguida vem Calvet Filho com 32%, 20 pontos a menos que o primeiro colocado. O candidato Saldanha do Rosário aparece com 3%.

Já no cenário estimulado, a vantagem de Magno é maior. Ele obteve 54% das intenções de votos contra 33% de Calvet Filho. Saldanha de Rosário aparece com 3% e Rômulo Baldez, 2%.

Considerando somente os votos válidos - quando descartados indecisos, brancos e indecisos - Jonas Magno tem 59%. Ele é seguido por Calvet Júnior com 36%, Saldanha Filho com 3% e Rômulo Baldez com 2%.

Foi questionado ainda aos eleitores, quem eles acreditam que vencerá a eleição em Rosário independente de seu voto. Sem citar nomes de candidatos (espontânea), disseram que o próximo prefeito será Jonas Magno 54% dos entrevistados. Outros 33% afirmaram ser Calvet Filho e 3% Saldanha de Rosário. Ninguém foi a opção de 2% dos eleitores ouvidos e 8% afirmaram não saber ou não respondeu.

Rejeição

Quanto à rejeição dos candidatos, a pesquisa Escutec em Rosário mostra este cenário: 33% dos eleitores não votariam de jeito algum em Calvet Filho, 26% em Jonas Magno, 11% em Rômulo Baldez e 10% em Saldanha de Rosário. Nenhum dos candidatos foi a opção de 3% dos eleitores entrevistados e não sabe ou não respondeu somaram 18%.

Avaliação

A avaliação da gestão da prefeita Irlahi foi feita na pesquisa do Instituto Escutec. Pelos dados, disseram aprovar a administração municipal 67% dos eleitores. Já outros 30% afirmaram que desaprovam. Não sabe ou não respondeu somaram 3%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.