Feriado

Praias lotadas marcam o feriado prolongado em São Luís

Havia pessoas fazendo atividades físicas, jogando bola e tomando banho de mar, mas, a maioria não estava usando máscara para evitar o novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

SÃO LUÍS- Muita gente aproveitou o feriado do Dia de Finados, 2 de novembro, para curtirem as praias da Grande Ilha e a maioria não estava utilizando a máscara como um dos meios de evitar a contaminação pela Covid-19. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam que até o último domingo, 1º, havia 185.917 casos confirmados da doença e um total de 4.061 óbitos em todo o Maranhão.

A Avenida Litorânea foi um dos pontos de concentração de pessoas. Ainda durante o período da manhã era possível observar populares praticando atividades físicas, principalmente, caminhada no calçadão sem usarem máscara. A maioria sendo idosos e adultos.

Também havia grupo de pessoas que se instalou na areia. Muitos deles chegaram a levar cadeira e mesa. A técnica em contabilidade, Ana Maria Diniz, de 38 anos, disse que trouxe a família para aproveitar o feriado na praia. “Este é um local público e proporcionar um lazer bom e barato”, declarou.

Antônio Silva, de 45 anos, contou que ficou sabendo por meio do rádio que havia pontos da Litorânea que estavam próprio para o banho. “Como há pontos que estão próprios para o banho, então, aproveitei o feriado e trouxe a minha família para curtir o mar”, disse.

Na Litorânea ainda havia vários jovens jogando futebol na areia. Um deles era o administrador Sílvio Antônio, de 39 anos. Ele declarou que os amigos de serviço marcaram de jogar no feriado na praia. “Essa pelada é apenas para distrair um pouco para enfrentar o trabalho durante a semana”, frisou.

A vendedora Sílvia Gardênia, de 42 anos, disse que apesar da praia está lotada, mas, a venda estava fraca. “No domingo, as vendas estavam melhores do que neste feriado de Finados. Até o momento, não vendi quase nada. A água, refrigerante e a cerveja que trouxe ainda estavam na caixa”, explicou.

Marcos Melo, de 23 anos, que trabalha como garçom, contou que ainda esperava obter um bom lucro e, na maioria das vezes, os dias de feriados sempre a movimentação na praia era intensa. “Os clientes ainda estão chegando e, geralmente, no período da tarde, o fluxo de pessoas é maior nos bares”, frisou.

Apesar da permissão para funcionar no feriado, muitas lojas permaneceram fechadas (Foto: De Jesus)
Apesar da permissão para funcionar no feriado, muitas lojas permaneceram fechadas (Foto: De Jesus)

Comércio

O feriado de Finados acabou modificando o movimento do comércio da Grande Ilha. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que o comércio lojista de São Luís tinha a autorização para funcionar nesse dia, mas, as lojas, localizadas na Rua Grande, área central da cidade, estavam de portas fechadas.

Já, o São Luís Shopping, Shopping da Ilha e Pátio Norte Shopping funcionaram normalmente das 10h às 22h; No Rio Anil Shopping o funcionamento também foi normal, apenas banco, cartório, laboratório e lotérica ficaram fechados. No Tropical Shopping, as lojas estavam fechadas e a praça de alimentação funcionou apenas da 11h às 15h.

As agências ficaram fechadas ontem. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições financeiras não funcionariam e as contas com vencimento marcado para segunda-feira, 2, podem ser pagas através dos canais eletrônicos, caixas eletrônicos, ou no dia útil seguinte, terça-feira, 3, sem incidência de multa. Alguns supermercados também ficaram com as portas fechadas, mas, o Grupo Mateus funcionou normalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.