Fiscalização

Operação Lei Seca: 1.165 abordagens em um mês em SL

Blitze flagraram 31 condutores dirigindo sob o efeito de álcool; outros 120 se negaram a fazer o teste do etilômetro e também foram autuados

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Blitz da Lei Seca montada em Avenida de São Luís
Blitz da Lei Seca montada em Avenida de São Luís (lei seca)

Um total de 1.165 veículos abordados, 1.045 testes com o etilômetro realizados, 120 recusas ao teste e 31 condutores autuados por dirigir após ingestão de bebida alcoólica. Este é o saldo das ações da Operação Lei Seca, que foram realizadas durante os finais de semana do mês passado e o começo deste mês na Grande Ilha. Esse trabalho é realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV), que tem como um dos objetivos evitar casos de acidente de trânsito, inclusive, com mortes.

Uma das últimas ações ocorreram na última sexta-feira, 30; domingo, 1º; e segunda-feira, 2. As blitze tiveram como pontos alvos as Avenidas dos Holandeses e São Luís Rei de França. De acordo com o Detran-MA, durante esse trabalho foram abordados 432 veículos, realizados 401 testes com o etilômetro, houve 31 recusas ao teste e 12 motoristas autuados por conduzirem sob efeito de álcool.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, ressaltou que as ações aos fins de semana prolongados são uma ferramenta importante para tornar o trânsito mais seguro. “As ações da Operação Lei Seca são intensificadas para oferecer mais segurança e evitar acidentes”, frisou.
Ela acrescentou que as ações da operação são seguidas todas as orientações de segurança sanitária determinadas pelas autoridades de saúde, com o uso de máscaras de proteção, acesso a álcool gel, e respeito ao distanciamento social.

Outras ações

As ações da Lei Seca também foram realizadas em sistema de corujão, iniciando-se na noite do dia 24 de outubro e terminando na manhã do dia seguinte. As blitzes aconteceram nas avenidas Colares Moreira e São Luís Rei de França.
De acordo com dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, no total foram abordados 208 veículos, e realizados 173 testes do etilômetro. Também foram lavrados 35 autos de infração por recusa ao teste e 6 condutores foram autuados por dirigir após ingestão de bebida alcoólica. A ação começou no sábado, 24, na Avenida Colares Moreira, com 129 abordagens a veículos, e 111 testes com o etilômetro. Houve 18 autuações por recusa ao teste e dois condutores foram autuados por dirigir alcoolizados.
No domingo, 25, a partir da 1h da manhã, as equipes do Detran-MA e da BPRV montaram blitz na Avenida São Luís Rei de França, onde abordaram 79 veículos e realizaram 62 testes do etilômetro. Foram registradas 17 recusas em realizar o teste e 4 condutores foram autuados por dirigir após ingestão de bebida alcoólica.
Também ocorreram ações da Lei Seca nos dias 16 e 18 do mês passado nas avenidas Holandeses e Daniel de La Touche. De acordo com dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, nas duas ações, foram realizadas 386 abordagens, 352 testes do etilômetro, 34 infrações por recusa ao teste e seis condutores alcoolizados foram autuados.

Já, as ações da Lei Seca realizadas nos dias 2 e 4 do mês passado, na Avenida dos Holandeses e no Olho d’Água, resultaram em 321 abordagens a veículos e 286 testes do etilômetro. Foram registradas, ainda, 35 infrações por recusa ao teste e 15 condutores foram autuados por dirigir após ingestão de bebida alcoólica.

Feriado prolongado

Na mais recente edição da Operação Lei Seca, realizada entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, foram abordados 432 veículos, realizados 401 testes com o etilômetro, registradas 31 recusas ao teste, e autuados 12 condutores por dirigir após ingestão de bebida alcoólica.

No primeiro dia, a ação ocorreu na Avenida dos Holandeses. Foram abordados 198 veículos e realizados 176 testes com o etilômetro. Houve 22 recusas de realizar o teste, e seis condutores foram autuados por estar dirigindo sob efeito de álcool.

Domingo, a blitz aconteceu na Avenida São Luis Rei de França, com 83 abordagens e 76 testes com o etilômetro. Foram registradas sete infrações por recusa ao teste, e duas autuações a condutores que estavam dirigindo após ingestão de bebida alcoólica.

Dia 2, a ação foi realizada na Avenida dos Holandeses, e abordou 151 veículos. Foram realizados 149 testes com o etilômetro, e houve duas recusas de realizar o teste. Ação atuou 4 condutores por dirigir sob o efeito de álcool.

Saiba mais

Penalidade

Caso o condutor se negue a realizar o teste do bafômetro, poderá ser penalizado com multa gravíssima e suspensão da CNH. Porém, se o motorista se submeter ao bafômetro e for constatada quantidade igual ou superior ao disposto no artigo 306, poderá ser preso. Pelo risco que envolve, o valor da multa imposta ao condutor flagrando dirigindo sob o efeito de álcool é 10 vezes o valor da infração gravíssima, de R$ 293,47, ou seja, R$ 2.934,70.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.