Exposição

Mostra de pirogravuras de Binho Dushinka embeleza rua da Praia Grande

Trabalhos ficam expostos até domingo (8) na Rua do Comércio e podem ser vistos das 6h30 às 14h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

São Luís - O artista plástico maranhense Binho Dushinka causou surpresa a quem passa diariamente pela Rua do Comércio, na Praia Grande. É que o artista transformou o lugar em uma galeria a céu aberto e expõe, até este domingo, 20 telas em pirogravuras na mostra "Todas as manhãs". Os trabalhos podem ser vistos até domingo (8), das 6h30 às 14h.

As telas, inéditas, apresentam cenas do cotidiano e foram inspiradas, segundo o artista, na mudança de hábitos causados em decorrência da pandemia do novo coronavírus. "Observei como as pessoas mudaram seus comportamentos, especialmente na forma de se cumprimentarem. Enquanto algumas acharam um modo de continuar se tocando, com o cotovelo ou a mão fechada, outras tornaram-se mais evasivas. A mostra traz um pouco desta minha percepção", conta o artista.

Obra de Binho Dushinka
Obra de Binho Dushinka

Medindo 1,10 X 80 cm, todos os trabalhos estão à venda. Após esta mostra, o artista deseja continuar expondo em lugares abertos. "Sempre quis fazer uma exposição na rua, mas não tinha tido a oportunidade. Veio a pandemia e com ela o fechamento das galerias, então resolvi trazer as telas para o ar livre", observa ele que ressalta ter sido as intempéries naturais como vento e chuva, seus maiores desafios.

Binho Dushinka já realizou 14 exposições individuais e também participou de coletivas. reconhecido pelos seus desenhos primorosos, começou a se interessar por pirogravura há mais de 10 anos. Para inovar a técnica ele usa, para fazer as telas, maçaricos culinários e de ourives e abre mão do tradicional pirógrafo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.