Saúde indígena

Indígenas do Maranhão são atendidos em mutirão contra a Covid-19

Até 7 de novembro, cerca de 1,8 mil indígenas das etnias Guajajara e Krikati serão atendidos em missão especial do Ministério da Saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Índios do Maranhão são assistidos pelo Ministério da Saúde
Índios do Maranhão são assistidos pelo Ministério da Saúde (índios recebem assistência médica)

BRASÍLIA - A Equipe de Saúde Volante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, embarca em mais uma missão de reforço aos Distritos sanitários Especiais Indígenas (DSEI) no combate à Covid-19 e outras doenças.

Um mutirão de atendimentos de saúde será levado à região sul do DSEI Maranhão, no período de 4 a 7 de novembro. O objetivo é reforçar o atendimento realizado por 745 profissionais de saúde que atuam na região neste período de pandemia.

A SESAI está enviando mais de 94 mil itens de suprimentos entre medicamentos, teste para Covid-19 e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A expectativa é atender cerca de 1,8 mil indígenas das etnias Guajajara e Krikati.

A Equipe de Saúde Volante da Saúde é composta por três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e quatro médicos, sendo dois clínicos gerais, um pediatra e um ginecologista. O DSEI disponibilizará médicos, dentistas e outros profissionais que compõe as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) que já atuam nos Polos Base. Os atendimentos ocorrerão nos Polos Base de Barra do Corda, Grajaú e Amarante.

"Vamos contribuir com o trabalho das equipes locais, reforçar os atendimentos de saúde aos indígenas e fazer um diagnóstico da Covid-19. A equipe está vindo mais completa com pediatra e ginecologista, cuja necessidade identificamos na missão anterior, em Roraima. Também realizaremos exame preventivo da mulher e testes para outras doenças como sífilis, HIV e hepatite", explica Danielle Gomes, coordenadora da Equipe de Saúde Volante da SESAI.

Atenção básica

O trabalho da SESAI é levar saúde básica às aldeias como diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias, desnutrição, verminoses, doenças dermatológicas, doenças crônicas como diabetes e hipertensão, entre outros. Quando há necessidade, em casos de média e alta complexidade, os pacientes são encaminhados pelo DSEI à rede hospitalar municipal e estadual.

"Todas as nossas equipes estão a postos em área aguardando a Equipe Volante para somar esforços nos atendimentos que serão realizados. Fizemos uma triagem prévia, mas atenderemos também a demanda espontânea. Se houver necessidade de remoção de urgência de pacientes durante a ação, daremos os devidos encaminhamentos para atendimento no município mais próximo", afirma Mirleanes Guimarães, chefe do Divisão e Atenção à Saúde Indígena (DIASI) do DSEI Maranhão.

Esta ação complementa a Missão Interministerial de Combate à Covid-19, realizada pelos Ministérios da Saúde e da Defesa, no DSEI Maranhão, no período de 14 de setembro a 5 de outubro. Na ocasião foram realizados mais de 19 mil atendimentos com o apoio logístico e de 26 profissionais de saúde das Forças Armadas.

As missões no DSEI Maranhão integram a operação conjunta de combate à Covid-19 dos ministérios da Saúde, Defesa e parceiros que estão sendo realizada desde maio. Os DSEIs têm autonomia para compra de insumos, mas a SESAI já enviou mais de 3 milhões de itens de EPIs para complementação do estoque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.