Cidades | Mesmo liberados

Cinemas e teatros ainda sem previsão de reabertura em SL

Assim que forem reabertos, esses espaços precisarão se adequar às normas de segurança sanitária relacionadas em portaria com protocolo elaborado pelo Governo do Estado
07/11/2020
Cinemas e teatros ainda sem previsão de reabertura em SLSalas do Cinépolis, no São Luís Shopping, estão sendo adequadas ao protocolo para reabertura em breve (De Jesus / O ESTADO)

Apesar da autorização para funcionar, após a divulgação da portaria pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial no mês de outubro, as salas de cinema e os teatros permanecem de portas fechadas em São Luís, devido à pandemia do novo coronavírus. As salas do Cinépolis (São Luís Shopping), UCI Kinoplex (Shopping da Ilha) e Cinesystem (Rio Anil Shopping), por exemplo, ainda estão fechadas.

Segundo a assessoria de imprensa da UCI Cinemas, a empresa estuda a melhor data para a reabertura do complexo UCI Kinoplex Shopping da Ilha. A assessoria informou que, durante esses mais de sete meses, as atividades do cinema estão interrompidas para o público. Porém, internamente, os executivos da rede continuam ativos, trabalhando para oferecer um ambiente saudável em todo o espaço do cinema.

A assessoria informou, ainda, que, atualmente, a rede já reabriu seus cinemas em 10 das 13 cidades onde está presente no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Canoas, Manaus, Salvador, Belém, Campo Grande e Ribeirão Preto. E que segue intensificando medidas de higienização para esta volta.

“O principal foco da UCI é preservar a coletividade da forma mais ampla e, por isso, vem implementando extenso protocolo de higienização em cada praça, de acordo com as recomendações locais e da Organização Mundial de Saúde. A UCI também conta com a aprovação dos médicos infectologistas Francisco Beraldi e Raquel Monteiro, que consideram os cinemas da rede aptos para o retorno e de acordo com as indicações da OMS, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, informou a assessoria, em nota encaminhada a O Estado.

O mais importante teatro do Maranhão, o Arthur Azevedo, também permanece com pautas suspensas. Por enquanto, a casa dá prosseguimento apenas à programação online, com debates sobre diversos temas voltados para a arte. Os sites dos principais cinemas da cidade também ainda não informam previsão de retorno. Em alguns, há apenas chamadas para lançamentos de filmes, mas para salas de outros estados.

Na segunda quinzena do mês passado, o Governo do Estado limitou em 50% a capacidade de funcionamento de cinemas e teatros no Maranhão. A Portaria 77 determina que os espaços devem limitar, em até 150 pessoas por sessão, a lotação do público e a venda de ingressos deve ser limitada em até 50% da capacidade. O uso de máscara passa a ser obrigatório para todos os clientes e funcionários.

Quando as salas forem reabertas, para ter acesso aos locais, os clientes deverão passar por uma triagem prévia, onde deverão responder perguntas sobre a presença de sintomas de infecção respiratória ou se tiveram contato com pacientes que testaram positivo para a Covid-19. Pessoas do grupo de risco ou que apresentarem sintomas gripais não deverão frequentar esses espaços.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de Cidades

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte