Eleições 2020

Após convocação de Jerry, secretários anunciam ''apoio'' a Rubens Júnior

Reunião acabou sendo contestada pelo deputado estadual Yglesio Moyses, que alegou abuso de poder pela presença de mais de 50% das vagas

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Deputado Márcio Jerry anunciou “reforço” da campanha de Rubens Júnior com secretários estaduais
Deputado Márcio Jerry anunciou “reforço” da campanha de Rubens Júnior com secretários estaduais (rubens e Márcio)

Apesar de constrangidos com a imposição do Palácio dos Leões, secretários do Governo Flávio Dino (PCdoB) atenderam à ‘convocação’ feita ontem pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e já começaram a se movimentar em favor da candidatura de Rubens Júnior (PCdoB) à Prefeitura de São Luís.

A reunião coordenada com Jerry com membros do primeiro e segundo escalões do Governo do Estado foi realizada na última quarta-feira. O deputado federal, que já foi secretário de Estado da Comunicação no primeiro mandato de Dino e que ainda comanda a articulação política do Executivo, anunciou a decisão nas redes sociais.

“Time forte reuniu hoje para reforçar a campanha Rubens 65 prefeito de São Luís. Secretários e dirigentes de órgãos do governo Flávio Dino na campanha rumo ao segundo turno. À vitória”, escreveu Jerry no twitter.

A estratégia de conduzir secretários de Estado para a campanha de Rubens, pode também ser interpretada como uma espécie de intimidação aos servidores, sobretudo os comissionados e contratados do Governo, para aderirem ao “projeto”. O candidato Yglésio Moyses (PROS), classificou o ato de abuso de poder político.

Manifestações

Logo após a imposição de Márcio Jerry com o aval do Palácio dos Leões, secretários de Estado - apesar do constrangimento -, começaram a se movimentar nas redes sociais em favor de Rubens Júnior.

Foi o caso, por exemplo, do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; do secretário de Direitos Humanos; Francisco Gonçalves; do Presidente da Junta Comercial do Maranhão, Sérgio Sombra; do procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia e do secretário de Saúde, Carlos Lula,

“Pela seriedade, pela competência, pela dedicação em todas as funções que já exerceu na carreira pública e na sua conduta privada, eu apoio Rubens Júnior para ser o próximo prefeito da nossa Ilha de São Luís do Maranhão [sic]”, disse em vídeo de 17 segundos, o procurador Rodrigo Maia.

“Time em campo! Pronto para levarmos Rubens Júnior ao segundo turno e vencermos as eleições”, publicou em seu perfil, Sérgio Sombra.

“Rubens Júnior na Prefeitura, o Governo do Estado terá um aliado no combate à criminalidade por uma cidade mais justa para todos nós. Contem com o nosso apoio”, afirmou Jefferson Portela.

O governador Flávio Dino não se pronunciou sobre a convocação de seu secretariado, mas gravou um vídeo defendendo as candidaturas do PCdoB em todo o Brasil.

Yglésio Moyses reage a reunião de secretariado

Yglésio Moyses (Pros) aponta abuso de poder na imposição ao secretariado do Governo

O candidato a prefeito de São Luís pelo PROS, Yglésio Moyses, apontou abuso de poder político na convocação e envolvimento dos secretários de Estado em favor da candidatura do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB).

Em seu perfil em rede social, o candidato classificou a manobra de “velhas práticas.

“Que coisa linda é ver um monte de secretário do Governo Estadual, muito provavelmente no horário de expediente, fazendo campanha pro [sic] Rubinho. Abuso de poder político mandou lembranças. Novas caras, velhas práticas”, escreveu no twitter.

Ele destacou o fato de o próprio Márcio Jerry ter institucionalizado a movimentação política no Executivo, em favor do candidato do PCdoB.

“Como cidadão não há vedação, mas o presidente do PCdoB, Márcio Jerry, declarou que os secretários estavam reunidos para a campanha, e não cidadãos”, completou.

O Ministério Público Eleitoral ainda não se manifestou sobre o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.