Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Biden e o Brasil

Para muitos economistas brasileiros, a vitória de Joe Biden pode favorecer a economia americana e gerar benefícios para o Brasil. Essa é, pelo menos, a avaliação de André Perfeito, uma das vozes mais respeitadas no mercado financeiro. Há quem veja na derrocada de Donald Trump o enfraquecimento do bolsonarismo. Há quem tenha receio de que Bolsonaro tente alguma manobra mais populista. Em linhas gerais, a vitória do Biden é boa, porque pode fazer a economia americana crescer mais.

O TRABALHO da arquiteta Fernanda Arouche foi, mais uma vez, reconhecido dentro do segmento de arquitetura. A profissional foi premiada, com a primeira colocação, pelo Kaza Top 100 deste ano, ranking idealizado pela revista Kaza, que enaltece os profissionais de arquitetura com maior destaque no país. Este é o terceiro ano consecutivo que ela faz parte do Kaza Top 100, mas tem um gostinho para lá de especial pois, pela primeira vez, ela ocupa o lugar mais alto do pódio. A solenidade de premiação será em março do próximo ano
O TRABALHO da arquiteta Fernanda Arouche foi, mais uma vez, reconhecido dentro do segmento de arquitetura. A profissional foi premiada, com a primeira colocação, pelo Kaza Top 100 deste ano, ranking idealizado pela revista Kaza, que enaltece os profissionais de arquitetura com maior destaque no país. Este é o terceiro ano consecutivo que ela faz parte do Kaza Top 100, mas tem um gostinho para lá de especial pois, pela primeira vez, ela ocupa o lugar mais alto do pódio. A solenidade de premiação será em março do próximo ano

Fiema em Imperatriz
O Sistema Fiema se prepara para encerrar o ano em grande estilo na região Tocantina.
Na próxima semana, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, desembarca no Maranhão para fazer a entrega do prédio construído para abrigar a Casa da Indústria de Imperatriz.
O novo espaço é composto por cinco andares, onde funcionarão a sede da Fiema, o escritório do IEL e toda a estrutura do Sesi, integrada pela escola e o Sesi Clínica, além dos sindicatos patronais, que também terão seus escritórios no edifício.

Fiema em Imperatriz 2
A propósito: a chegada da comitiva liderada pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, e pelo 1º vice-presidente da entidade, Francisco de Sales Alencar, a Imperatriz, está prevista para o próximo dia 18.
A ação contempla, além da solenidade de entrega do novo prédio e da reforma da escola, no dia 19, uma extensa agenda de trabalho junto a indústria da região.

Oi invade a Black Friday
Games, aparelhos para a casa conectada, notebooks e TV inteligentes prometem ser a grande tendência para a Black Friday desse ano.
Atenta a esse movimento de busca por produtos que são potencializados pela conexão à internet, contexto que ganhou ainda mais força com a pandemia, a Oi preparou uma ação especial para a Black Friday.
Em uma parceria inédita com Americanas, Submarino e Amazon, a companhia traz uma campanha mostrando que alguns produtos “merecem a Oi Fibra” para ampliar as escolhas dos consumidores.
A “invasão” das ofertas desses parceiros acontece de forma divertida, usando os atores Rafael Portugal e a Julia Rabello, em diferentes formatos de mídia e conteúdo e em ações customizadas para diferentes canais.

TVN orienta clientes
O Instituto de Meteorologia emitiu alerta sobre o registro de possíveis temporais para os próximos dias em São Luís e região, e recomendou inclusive que em hora de fortes chuvas e raios, o melhor é desligar da tomada todos os equipamentos eletrônicos.
E aproveita para sensibilizar também seus usuários com dicas para garantir mais segurança e proteção de equipamentos eletrônicos como computadores e TV´s.
Para melhor funcionamento e proteção desses equipamentos, e também já prevenindo contra as chuvas e raios comuns nesse período, a dica da TVN é que sejam sempre usados de forma ininterrupta, estabilizadores, nobreaks e filtros de energia juntamente com os decoder´s e moden´s da TVN direto e não apenas em casos de chuvas, a fim de proteger melhor os equipamentos.

TRIVIAL VARIADO

Continuam intensos os preparativos para o maior acontecimento cultural deste fim de ano em São Luís: o lançamento dos livros “Em busca de vultos perdidos” e “PH – ícone e grife da sociedade.

Para evitar qualquer tipo de aglomeração, só terão acesso ao Casarão dos Sarney no Calhau, os convidados confirmados por Teresa Martins. No local, serão seguidas todas as exigências sanitárias.

De uma coisa podem ter certeza: será uma tarde/noite para ninguém esquecer. Tudo começa às 17h e se prolonga até as 22h. E a entrada, ao invés de ser pelo portão de frente para o mar, será pelo pelo outro portão que dá para uma grande área arborizada.

Em tempo: uma equipe de manobristas dará auxílio aos convidados para ajudar a
estacionar os carros.

Pecuarista maranhense bem sucedido, diz que a vitória de Joe Biden nos EUA pode influenciar alguma mudança na postura sobre questões ambientais, especialmente a Amazônia, mas nas relações de produção, muito pouco.

Segundo ele, o Brasil e os EUA são duas democracias consolidadas, sabem conviver com as divergências. Saberão se entender. Mas, do ponto de vista da produção, não se vislumbra problema algum.

Ao perder a imunidade presidencial, a partir de 20 de janeiro, Donald Trump pode ser processado por lavagem de dinheiro e fraudes bancárias, fiscais e eleitorais. Ele enfrenta situação financeira delicada, com dívidas pessoais e dificuldades com suas empresas.


Em meio a tantas opções – mas sem detalhes sobre nenhuma delas -, definir o voto para vereador é uma tarefa cabeluda.

Um pouco de bom humor para esta quarta-feira. O juiz pergunta ao réu: – É verdade que você roubou pão na padaria? O homem resmunga e diz: – E você queria que eu roubasse onde, na farmácia?

O grande dilema é de os casos de covid-19 aumentarem devido à exposição social ser maior entre os adolescentes e crianças. Mas deve-se levar em conta que os alunos das redes públicas e privadas não podem ficar eternamente sem aulas, e até este momento não se é possível dizer com segurança até quando a situação pandêmica vai prevalecer.

Sendo assim, a melhor opção é a de volta às aulas presenciais com distanciamento e protocolos de prevenção e segurança.

DE RELANCE

Eleitor já está protegido
Já está valendo desde ontem: nenhum eleitor pode ser preso ou detido a até 48 horas após o término da votação do primeiro turno, no próximo domingo, 15. A proibição de prisão cinco dias antes da eleição é determinada pelo Código Eleitoral (Lei 4737/1965), que permite a detenção nos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

Eleitor já está protegido 2
O flagrante de crime é configurado quando alguém é surpreendido cometendo uma infração ou acabou de praticar. De acordo com o Código de Processo Penal, se um eleitor é detido durante perseguição policial ou se é encontrado com armas ou objetos que sugiram participação em um crime recente, também há flagrante delito.

Eleitor já está protegido 3
Na segunda hipótese, é admitida a prisão daqueles que têm sentença criminal condenatória por crime inafiançável, como por exemplo, pela prática de racismo, tortura, tráfico de drogas, crimes hediondos, terrorismo ou ação de grupos armados que infringiram a Constituição.

Eleitor já está protegido 4
A última exceção é para a autoridade que desobedecer a salvo-conduto. Para tanto, o juiz eleitoral ou o presidente de mesa pode expedir uma ordem específica a fim de proteger o eleitor vítima de violência ou que tenha sido ameaçado em seu direito de votar. O documento garante liberdade ao cidadão nos três dias que antecedem e nos dois dias que se seguem ao pleito. Quem desrespeitar o salvo-conduto poderá ser detido por até cinco dias.

Eleitor já está protegido 5
O eleitor preso em um dessas situações deve ser levado à presença de um juiz. Se o magistrado entender que o ato é ilegal, ele pode relaxar a prisão e punir o responsável. A proteção contra detenções durante o período eleitoral também vale para membros de mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como para fiscais de partidos políticos. Em tempo: no caso de candidatos, desde o dia 1º de novembro, eles não podem ser presos, a menos que seja em flagrante ato criminoso.

STJ pede ajuda ao Exército
O STJ (Superior Tribunal de Justiça), que foi atacado por um hacker que invadiu o seu sistema informatizado na última terça-feira, continua mantendo em seu poder documentos e processos sigilosos que correm na Corte. Especula-se que o material em poder do hacker, em especial os 255 mil processos, venham a ser alvo de vazamento em massa de informações. O Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro foi chamado para auxiliar a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do STJ na restauração dos sistemas de informática.

Eventual chapa Huck-Moro
Analistas políticos estão atentos ao fato de que Luciano Huck e Sergio Moro andam conversando sobre política. A partir daí, surgiram as primeiras análises sobre uma eventual chapa para a eleição presidencial de 2022. Luciano Huck está em campanha há bastante tempo. Não uma campanha ostensiva, mas sim a execução disciplinada de uma estratégia de construção de imagem. Moro largou a toga para entrar na política. Na arrancada, deu de cara na parede, mas tem cacife para se reerguer.

Eventual chapa Huck-Moro 2
No capítulo: só que juntar ambos na mesma chapa seria um erro, sob a análise do quadro que hoje se apresenta. Dois homens, brancos, que nasceram perto um do outro – a distância entre São Paulo e Maringá é de 540km – e que transitam pelos mesmos territórios sociais e econômicos teriam dificuldades, por exemplo, no Nordeste, mesmo que o apresentador da Globo tenha muita popularidade por aqui. Por isso, o mais provável é que a eventual aliança entre os dois se dê em outros patamares. Seja como for, duas verdades se impõem nesse momento: a campanha para a sucessão de Bolsonaro começa a ganhar forma e a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos deu novo ânimo ao centro no Brasil.

Para escrever na pedra:
“Pessoas loucas não são loucas se alguém aceita o raciocínio delas”. De Gabriel García Márquez, em Do Amor e Outros Demônios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.