Protocolo

População relaxa normas sanitárias de proteção à Covid-19

Acessório adotado como prevenção à Covid-19 é dispensado por muitas pessoas na Rua Grande, situação grave para o comércio no final do ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Consumidores sem máscara em meio à aglomeração na Rua Grande
Consumidores sem máscara em meio à aglomeração na Rua Grande (sem máscaras)

São Luís - O relaxamento das normas sanitárias contra a Covid-19 por parte da população é visível em São Luís. A tendência é piorar, com a proximidade do fim do ano, devido às compras de Natal e Réveillon, quando um maior número de consumidores se dirige às lojas da Rua Grande, maior centro de comércio popular da capital, e também aos shoppings. O vaivém de pessoas deverá ser intensificado nesta primeira quinzena de novembro.

Além da aglomeração de pessoas, muita gente tem se descuidado do uso de máscaras e do distanciamento social. Dentro das lojas, a disponibilidade de álcool em gel já é praticamente inexistente, bem como a medição de temperatura. Até poucas semanas, grande parte das lojas contratava um profissional para medir a temperatura dos consumidores antes deles adentrarem o estabelecimento.

“Essa história de distanciamento social há tempos que não existe mais. Máscaras até se usa ainda. O problema é que muita gente se descuida e vem para a Rua Grande como se nada estivesse acontecendo. Eu observei que a maioria das lojas não está mais oferecendo álcool em gel, até porque não existe fiscalização. Eu venho com a minha, agora acho uma falta de educação você não usar, porque coloca a vida de outras pessoas em risco”, disse a professora Rejane Pereira.

O problema é maior na Rua Grande, por onde passam milhares de pessoas diariamente. Enquanto isso, o Maranhão alcança a marca de 4070 mortes por coronavírus e a população não está livre de uma segunda onda, como está acontecendo em países da Europa.

Suporte - No mês de junho, com a retomada das atividades do comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) chegou a divulgar ações de suporte às empresas associadas, todas elas reforçadas em julho, com visitas aos centros comerciais da capital maranhense para enfatizar as orientações aos lojistas sobre a importância do cumprimento dos protocolos sanitários. A iniciativa integrou a campanha “Conte com a CDL”.

Ontem, a CDL informou que, desde a retomada das atividades do comércio, vem prestando total suporte às empresas associadas, no sentido orientar quanto aos protocolos sanitários a serem seguidos pelo comércio no atendimento aos clientes. A entidade, que participou de todo o processo de elaboração dos protocolos junto ao governo estadual, encaminhou as medidas a seus associados, disponibilizou protocolos em suas mídias e, por meio de seu Departamento Comercial, visitou empresas distribuindo kits com máscaras e cartazes informativos padronizados com sua logomarca.

Nessas visitas, de acordo com nota encaminhada pela CDL a O Estado, foi feito um trabalho de conscientização sobre as medidas essenciais que devem ser adotadas pelos estabelecimentos para conter a disseminação do novo coronavírus. Com a chegada do fim de ano e o consequente aumento da movimentação de pessoas nos centros comerciais, a CDL reforçou as orientações aos lojistas, lembrando que é fundamental também o cumprimento da etiqueta respiratória, por parte dos consumidores. Os protocolos sanitários por segmento comercial estão disponibilizados para download no site da CDL; www.cdlsaoluis.org.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.