Aclamação

Corregedor Paulo Velten é eleito novo presidente do Fórum Fundiário MATOPIBA

Chefe da CGJ/MA, desembargador Paulo Vélten, foi eleito presidente do Fórum Fundiário dos Corregedores Gerais de Justiça do MATOPIBA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Desembargador Paulo Velten foi eleito presidente por aclamação
Desembargador Paulo Velten foi eleito presidente por aclamação (chefe da cgj)

O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, foi eleito o novo presidente do Fórum Fundiário dos Corregedores Gerais da Região MATOPIBA. A eleição ocorreu durante a 5ª reunião, por videoconferência, com representantes das Corregedorias da Justiça do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Minas Gerais, além de autoridades de diversos estados do país, para discussão dos desafios e avanços relacionados à governança responsável na Terra e regularização fundiária. A posse ocorrerá no próximo dia 6 de dezembro.

O evento foi organizado pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí – CGJ/PI, com solenidade aberta pelo presidente do Fórum Fundiário e corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Souza, e pelo presidente do TJPI, desembargador Sebastião Martins.

Durante o encontro, os desembargadores membros do MATOPIBA aprovaram, por unanimidade, a adesão da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Minas Gerais ao Fórum Fundiário, e ampliaram o mandato da Presidência de um para dois anos (Biênio 2020-2022).

Com o fim do mandato do atual presidente Hilo Souza, os corregedores, por aclamação, elegeram o desembargador Paulo Velten, da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, como o novo presidente do MATOPIBA. Além do desembargador Hilo Souza (Piauí), autor da indicação, votaram a favor os desembargadores João Rigo Guimarães (Tocantins), e Osvaldo de Almeida Bonfim (Bahia).

O corregedor Paulo Velten agradeceu a deferência dos colegas, e se comprometeu em dar seguimento ao excelente trabalho já realizado pelo Fórum. “Para estar à altura dessa aclamação, farei todo o esforço necessário para honrar essa indicação com o compromisso de fazer avançar essa pauta importantíssima para toda a região do MATOPIBA”, ressaltou o corregedor.

O fórum

O Fórum Fundiário dos Corregedores Gerais da Justiça da Região do MATOPIBA, foi fundado em 06 de dezembro de 2018, em Teresina, Piauí, sempre contando com a participação e presença de representantes de instituições ligadas à temática agraria dos quatro Estados, buscando a interação entre a sociedade civil organizada e as instituições estaduais que lidam com o assunto. O MATOPIBA visa à formulação de propostas para a melhoria da gestão fundiária e soluções dos conflitos pelo uso da terra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.