Em baixa

Covid-19: rede hospitalar sem perspectiva de ativar leitos em SL

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Luís, o atendimento a pacientes continua a cargo dos hospitais da rede estadual

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Com redução no número de casos da Covid-19, leitos foram desativados
Com redução no número de casos da Covid-19, leitos foram desativados (leitos covid)

São Luís - A rede pública hospitalar de São Luís ainda não tem perspectiva de ativar leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, uma vez que os dados referentes à doença na capital e no Maranhão seguem estáveis. Enquanto isso, a população teme o aumento dos casos. Profissionais da saúde que atendem na rede pública informam que a procura por atendimento está aumentando.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Luís, desde o mês de agosto, todos os leitos da rede municipal, exclusivos para pacientes com Covid-19 foram desativados, devido à diminuição dos casos na capital maranhense. O atendimento a esses pacientes, na rede pública, ficou somente a cargo dos hospitais da rede estadual.

O atendimento, ainda segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, voltou a ser feito aos pacientes de antes. A ocupação de leitos da rede pública é baixa, não chegando a 30%. O Governo do Estado também desativou leitos exclusivos a pacientes com a doença.

Ontem, uma médica informou a O Estado que a realidade nos hospitais não é tão tranquila assim, pois a demanda por atendimento por síndrome respiratória estaria aumentando.

Dados
No último domingo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Maranhão chegou a 187.652 casos e 4.125 mortes por Covid-19. O número de casos suspeitos da doença subiu para 4.673, de acordo com dados do boletim da Secretaria de Estado da Saúde. Foram registrados 97 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas no estado.

Dos novos casos registrados, 72 foram em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, 1 em Imperatriz e 24 nos demais municípios do estado.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, 4.125 pessoas já morreram em decorrência da doença no Maranhão. Por outro lado, 180.514 pacientes se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus.

Atualmente, o número de casos suspeitos chega a 4.673. A SES também informou que 3.586 profissionais da saúde já se infectaram pela Covid-19 no Maranhão e 3.503 se recuperaram, mas 66 perderam a vida na linha de frente de combate à doença.

Até o fechamento desta edição, o Governo do Estado não informou se há intenção de reativar leitos.

SAIBA MAIS

São Luís

Taxa de ocupação de leitos de UTI

Total de leitos – 89
Leitos ocupados – 34
Leitos livres – 55
% de ocupação – 38,20%

Taxa de ocupação de leitos clínicos

Total de leitos – 135
Leitos ocupados – 37
Leitos livres – 98
% de ocupação – 27,41%

Demais regiões

Taxa de ocupação leitos de UTI

Total de leitos – 148
Leitos ocupados – 28
Leitos livres – 120
% de ocupação – 18,92%

Taxa de ocupação leitos clínicos

Total de leitos – 353
Leitos ocupados – 48
Leitos livres – 305
% de ocupação – 13,60%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.