Dicas

Hidratar a pele depois da tatuagem é essencial para mantê-la bonita e saudável

O processo de tatuagem já se tornou uma manifestação artística mundial, mas exige cuidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Hidratar ajuda a manter as cores vivas do desenho
Hidratar ajuda a manter as cores vivas do desenho (tatuagem)

SÃO PAULO- A tatuagem é uma das formas de expressão artística mais famosas e cultuadas no mundo. Com riscos permanentes na pele, os amantes desse processo fazem questão de registrar momentos, histórias, pessoas e sentimentos no próprio corpo. Porém, o que muita gente ainda não sabe é que, por mais que o mercado de tatuagem tenha se aprimorado ao longo dos anos, esse processo artístico não deixa de ser uma ‘agressão‘ à pele, já que é realizado com com tinta e agulha.

O tecido que recobre o nosso corpo é composto por três camadas principais: epiderme (mais externa); derme (intermediária) e hipoderme (mais profunda de todas). Na tatuagem, a agulha com a tinta penetra na epiderme e deposita a tinta na derme, camada que contém vasos sanguíneos e nervos. O desenho feito com agulha é como uma ferida, por isso, o corpo reage e inicia um processo inflamatório cutâneo, com ativação do sistema imunológico e para recuperação da pele. Com isso, depois da reconstrução do tecido, a epiderme se fecha e a tinta fica lá, preservada por muito tempo.

Por outro lado, para restaurar a pele da região que recebeu o desenho, são necessários alguns cuidados para que a tatuagem fique com as cores vivas, evitando a descoloração e deformidades da pintura. "É importante fazer a higienização adequada do local com água e sabonete neutro. Nos dias subsequentes, é necessário manter a limpeza correta e o uso de hidratante", explica a dermatologista Juliana Machado Canosa, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista e Gerente Médica da Bayer.

Bastante recomendado por dermatologistas e pelos próprios tatuadores são os produtos com dexpantenol, um potente emoliente que ajuda na restauração da barreira cutânea e mantém a hidratação da pele. A principal diferença entre as duas variantes, como explica Carolina Vaquero, gerente de marketing da marca Bepantol Derma, a textura de cada uma. "Alguns consumidores ficam em dúvida se as duas oferecem a mesma hidratação, e a resposta é sim: ambas variantes possuem alta concentração de dexpantenol, o ingrediente responsável por proporcionar uma hidratação intensa, indo nas camadas mais profundas da epiderme". O dexpantenol auxilia no processo de restauração natural e hidrata a pele de dentro para fora, evitando a perda de água e mantendo sua suavidade natural. "Quanto mais hidratada a pele, mais bonita e viva fica a tatuagem", adiciona a dermatologista.

Para desmistificar e esclarecer algumas questões sobre o processo de tatuagem, batemos um papo com a médica dermatologista e gerente médica da Bayer Juliana Machado Canosa, que nos explicou outros detalhes. Confira abaixo.

Posso fazer tatuagem em qualquer lugar do corpo?

A pele é o maior órgão do corpo humano e, a princípio, não há restrições de local para fazer tatuagem. É necessário cuidado com áreas mais delicadas, como a região próxima dos olhos. A realização de desenhos na pele só não é recomendada para pessoas que possuem problemas de cicatrização, como queloide, ou outras doenças crônicas de pele, pois pode haver complicações. Pacientes com doenças sistêmicas em atividade como o câncer, por exemplo, também não devem ser submetidos à realização de tatuagem.

Há diferença entre tatuar peles claras ou negras?

Não há nenhuma diferença. O tom de pele não influencia o modo que a tatuagem será aplicada. Inclusive, os cuidados para o processo de restauração da pele devem ser os mesmos, independente do tom de pele de quem vai receber a tatuagem.

A utilização de cremes hidratantes pode desbotar a tatuagem?

Como a tinta da tatuagem é depositada na derme, o uso cremes hidratantes não oferece nenhum impacto na coloração ou desbotamento da tatuagem, já que qualquer creme hidratante aplicado na superfície da pele alcança, no máximo, a epiderme.

Pessoas que já tiveram câncer podem fazer tatuagem?

No caso de pessoas que já tiveram câncer de pele, principalmente o melanoma, o recomendado é não fazer a tatuagem em cima da cicatriz cirúrgica, porque aquela marca pode se modificar e o paciente não perceber, já que possui uma tatuagem em cima. Em relação aos outros tipos de câncer, a tatuagem só não é recomendada durante o tratamento, quando o paciente faz sessões de quimio ou radioterapia. Para os pacientes que já finalizaram o tratamento não há restrição, porém, é sempre recomendado consultarem seu médico.

A tinta da tatuagem causa ressecamento da pele com o tempo?

A tinta da tatuagem em si não resseca a pele, mas, por ser um processo que agride o tecido do corpo, é essencial reforçar a hidratação da região que será riscada antes mesmo de fazer a pintura, pois isso ajuda no processo de cicatrização.

Posso hidratar o local antes de fazer a tatuagem? Essa hidratação pode modificar o desenho?

Sim, a pele deve estar sempre bem hidratada antes de fazer a tatuagem.

É necessário usar o plástico logo após fazer a tatuagem? Posso hidratar o local logo após o procedimento?

O plástico pode ajudar nos primeiros dias caso a tatuagem seja feita em algum lugar que possa ter atrito com a roupa. O atrito pode prejudicar o processo de cicatrização, causando defeitos no desenho, então o ideal é proteger a pele logo após e nos primeiros dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.