Política | Eleições 2020

Escutec: Mercial Arruda lidera disputa eleitoral em Grajaú

Candidato a reeleição tem 52% das intenções de votos em pesquisa do instituto, que chegou a ser impedida de ser divulgada pela Justiça de base, mas em decisão, o TRE permitiu a divulgação; levantamento ouviu 800 eleitores
10/11/2020
Escutec: Mercial Arruda lidera disputa eleitoral em GrajaúMercial Arruda, candidato a reeleição, lidera em Grajaú (Divulgação)

O Instituto Escutec traz pesquisa de intenção de voto em Grajaú. Na cidade, lidera o atual prefeito Mercial Arruda com 52%. A divulgação do levantamento estava prevista para ocorrer no último dia 6, no entanto, uma decisão judicial de base impediu. Esta decisão foi reformada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.
O levantamento ouviu 800 eleitores nos dias 26 a 28 do mês passado. O registro na Justiça Eleitoral tem o número MA 01613/2020, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 90%.
No cenário estimulado, Mercial Arruda obteve 52% das intenções de voto. Marinaldo do Gesso aparece em segundo com 23%. Ele é seguido por Artuzinho (8%), alex Galvão (3%) e Izaías Albuquerque (1%).
Na pesquisa espontânea, a liderança também é do candidato a reeleição. Mercial aparece com 47% contra 19% de Marinaldo do Gesso. Artuzinho vem em seguida com 5%, Alex Galvão com 2% e Izaias com 1%. (Veja do gráfico).


Rejeição
Quanto à rejeição entre os candidatos a prefeito de Grajaú, aparece com maior percentual Artuzinho, com 24%. Arruda vem em seguida com 21% e Marinaldo do Gesso com 12%. Alex Galvão tem 6% de rejeição e Izaías, 3%. Nenhum dos candidatos somou 9% e não sabe ou não respondeu, 25%.


Decisão
A coligação “Grajaú para todos” entrou com representação na Justiça para impedir a divulgação da pesquisa Escutec. O juiz da 15ª Zona, Isaac Diego Vieira de Sousa e Silva concedeu liminar suspendendo a divulgação, que estava prevista para o dia 6 de novembro.
O Instituto Escutec, por meio de sua assessoria jurídica comandada pelo advogado Márcio Coutinho, recorreu da decisão de base com pedido de liminar junto ao TRE/MA. O membro do tribunal, juiz Ronaldo Damasceno concedeu liminar suspendendo os efeitos do juiz de base e liberando a divulgação da pesquisa, que aponta liderança do atual prefeito Mercial Arruda.

Mais

Aprovação
A gestão de Mercial Arruda em Grajaú foi avaliada na pesquisa Escutec. Segundo os dados, 63% dos eleitores afirmaram aprovar a administração municipal. Outros 32% disseram que desaprovam a gestão. Não sabe ou não respondeu, somaram 5%.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte