Maranhense pelo mundo

Conheça maranhense que se destaca no time de Ronaldo Fenômeno

Natural de São Luís, Marcos André foi destaque em vitória do Real Valladolid, clube que tem o ex-atacante da Seleção Brasileira como dirigente, no Campeonato Espanhol

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Marcos André, o
Marcos André, o "Maranhão", em atividade pelo Real Valladolid

SÃO LUÍS - O grande responsável pela primeira vitória do clube de Ronaldo 'Fenômeno', o Real Valladolid, na LaLiga Santander 2020/2021 é brasileiro. Marcos André - que nasceu em São Luís, no Maranhão - primeiro sofreu o pênalti convertido por Fabián Orellana, e depois marcou o segundo gol do clube (seu primeiro na elite espanhola) no triunfo por 2-1 sobre o Athletic Club, no estádio José Zorrilla. Clique aqui para assistir aos lances da partida.

Mas, afinal, quem é Marcos André?

Marcos André de Sousa Mendonça, também conhecido como ‘Maranhão’, completou recentemente - no último dia 20 de outubro - 24 anos. Apesar de ter nascido em São Luís, foi criado em Coroatá (também no Maranhão), e começou sua carreira no Distrito Federal, com as cores do Sobradinho Esporte Clube no ano de 2014. Depois, ainda passou pelo Araguaína Futebol e Regatas, do Tocantins, antes de se mudar para o interior de São Paulo, onde passou a defender o Guaratinguetá Futebol Ltda.

Sua carreira profissional, no entanto, não começou no Brasil. Em março de 2015, ele foi a um teste no RC Celta de Vigo, clube da LaLiga Santander, onde acabou sendo aprovado e assinou contrato de dois anos - sendo inicialmente designado para o time B da equipe celeste. Alguns meses depois, para ganhar mais rodagem, foi emprestado ao SD Órdenes da Tercera División (equivalente ao quarto nível nacional) até o final da temporada.

De lá, foi transferido para o UD Logroñés B, também da quarta divisão, novamente com um contrato de empréstimo - atuando em algumas ocasiões pelo time principal, na divisão acima, a Segunda B. Já em julho de 2017, teve seu empréstimo renovado por dois anos, e passou a atuar com mais regularidade na principal equipe do clube, onde marcou 11 gols na temporada 2017/2018 e dez na seguinte, ajudando a equipe da cidade de Logroño a chegar aos playoffs.

No "radar" da LaLiga

Maranhão se destacou em ligas inferiores na Espanha
Maranhão se destacou em ligas inferiores na Espanha

Foi quando o brasileiro entrou no radar de outras equipes, principalmente da LaLiga Santander. Dentre elas, o Real Valladolid, presidido por ninguém menos que Ronaldo Nazário, o ‘Fenômeno. E no dia 23 de julho de 2019, Marcos André assinou um contrato de quatro anos com o time pucelanos, sendo designado inicialmente para a equipe B, novamente na terceira divisão. Na sequência, foi emprestado ao CD Mirandés (foto) .

E foi pelos Rojillos, no dia 31 de agosto de 2019, que o hispano-brasileiro fez sua estreia na segunda divisão nacional, a LaLiga SmartBank. Se a primeira impressão não foi das melhores, com a derrota fora de casa, por 2-0, para o CD Numancia, depois ‘Maranhão’ deslanchou. O atacante marcou pela primeira vez no empate em 1-1 com o RC Deportivo La Coruña, e encerrou a temporada com mais 11 bolas na rede.

O que, obviamente, chamou a atenção do Valladolid, que logo contou com seu retorno para a temporada 2020/2021 da LaLiga Santander. Com Marcos estreando diante do ex-clube, o RC Celta de Vigo, no dia 27 de setembro deste ano, em uma nova igualdade por 1-1, no estádio José Zorilla. Estádio que viu, também, seu primeiro gol na elite espanhola: contra o Athletic Club, pouco depois de ter sofrido a penalidade que abriu a contagem na partida válida pela nona rodada da competição - e que marcou a primeira vitória do clube na atual temporada.

Depois de vencer seu primeiro duelo na elite em 2020/2021, o Real Valladolid se prepara para visitar o Granada CF, no estádio Nuevo Los Cármenes. A partida é válida pela décima rodada da LaLiga Santander, e está prevista para o penúltimo domingo (22) do mês de novembro, às 14h30 (de Brasília). Com seis pontos somados até então, o clube pucelano ocupa a 19ª colocação e está a um ponto do RC Celta de Vigo, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.