Campanha

Mais de 2,8 milhões de animais serão vacinados contra febre aftosa no MA

Segunda etapa da campanha de imunização que acontece até o fim deste mês é voltada para bovinos e bubalinos com idade até 2 anos; após a imunização dos animais, o produtor deve comprova-la nos escritórios da Aged

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa ocorre até o dia 30 de novembro no Maranhão
Vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa ocorre até o dia 30 de novembro no Maranhão (febre aftosa)

SÃO LUÍS - Em andamento desde o dia 1º deste mês, a II Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão tem como meta imunizar 2.862.153 bovinos e bubalinos com idade até 2 anos, cuja dose será de 2 ml. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) já está realizando ações de fiscalização nas revendas de vacina para assegurar a qualidade da imunização nesta etapa da campanha.

Após a imunização dos animais, o produtor deve comprovar a vacinação nos escritórios da Aged onde a sua propriedade está cadastrada. A comprovação pode ser presencialmente por agendamento ou online, bastando seguir as orientações no site da Agência, acessando www.aged.ma.gov.br . A Aged informa que os criadores que não têm rebanho nesta faixa etária deverão comparecer aos escritórios para atualização.

Como o Maranhão ainda vive no contexto da pandemia de Covid-19, todos os protocolos de saúde expedidos pelas autoridades devem ser observados a fim de evitar aglomerações nos escritórios, preservando assim a saúde dos criadores, servidores e colaboradores. Dentre os protocolos, o distanciamento entre as pessoas, higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel e o uso de máscaras.

Os protocolos sanitários também deverão ser seguidos para o manejo dos animais, com a realização da limpeza antes e depois de superfícies e equipamentos usados na vacinação.

Calendário nacional
A II Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa acontece neste mês de novembro para imunização de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o Calendário Nacional de Vacinação 2020 . Ao todo, espera-se imunizar cerca de 70 milhões de animais, até o fim deste mês.

“Tão importante quanto a vacinação correta é também o preenchimento completo da declaração de vacinação e entrega online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados, para que a declaração possa ser registrada e o produtor possa cumprir com os compromissos sanitários junto ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado”, destaca o chefe da Divisão de Febre Aftosa da Secretaria de Defesa Agropecuária, Diego Viali dos Santos.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.