Geral | Hoje é...

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

Principal objetivo desta data é oferecer a oportunidade de autoridades governamentais, imprensa e órgãos educacionais, se engajarem na mobilização dos atores em torno do tema da ciência para a paz e o desenvolvimento
10/11/2020 às 17h30
Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo DesenvolvimentoDivulgação

São Paulo - O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento destaca a importância e a necessidade de envolver a população em debates científicos emergentes. A data foi estabelecida pela Unesco em 2001 para enfatizar o papel da ciência na construção de um mundo melhor. Além disso, o dia também ressalta os grandes feitos dos cientistas na ampliação de nossa compreensão do planeta e das possibilidades mais sustentáveis de gerir as comunidades globais.

O principal objetivo desta data é oferecer a oportunidade de autoridades governamentais, imprensa e órgãos educacionais, se engajarem na mobilização dos atores em torno do tema da ciência para a paz e o desenvolvimento.

Para o coordenador da pós-graduação de uma faculdade, Herbeth Barreto, a educação como um todo é um processo de formação de valores e atitudes em favor da paz, da compreensão internacional, da cooperação, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

"Sempre no intuito de fazer a diferença perante os desafios sociais, a educação afirma seu papel na análise das informações, dos valores e das atitudes que regem toda a nossa vida. Numa perspectiva crítica podemos afirmar que a educação se faz necessária no que tange à necessidade de desenvolvimento crítico e ético de todos, assim criando cidadãos com posicionamentos dentro dos valores sociais", destacou.

Ele acrescenta que a educação, de forma mais global, contribui para o desenvolvimento de uma cultura de paz, uma vez que cria a universalização dos direitos humanos, proporcionando uma ampliação do senso de dignidade, tolerância e respeito à diversidade, gênero, cultura, raça e religião.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte