Itaú Cultural

Palco Virtual traz apresentações para crianças

As apresentações, sempre aos sábados e domingos, serão ao vivo de Santa Catarina e São Paulo e contação de história gravada no sertão nordestino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

São Paulo - O Palco Virtual que o Itaú Cultural realiza para o seu público mirim em novembro abre o espaço online para receber, ao vivo ou gravado, produções realizadas em diferentes partes do país. Todos os sábados e domingos do mês, sempre às 15h, a atividade apresenta nos dois primeiros finais de semana a atriz pernambucana Odília Nunes com quatro cenas inéditas do projeto No Meu Terreiro Tem Arte, o qual vem realizando em casa, ao lado das filhas. Nos sábados e domingos seguintes, outros grupos teatrais mostram aos pequenos a adaptação para o ambiente da internet de espetáculos que antes realizavam nos palcos físicos: a Cia Mútua, de Santa Catarina, apresenta El Gran Circo – Teatro de Luvas e a atriz Lucélia Sergio, da companhia Os Crespos, de São Paulo, conduz o monólogo A Arara de Muitas Cores. Como sempre, a programação é gratuita e acontece online pelo Zoom. Os ingressos devem ser reservados pela Sympla (confira o serviço abaixo).

O quintal da casa de Odília Nunes é o cenário para os miniespectáculos Ester, Cordelina, Bandeira e Nós Sem Nossa Mãe, que ela apresenta nos dias 7, 8, 14 e 15 de novembro. Eles integram No Meu Terreiro Tem Arte, projeto que a artista compartilha há cinco anos com comunidades rurais no sertão do Pajeú, em Pernambuco.

Brincante sertaneja, atriz, palhaça, cordelista e mãe, Odília desenvolveu e registrou estas quatro histórias no quintal de casa ao lado das filhas, que já começam a seguir o caminho artístico da família. Juntas, elas reúnem em cena teatro, poesia, circo e tradição popular, forma como Odília achou para brincar do que ela define como “teatro de memória”, uma mistura de arte e cotidiano.

Tempo real

Os espetáculos ao vivo, por sua vez, dominam as apresentações dos dois últimos finais de semana de novembro no Palco Virtual para as crianças. Também realizadas de diferentes partes do Brasil, as produções são versões feitas especialmente para o formato virtual, para que públicos de qualquer localidade possam conferir espetáculos antes assistidos apenas de forma presencial.

El Gran Circo – Teatro de Luvas é o nome da apresentação que os catarinenses da Cia Mútua fazem nos dias 21 e 22. Estreado há cinco anos, o número foi concebido a partir de textos do autor argentino Guaira Castilla, para contextualizar um tradicional circo-teatro a partir da linguagem do teatro de bonecos de luva – técnica na qual o ator/bonequeiro coloca a mão dentro do boneco, como uma luva, para dar vida ao personagem.

Após pesquisas iniciadas entre 2011 e 2012, e de uma temporada de estreia em 2015, esta é a primeira versão online do número, que conta com a apresentação de três cenas do espetáculo original: O Sono, O Soluço e História Dom Flores. Em tempo real, a criançada vai poder conferir a técnica de teatro de luvas, que garante aos bonecos movimentos semelhantes ao do corpo humano, numa apresentação sempre muito bem-humorada.

O último espetáculo da temporada, apresentado nos dias 28 e 29, é A Arara de Muitas Cores, peça para crianças de Os Crespos – coletivo teatral paulista composto por atores negros, que em 2020 completa 15 anos de atuação. Texto de Cidinha da Silva com direção e atuação da atriz Lucélia Sergio, esse monólogo virtual foi criado a partir de Os Coloridos.

Situado em meio à pandemia do coronavírus, o espetáculo conta a história da Arara Vermelha, que pousa no Brasil neste cenário atual e, solitária, relembra as histórias que conheceu em diferentes países. Narrando mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas, incluindo a história da arara de muitas cores, a proposta é fazer com que o público descubra a beleza de ser diferente e colorido.

Programação

Dias 7, 8, 14 e 15 de novembro (sábados e domingos), 15h

Ester, Cordelina, Bandeira e Nós sem nossa mãe

Do projeto No meu Terreiro tem Arte

Classificação Indicativa: Livre – melhor aproveitado a partir dos 4 anos

Local: plataforma Zoom – reserva de ingressos via Sympla

Capacidade: 270 lugares

Dias 21 e 22 de novembro (sábado e domingo), 15h

El Gran Circo – Teatro de Luvas

Da Cia Mútua

Classificação Indicativa: Livre – melhor aproveitado a partir dos 4 anos

Local: plataforma Zoom – reserva de ingressos via Sympla

Capacidade: 270 lugares

Dias 28 e 29 de novembro (sábado e domingo), 15h

A Arara de Muitas Cores

Com Lucélia Sergio, da Cia Os Crespos

Classificação Indicativa: Livre

Local: plataforma Zoom – reserva de ingressos via Sympla

Capacidade: 270 lugares

Serviço

Palco Virtual – Crianças

Sábados e domingos, às 15h

Local: plataforma Zoom – reserva de ingressos via Sympla

Gratuito

Ingressos: O início das reservas de ingressos online acontece sempre às quartas-feiras, a partir das 12h. No site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) encontra-se o passo a passo para reservar o ingresso e acessar ao espetáculo. A partir de 21 de outubro (quarta-feira), às 12h, para o espetáculo: No Meu Terreiro Tem Arte (7 e 8 de novembro). A partir de 28 de outubro (quarta-feira), às 12h, para o espetáculo: No Meu Terreiro Tem Arte (14 e 15 de novembro). A partir de 4 de novembro (quarta-feira), às 12h, para o espetáculo: El Gran Circo – Teatro de Luvas (21 e 22 de novembro). A partir de 11 de novembro (quarta-feira), às 12h, para o espetáculo: A Arara de Muitas Cores (28 e 29 de novembro)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.