Novembro Azul

Feirinha São Luís conscientiza os homens sobre os cuidados com a saúde

De acordo com a Semus, o objetivo desse trabalho é uma forma de ampliar o rastreamento de casos de câncer de próstata e alertar à população masculina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
A Feirinha São Luís retomou suas atividades no último dia 25, na Praça Benedito
A Feirinha São Luís retomou suas atividades no último dia 25, na Praça Benedito (feirinha são luís)

A edição da Feirinha São Luís deste domingo, 8, na Praça Benedito Leite, adotou ações voltadas para a campanha Novembro Azul, que tem como um dos objetivos conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente, em relação ao câncer de próstata.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estavam atendendo as pessoas do sexo masculino, em especial, dos acima de 40 anos, que foram submetidos a um questionário para análise do histórico desse paciente, apontando a necessidade ou não do encaminhamento a uma unidade de saúde para realização de exames.

Para evitar a proliferação da Covid-19, não houve aferição de pressão ou teste de glicemia. Os homens atendidos na feirinha receberam frasco de álcool em gel e ainda tiveram a temperatura corporal aferida por um profissional da área de saúde, além de terem sido orientados a usar a máscara.

De acordo com a Semus, o objetivo desse trabalho é uma forma de ampliar o rastreamento de casos de câncer de próstata e alertar à população masculina a buscar medidas de proteção já que, entre os homens, ainda é considerado como um tabu se prevenir quanto a essa enfermidade.

Retorno

A Feirinha São Luís retomou suas atividades no último dia 25, na Praça Benedito Leite, mas, adotando todas as medidas sanitárias. O uso de máscaras é item de uso obrigatório. Grades, aferição de temperatura e aplicação do álcool para higiene agora fazem parte da rotina da feira. Continua tendo as diversas opções culinárias e o espaço conta com áreas para venda de artesanato e agroecológico. Além disso, há atrações musicais em um palco montado na praça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.