Lava Jato

Agora investigado, Maia diz defender autonomia da PGR

Presidente da Câmara defende Augusto Aras e pede que apuração ocorra sem interferências

Agência Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(rodrigo Maia)

BRASÍLIA - Dois dias após a revelação de que a Procuradoria-Geral da República (PGR) efetivamente reabriu uma investigação sobre supostos pagamentos de propina pela empreiteira OAS ao presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) - no âmbito da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro -, o parlamentar afirmou que é importante a autonomia da instituição e que o procurador-geral, Augusto Aras, tem sido "uma pessoa correta" na condução do órgão e das investigações em curso.

"Me perguntaram se tinha algo de estranho na reabertura do inquérito, tenho convicção que não", disse Maia em live organizada pelo jornal Valor Econômico, na segunda-feira, 2.

O deputado disse que espera do procurador-geral, nesse caso, a mesma correção demonstrada em outros e uma atuação sem interferências.

"O procurador tem sido uma pessoa correta e eu espero que assim ele mantenha o trabalho dele que não pareça que nesse caso e qualquer outro caso possa ter uma interferência de qualquer outro poder em relação a qualquer assunto que seja", disse. A reabertura do inquérito foi revelada em reportagem exclusiva pelo jornal O Globo e confirmada pelo Broadcast/Estadão na sequência.

O inquérito corre em sigilo e investiga supostos repasses de caixa dois da OAS a Maia, com base na delação premiada de funcionários do setor de contabilidade paralela da empreiteira.

"Tenho certeza que esse inquérito aberto quase um ano e meio depois voltará a ser arquivado no prazo mínimo necessário para sua reavaliação", disse Maia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.