Eleições 2020

Rubens Júnior e Jerry ignoram Justiça e insistem em fake news contra Braide

Candidato a prefeito e presidente do PCdoB utilizam informação falsa de que o adversário é investigado pelo MP; Justiça determinou retirada de post

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Rubens Jr. postou em rede social comentário sobre notícia contra Braide  considerada falsa pela Justiça
Rubens Jr. postou em rede social comentário sobre notícia contra Braide considerada falsa pela Justiça (Paulo Soares)

O candidato a prefeito Rubens Júnior (PCdoB) e o presidente do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry, têm ignorado decisão da Justiça Eleitoral e insistido em fake news contra o candidato do Podemos e adversário, Eduardo Braide, primeiro colocado em todas as pesquisas de intenções de votos na disputa eleitoral em São Luís.
A mentira, já desconstruída pela Justiça, aponta o candidato como investigado e tem por objetivo desgastar sua imagem. O tema ganhou repercussão na mídia alinhada a Jerry após o jornal Folha de S. Paulo sugerir Braide como investigado.
Na ocasião, o senador Roberto Rocha (PSDB) afirmou que tratava-se de uma matéria articulada e paga pelo governador Flávio Dino (PCdoB) com dinheiro público.
Apesar de a juíza titular da 76ª Zona Eleitoral, Cristiana de Sousa Ferraz Leite, ter determinado ao veículo a retirada imediata da publicação da internet e o tema ter sido desconstruído, Rubens Júnior e Márcio Jerry investiram em dar propagação à “notícia” nas redes sociais, chamando a atenção do eleitor para uma suposta “mancha” no currículo de Braide.
“Candidato Braide flagrado pela Folha de S. Paulo em grave mentira. O jornal mostrou que o candidato que esconde o apoio de Bolsonaro também escondeu que é investigado por suspeita de fraudes”, escreveu Jerry em seu perfil no Instagram.
Rubens também apelou para as redes sociais. “É grave a informação trazida a público pelo jornal Folha de S. Paulo de que o candidato Braide é investigado pelo Ministério Público Federal desde o ano passado. Pautei toda a minha campanha pela transparência dos meus apoios e propostas porque acredito que a política tem de ser feita com verdade. Numa época de tantas fake news, o eleitor merece conhecer o passado, o presente e propostas para o futuro de cada candidato, sem maquiagem ou mentira”, enfatizou o comunista.

Repúdio


Logo após a decisão da Justiça – que determinou ao veículo de São Paulo a retirada da publicação do ar – Braide repudiou a propagação de fake news na reta final de campanha.
“Como afirmei, diferente de meus adversários, a minha vida é limpa. Uma notícia plantada que tem o único objetivo de tentar enganar o eleitor. A verdade, mais uma vez, prevaleceu”, disse o candidato do Podemos.
Braide também respondeu a Jerry, no twitter, após o comunista ter insistido no tema. “Não vou perder tempo em discutir fake news requentada que só aparece em véspera de eleição: não sou investigado. Como divulgar fake news é crime, a Justiça cumprirá mais vez o seu papel de punir quem compartilha mentiras. Diferente dos meus adversários, a minha vida é limpa”, enquadrou.


Roberto Rocha acusa Dino de “plantar” fake news

O senador Roberto Rocha (PSDB) apontou o governador Flávio Dino (PCdoB) como o responsável por articular a publicação de reportagem em desfavor do candidato Eduardo Braide (Podemos) e depois massificada por membros do PCdoB. De acordo com o tucano, Dino teria pago para que a Folha de S. Paulo publicasse que Braide seria investigado pelo Ministério Público. Ele não mostrou, contudo, provas de que a publicação foi faturada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.