Cursos

Turmas do Programa Senac de Gratuidade têm início no Maranhão

Previsão é que todas as turmas comecem até o mês de novembro, de acordo com o calendário de cada unidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Alunos da aula de recepcionista
Alunos da aula de recepcionista (aula senac)

São Luís - Desde o dia 20 de outubro, terça-feira, o Senac deu início às aulas das turmas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) de forma gradativa. Ao todo, foram ofertadas 2.278 vagas para a população nos oito municípios com unidades do Senac: Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e Timon. Os cursos gratuitos foram destinados a pessoas com renda per capita que não ultrapassasse dois salários mínimos. A previsão é que todas as turmas comecem até o mês de novembro, de acordo com o calendário de cada unidade.

Professor em sala de aula em São Luís
O processo de seleção foi realizado de forma online a partir do dia 6 de outubro. A classificação se deu por ordem de inscrição dos candidatos que, após serem selecionados, tiveram que fazer a matrícula presencialmente, levando toda a documentação prevista nos editais. Em caso de não apresentação de algum documento obrigatório, o candidato foi imediatamente eliminado.
Para a aluna Gizia Santos, do curso de Recepcionista em São Luís, os primeiros dias de aula têm sido muito agradáveis, pois ela se sente acolhida pela equipe do Senac. Sobre o curso, ela espera “absorver bastante conhecimento e, ao final, conseguir um emprego”, afirmou.

Alunos concentrados na aula
Já o instrutor de Assistente de Pessoal na capital, Jorge Henrique, fala da expectativa dos alunos em relação ao curso. “A cada dia que a gente chega com uma tarefa diferente, para eles é uma novidade. Os alunos demonstram interesse por assuntos antes não tão atraentes, a exemplo da matemática, e sempre se mostram muito gratos à oportunidade dada pelo Senac”, disse.

SAIBA MAIS

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

A programação do PSG integra o Avança Maranhão, contribuição da iniciativa privada que visa a retomada econômica, de forma a minimizar os impactos da pandemia. A carga horária dos cursos de qualificação profissional varia entre 160h e 400h, distribuídos nos três turnos: manhã, tarde e noite. Ao final dos cursos, os aprovados poderão realizar o cadastro no Banco de Oportunidades do Senac, que faz o encaminhamento para vagas no mercado de trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.